Buscar

Prova Discursiva de Sociologia Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Discursiva de Sociologia Organizacional
Questão 1/3 Sociologia Organizacional
Milhões de pessoas ao redor do mundo compartilham suas fotos e vídeos no Instagram. Com esta rede, entramos na intimidade de celebridades do mundo do cinema, da música e do esporte, e, com ela, também surgiu uma nova profissão: os influenciadores, pessoas que postam fotos e dicas sobre os mais variados assuntos: moda, viagem, estilo de vida fitness ou bodypositive.
Tendo como referência o texto acima, descreva como as redes sociais podem favorecer e destaque seus pontos positivos e negativos.
Respostas: 
Os efeitos das novas tecnologias nas relações entre o local e o global são controversos no que diz respeito á cultura, e entender as relações entre culturas no contexto da globalização é importante para o gestor. Vimos como as trocas comerciais se intensificaram com a globalização – não importa se é microempreendedor ou gestor de uma multinacional, você terá de lidar com questões sobre diversidade cultura e etnocentrismo o tempo todo. Existem pontos positivos e negativos, o importante é se ter equilíbrio e compreensão da importância e da tecnologia em nossas vidas e na sociedade em que nos encontramos.
Questão 2/3 Sociologia Organizacional
O grande campo da sociologia é formado por correntes teóricas e abordagens que se distinguem tanto na forma com que compreendem as causas dos fenômenos sociais como também os métodos de pesquisa utilizados. Essas abordagens articulam métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa.
Sobre as estratégias metodológicos da sociologia organizacional, descreva o que são as análises quantitativas e qualitativas.
Respostas:
As análises quantitativas aquelas que baseiam em informações estatísticas a partir da coleta de dados que representam o universo organizacional. Já as análises qualitativas, são caracterizadas por estudos em profundidade fenômenos organizacionais a partir de casos específicos. Ambas abordagens metodológicos, quantitativas e qualitativas, são capazes de nos aproximar, sob diferentes níveis, dos fenômenos sociais de uma organização.
Questão 3/3 Sociologia Organizacional
A racionalidade na burocracia foi interpretada de forma sistemática pelo sociólogo alemão Max Weber. Ele foi o primeiro sociólogo a refletir sobre as implicações da emergência das organizações modernas.
Tendo como referência o texto acima, descreva o conceito de burocracia dada por weber.
Respostas:
De acordo com Weber, uma característica central das organizações é que elas coordenam as atividades das pessoas e dos bens que estas produzem de uma forma constante no tempo e no espaço. Neste processo, o domínio da informação, sobretudo escrita, é central: uma organização precisa de regras escritas para funcionar e de arquivos onde suas atividades estão registradas. Weber descreveu a burocracia como um tipo ideal de poder em que a racionalidade comanda. Pensou que, dentro de uma organização burocrático, as pessoas obedecem a seus superiores, regras e protocolos por um motivo: estes foram pensados racionalmente. A racionalidade da organização é o que dá sentido para os processos e as relações estabelecidas.

Outros materiais