Buscar

Exercicio Musculos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Quais os sistemas orgânicos formam o chamado sistema ou aparelho locomotor e qual o papel funcional de cada um deles nesse aparelho? 
Enquanto os ossos dão forma e sustentação ao corpo e protegem os órgãos vitais, os músculos são responsáveis pelos movimentos, pois têm a capacidade de contrair e de relaxar.
2. Descreva os componentes anatômicos básicos de um músculo esquelético. 
a) ventre muscular: é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. constitui o corpo do músculo (porção carnosa). 
b) tendão: é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros. 
c) aponeurose: é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. membrana que envolve grupos musculares. geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou em leques. 
d) bainhas tendíneas: são estruturas que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas sobre as quais deslizam os tendões. sua função é conter o tendão, permitindo-lhe um deslizamento fácil. 
e) bolsas sinoviais: são encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso. são pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular.
3. Cite 2 anexos musculares e explique suas funções. 
Anexos musculares são estruturas que contém o líquido sinovial, permitindo que os tendões deslizem de forma livre, sem o atrito, durante os movimentos das articulações.
Logo, a função dos mesmos está relacionada ao processo de locomoção, promovendo que o desgaste dos tendões sejam evitados, possibilitando ao indivíduo a realização de variadas movimentações de forma segura. Como exemplo, temos as bolsas sinoviais além das bainhas sinoviais.
Aponeurose: É uma membrana que envolve grupos musculares.  
Fáscia: Envolve o músculo  
Bainha Fibrosa: Arcos fibrosos que formam canais Osteo-fibrosos. Bainhas Sinoviais: São membranas delgadas que lubrificam o deslizamento do tendão.  
Bolsas Serosas: Bolsas que separam os músculos.
4. Explique o que é origem e inserção de um músculo. 
A origem geralmente é a extremidade proximal do músculo e que permanece fixa durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que não se desloca (ponto fixo).
A inserção é a extremidade distal do músculo que se movimenta durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que se desloca (ponto móvel).
5. Como são classificados os músculos segundo a forma? Dê exemplos. 
a) Longos: São encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações.
Exemplo: Bíceps braquial.
b) Curtos: Encontram-se nas articulações cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização.
Exemplo: Músculos da mão.
c) Largos: Caracterizam-se por serem laminares. São encontrados nas paredes das grandes cavidades (tórax e abdome).
6. Como são classificados os músculos segundo a disposição de suas fibras (relação fibra tendão)? Dê exemplo. 
Na disposição paralela das fibras, há predomínio apenas do comprimento muscular como, nos músculos longos, curtos, circulares e largos.
Nos músculos longos é comum notar uma convergência de fibras musculares em direção aos tendões de origem e inserção, sendo que a parte média tem um diâmetro maior que as extremidades, chamados de fusiforme.
Também na disposição paralela das fibras, há equivalência do comprimento e largura muscular como, nos músculos largos.
Nestes músculos as fibras se convergem para um tendão em umas das extremidades, chamado de leque.
Na disposição oblíqua da fibra, os músculos apresentam fibras oblíquas em relação aos tendões e são denominados peniformes (lembra uma pena).
Porém, se os feixes musculares se prendem em apenas uma borda do tendão é dito unipenado e se os feixes se prendem nas duas bordas é dito bipenado.
7. Como são classificados os músculos quanto à origem ( ao número de cabeças)? Dê exemplos. 
Quando os músculos se originam por mais de um tendão, ou seja, apresentam mais de uma cabeça de origem, são ditos bíceps, tríceps, quadríceps, conforme possuem duas, três ou quatro cabeças de origem. 
8. Como são classificados os músculos quanto à inserção ( ao número de caudas)? Dê exemplos. 
Quanto à inserção do mesmo modo os músculos podem se inserir por mais de um tendão. Quando há dois tendões são ditos bicaudados e quando há três ou mais tendões são ditos policaudados.
9. Como são classificados os músculos quanto ao número de ventres? Dê exemplos. 
Alguns músculos podem apresentar mais de um ventre muscular com tendões intermediários situados entre eles. São ditos digástricos quando o músculo apresenta dois ventres e poligástricos, quando o músculo possui mais de dois ventres.
10. Qual a estrutura anatômica que caracteriza a existência de mais de um ventre muscular? 
Aponeurose, é uma variedade de camadas de tendões na forma de folhada achatadas, suas fibras de tecido conjuntivo são brancas e brilhantes, e são histologicamente semelhante as dos tendões comuns, mas possuem menor inervação e suprimento sanguíneo.
Sendo possível encontrar nos músculos abdominais, lombares, palmares e entre outros.
11. Como são classificados os músculos quanto à açao principal? Dê exemplo. 
Os músculos podem também ser classificados quanto à funcionalidade em, agonistas, antagonista e sinergistas.	
O músculo agonista executa o movimento principal.	O antagonista executa o movimento oposto ao agonista, seja para regular a rapidez do movimento ou a potência de ação.
O sinergista executa o movimento para tentar estabilizar uma articulação e impedir movimentos indesejáveis do agonista.
12. Como são classificados os músculos quanto ao seu papel funcional na execução de um determinado movimento? Dê exemplo. 
O mesmo pode ser classificado em flexor, extensor, adutor, abdutor, rotador medial, rotador lateral, pronador, supinador, flexor plantar e flexor dorsal, dentre outros.

Continue navegando