Buscar

AVALIAÇÃO I E II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MERCADO DE CAPITAIS AVALIAÇÃO I
	Prova Objetiva:
	7255423
	Nota da Prova:
	9
	1.
	As políticas governamentais são um conjunto de ações adotadas pelo governo e a administração das políticas brasileiras são controladas pela União Federal, com o objetivo de manter a economia estabilizada, monitorando os aspectos básicos das políticas econômicas do país, com o controle da inflação, crescimento sustentável, distribuição de rendas, igualdade social, estabilidade de preços e de empregos. Cada política adotada pelo governo tem suas finalidades. Com relação à política monetária, analise as sentenças a seguir:
I- O governo objetiva controlar o volume de dinheiro em movimentação, estimulando a produção e o montante de inflação na economia.
II- O controle dos meios de pagamento, através do controle da inflação, visa a estagnar o nível de preços na economia.
III- A taxa básica de juros que controla a economia é fixada pelo Banco Central do Brasil. Com isso, o BACEN aumenta a taxa de juros e diminui a oferta de dinheiro e, quando age de forma inversa, reduz a taxa de juros. 
IV-  As receitas e as despesas governamentais resultam das elaborações orçamentárias e das fontes arrecadadoras em determinados exercícios.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	bola_verde.gif a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	bola_branca.gif b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	bola_branca.gif c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	bola_branca.gif d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Com formas diferenciadas, o Banco Central (BACEN) tem o controle da oferta de moeda (dinheiro em circulação). Quando ele reduz a taxa de juros, aumenta a oferta de moeda, e quando há um aumento na taxa de juros, acontece o inverso: é reduzida a oferta de moeda, prática denominada pela política monetária, que controla a oferta do dinheiro na economia. Na tentativa de estabilizar a moeda e a taxa de juros, o governo utiliza alguns instrumentos, como o redesconto bancário, depósitos compulsórios, operações de mercado aberto (operações com títulos públicos). Com estas práticas, sobre os reflexos da política monetária nas finanças empresariais e pessoais, analise as afirmativas a seguir:
I- As ações tomadas pelo governo no controle de taxas implicam diretamente o ingresso de novos investidores no mercado, dificultando o crescimento da economia e a circulação da moeda. Para haver um equilíbrio monetário, o governo investe na comercialização do mercado financeiro internacional.
II- Com o aumento na taxa de juros, automaticamente os investidores são motivados a aplicar no mercado financeiro seus recursos, tornando o custo dos empréstimos mais caros.
III- Torna-se difícil e mais caro tomar empréstimos quando a liquidez do sistema for menor.
IV- O maior tomador de dinheiro no mercado financeiro é o governo. Quando ele tem dificuldades em obter esses recursos, são exigidos pelos investidores taxas maiores para empréstimos de recursos; automaticamente, o governo, para financiar sua dívida, acaba pagando taxas mais caras. Com isso, os agentes econômicos têm o custo do dinheiro mais elevado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	bola_verde.gif a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	bola_branca.gif b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	bola_branca.gif c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	bola_branca.gif d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	3.
	Para a movimentação da economia, o dinheiro/capital é imprescindível para que haja execução das atividades diárias de uma empresa, como a aquisição de matéria-prima, investimento empresarial para seu crescimento, desenvolvimento de novos produtos, pagamentos de tributos, mão de obra e os proventos destinados aos funcionários. Para isto, deve haver disponibilidade financeira. Quando houver a falta de recursos, estes são captados em instituições bancárias. Sobre os elementos representados por estes agentes econômicos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Superavitários.
(    ) Deficitários.
(    ) Acionário.
(    ) Intermediário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	bola_branca.gif a)
	F - F - V - V.
	bola_branca.gif b)
	V - F - F - F.
	bola_branca.gif c)
	F - V - V - V.
	bola_verde.gif d)
	V - V - F - V.
	4.
	No âmbito do mercado financeiro há transferência de recursos dos agentes superavitários para os agentes deficitários. De forma geral, esta transferência de fundos ocorre por meio de investimentos diretos e indiretos. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Um investimento direto ocorre quando a titularidade de uma ação é transferida por uma de uma corretora ou empresa financeira.
II- Caso uma empresa resolva "abrir" seu capital e realizar a venda de títulos no mercado de ações, ela estará realizando um investimento direto.
III- O mercado secundário envolve o conjunto de transações realizadas para a compra e a venda de títulos já emitidos pelas empresas.
IV- Após uma empresa realizar o lançamento de um título realizando um investimento direto, este mesmo título não pode ser revendido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	bola_branca.gif a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	bola_verde.gif b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	bola_branca.gif c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	bola_branca.gif d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	5.
	A política fiscal consiste em coordenar a receita e a despesa do governo. O orçamento público compreende tanto a arrecadação quanto o governo em um determinado período. Diferentemente das empresas, o governo não produz mercadorias nem presta serviços com um retorno baseado em lucro, sua arrecadação financeira ocorre por meio dos impostos, os quais serão investidos, por exemplo, na construção de estradas, manutenção de portos, aeroportos e pagamentos de salários. Com base no contexto da política fiscal, assinale a alternativa CORRETA:
	bola_branca.gif a)
	Os gastos e as receitas do governo - o orçamento público - podem apresentar tanto um superávit quanto déficit para o mesmo período de tempo.
	bola_branca.gif b)
	O que acompanhamos, normalmente, é que no Brasil, normalmente, há um superávit fiscal.
	bola_branca.gif c)
	Superávit é quando o governo arrecada menos do que gasta, e o déficit é quando o governo arrecada mais do que gasta.
	bola_verde.gif d)
	Superávit é quando o governo arrecada mais do que gasta, e o déficit é quando o governo arrecada menos do que gasta.
	6.
	A partir da Política Monetária, o Banco Central controla a dinâmica da circulação de moeda na economia. Entre os instrumentos utilizados pela Política Monetária estão os Depósitos Compulsórios, as Operações no Mercado Aberto, a Taxa de Redesconto e o Controle de Crédito.
Sobre os depósitos compulsórios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A taxa dos depósitos compulsórios é definida pelo Banco Central do Brasil e imposta ao conjunto dos bancos comerciais brasileiros.
(    ) Quando o Banco Central retém parte dos depósitos à vista, os bancos comerciais ainda podem continuar utilizando estes recursos.
(    ) Para reduzir o volume de moeda em circulação, o Banco Central aumenta a taxa dos depósitos compulsórios.
(    ) Os bancos comerciais podem optar por enviar ou reter o depósito compulsório ao Banco Central.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	bola_branca.gif a)
	F - V - F - V.
	bola_branca.gif b)
	F - F - V - V.
	bola_verde.gif c)
	V - F - V - F.
	bola_branca.gif d)
	V - V - F - F.
	7.
	A transferência de recursos dos agentes superavitários para os agentes deficitários ocorre por meio do mercado financeiro. Esta transferência de fundos acontece tanto a partir de investimentos diretos quanto indiretos. Com base neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um investimento indireto ocorre quando a titularidade de uma ação é transferida por uma corretora ou empresa financeira.
(    ) Quando uma empresa toma a decisão de "abrir" seu capital para o mercado financeiro e realizar a venda de títulos no mercado de ações, ela estará realizando um investimento indireto.
(    ) Após uma empresa emitir títulos, estes documentos são transacionados no mercado secundário entre pessoas físicas e jurídicas.
(    ) Se uma empresa realiza o lançamento de um título realizando um investimento direto, este mesmo título pode ser revendido infinitas vezes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	bola_branca.gif a)
	V - F - V - F.
	bola_branca.gif b)
	F - V - F - V.
	bola_verde.gif c)
	F - F - V - V.
	bola_vermelha.gif d)
	V - V - F - F.
	8.
	Assim como nós fazemos economia doméstica, gastar menos do que arrecadamos, o governo precisa agir da mesma maneira para ter um equilíbrio na economia. O governo tem a obrigação de manter a economia ajustada, evitando, assim, uma crise. A Política Fiscal envolve todos os gastos e arrecadações de tributos do governo, com a função de regular e controlar a estabilidade econômica do país. Esta política visa a alcançar objetivos. Sobre esses objetivos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Promover o pleno emprego e combater o desemprego.
(    ) Estabilizar a inflação controlando a taxa de juros, preços e investimentos
(    ) Controlar a quantidade de dinheiro em circulação, disponibilizando recursos.
(    ) Manter o crescimento econômico, estimulando a produção. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	bola_branca.gif a)
	V - F - V - F.
	bola_verde.gif b)
	V - F - F - V.
	bola_branca.gif c)
	F - V - V - F.
	bola_branca.gif d)
	F - F - V - V.
	9.
	Vários são os fatores que exercem importância no crescimento econômico do país. Com as mudanças ocorridas após o Plano Real, houve uma estabilização na nossa economia, beneficiando o mercado de capitais devido à procura de investidores estrangeiros e empresas com ações comercializadas na Bolsa de Valores. O crescimento do mercado de capitais no Brasil tem influência sobre o desempenho da economia. Diversos são os elementos que influenciam no crescimento de um país. Sobre um fator que tem grande contribuição para o crescimento econômico do país, assinale a alternativa CORRETA:
	bola_branca.gif a)
	Crescimento do mercado interno com as importações em escala.
	bola_branca.gif b)
	Cobrança tributária dos investidores com relação ao capital estrangeiro aplicado em nossas indústrias.
	bola_branca.gif c)
	Controle nos gatos públicos.
	bola_verde.gif d)
	O aumento da capacidade produtiva.
	10.
	Na política monetária, as autoridades governamentais controlam a quantidade de dinheiro em circulação, a taxa de juros, disponibilidade de crédito na economia, controle da liquidez do sistema econômico (meios de pagamento), estabilizando os preços para o controle da inflação. Já o Banco Central (BACEN) tem a função de garantir a estabilidade econômica, formação da taxa básica de juros, regular as taxas de juros e avaliar os riscos econômicos, ou seja, define a política monetária do país. O BACEN possui elementos que desempenham um papel na política monetária. Sobre estes elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a função de manter o controle inflacionário e a estabilidade de preços, o Banco Central deve manter o equilíbrio orçamentário controlando os gastos do governo.
(    ) Recolhimentos compulsórios: os bancos comerciais têm como obrigação efetuar depósitos junto ao Banco Central, provenientes dos depósitos à vista e a prazo.
(    ) A compra e a venda de títulos públicos são operações de mercado aberto efetuados pelo Banco Central com a função de controlar a oferta da moeda diariamente.
(    ) A taxa de redesconto efetuada pelo Banco Central tem o objetivo de socorrer as instituições financeiras, quando há necessidade para cobrir o caixa no final do dia. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	bola_branca.gif a)
	V - F - F - V.
	bola_branca.gif b)
	V - V - V - F.
	bola_verde.gif c)
	F - V - V - V.
	bola_branca.gif d)
	V - F - V - F.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais