Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Avaliação Presencial 1 SEG TRAB

Pré-visualização | Página 1 de 3

Avaliação Presencial 1 (AV1)
 Legislação e Segurança do Trabalho
1. Os acidentes dificilmente têm uma causa única, ou seja, é a somatória de falhas humanas e materiais, tendo como causas anteriores problemas de ordem psico-sócio-econômica, e outras às vezes não facilmente identificáveis, que precipitam os acidentes. A identificação de todas as causas do acidente do trabalho é considerada difícil, mais dificuldades ainda teremos para diagnosticar a doença do trabalho porque é mais complexo relacionar os sintomas com a atividade laboral. Sobre a caracterização das doenças do trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
São as doenças degenerativas.
São aquelas doenças adquiridas ou desencadeadas por condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.
São as doenças inerentes a grupo etário.
São as que não produzem incapacidade para o trabalho.
2. O homem não inventou as ondas eletromagnéticas, mas aprendeu a utilizá-las. A natureza tem a propriedade de transportar frequências na forma de ondas eletromagnéticas. Assim, as diferentes frequências foram divididas segundo suas características, criando-se o "espectro de frequências". Existem frequências que podem ser ouvidas e existem as que podem ser vistas. Infrassom e ultrassom são tipos de ondas que se enquadram abaixo e acima da faixa de frequência auditiva humana, respectivamente. Sobre o infrassom, analise as sentenças a seguir:
I- Pode ser gerado por terremotos e ventos.
II- Espécies de morcegos emitem essa frequência.
III- Pode elevar a temperatura do tecido do corpo humano.
IV- Equipamentos manuais vibrantes são exemplos dessa frequência.
V- A exposição do trabalhador a essa frequência pode provocar problemas do tipo osteoarticulares, musculares e neurológicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I, IV e V estão corretas.
As sentenças I, II e III estão corretas.
As sentenças II, III e IV estão corretas.
As sentenças II e III estão corretas.
3. A gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) reduz riscos de acidentes, promove a saúde e a satisfação dos trabalhadores, melhora os resultados operacionais e a imagem das organizações, sobretudo daquelas do setor industrial. Com relação aos programas e serviços de higiene e segurança do trabalho dentro das empresas, assinale a alternativa CORRETA:
A CIPA é composta somente por representantes dos empregados.
A prevenção de acidentes é de responsabilidade exclusiva do Governo Federal.
O controle médico de saúde do trabalhador não é de responsabilidade da empresa.
Cabe a CIPA identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT.
4. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A empresa deverá promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse dos membros eleitos. Sobre o que deve conter no treinamento para a CIPA, analise as sentenças a seguir:
I- Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo.
II- Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho.
III- Noções sobre legislação penal e previdenciária relativas à segurança e à saúde do trabalho.
IV- Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2018.
As sentenças II, III e IV estão corretas.
Somente a sentença II está correta.
As sentenças I, III e IV estão corretas.
As sentenças I, II e IV estão corretas.
5. A NR15, norma brasileira de higiene ocupacional, traz os limites de exposição a substâncias insalubres. Todavia, ela não traz limites para todos os agentes insalubres que existem no mundo. Para isso, os profissionais da área de higiene utilizam normas estrangeiras para fundamentar seus estudos e impor limites de exposição que não coloquem em risco a saúde do trabalhador, como é o caso do agente de vibrações. Muitas vezes são consultadas em paralelo, até mais de uma referência. Qual a associação estrangeira que traz referências a limites admissíveis para tempo de exposição a vibrações localizadas, já que a ISO 5349 é muito superficial neste quesito?
NIOSH - National Institute for Occupational Safety and Health.
OSHA - Occupational Safety and Health Administration.
ACGIH - American Conference of Industrial Hygienist.
OHSAS - Occupational Health & Safety Advisory Services.
6. De acordo com a NR 5 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento, as empresas privadas e públicas, as sociedades de economia mista, os órgãos da administração direta e indireta, as instituições beneficentes, as associações recreativas e as cooperativas.
II- O treinamento do integrante da CIPA em primeiro mandato será realizado no prazo máximo de 30 dias, contados a partir da data da posse do trabalhador.
III- As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado.
IV- O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de dois anos, permitida uma recondução ao cargo.
V- A CIPA será composta exclusivamente por representantes dos empregados.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR5.pdf. Acesso em: 31 mar. 2020.
As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
As sentenças I, II e III estão corretas.
As sentenças I, III e IV estão corretas.
As sentenças I, II e IV estão corretas.
7. Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do Ministério do Trabalho. Suponha que o proprietário de um novo estabelecimento solicitou ao órgão regional do Ministério do Trabalho, antes do início de suas atividades, a aprovação de suas instalações. No entanto, dada a impossibilidade de realizar a inspeção prévia antes do início das atividades do estabelecimento, o órgão regional do Ministério do Trabalho não emitiu o Certificado de Aprovação das Instalações - CAI. De acordo com as disposições da NR-2, o que a empresa poderá:
Iniciar suas atividades no novo estabelecimento somente após a emissão do CAI pelo órgão regional do Ministério do Trabalho.
Encaminhar à DRT uma declaração das instalações do empreendimento novo, a qual poderá ou não ser aceita pelo órgão, caso não haja a possibilidade de se realizar a inspeção prévia antes de o estabelecimento iniciar suas atividades.
Manter uma declaração das instalações do novo estabelecimento no local da empresa, conforme modelo constante nesta Norma Regulamentadora, a qual deverá ser aceita pelo referido órgão para fins de fiscalização.
Iniciar suas atividades no novo estabelecimento sem a emissão do CAI, visto que o motivo desta situação ser alheio a sua vontade, uma vez que o órgão regional do Ministério do Trabalho declarou impossibilidade de realização de vistoria prévia após sua solicitação de aprovação das instalações.
8. De acordo com a NR 4, as empresas privadas e públicas, que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT -, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT -, com a finalidade de promover a saúde e de proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. São várias as competências dos profissionais do SESMT. O item 4.12 da NR-04 estabelece as atribuições do SESMT. Sobre as atribuições de competência
Página123