Buscar

BIOMECANICA - ESTUDO DIRIGIDO - SISTEMA MUSCULAR

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – BIMECÂNICA
SISTEMA MUSCULAR
Aluno: Danilo da Silva Oliveira
Sala: M5A
1. Quais os tipos de músculo existentes no corpo humano.
Podemos reconhecer três tipos de músculo no corpo humano: Músculo não estriado (músculo liso); Músculo estriado esquelético; Músculo estriado cardíaco.
2. Explique a denominação: ´músculo estriado esquelético’
Tecido muscular estriado esquelético. O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo dos vertebrados, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos, daí ser chamada de esquelética.
3. Caracterize o endomísio, perimísio e epimísio.
Epimísio: É uma membrana de tecido conjuntivo que envolve o músculo. Perimísio: Membrana de tecido conjuntivo que envolve um feixe de fibras. Endomísio: Membrana de tecido conjuntivo que envolve uma fibra (célula) muscular.
4. Os tecidos conectivos acima vão prosseguindo e formando as extremidades musculares e desta forma, os mesmos se prendem aos seus respectivos ossos cruzando as articulações. De acordo com as extremidades é que os músculos apresentam sua origem e inserção. Diferencie-os e essa situação pode ser invertida dentro dos movimentos?
5. Quais as partes anatômicas visíveis de um músculo esquelético?
Macroscopicamente o tecido muscular esquelético é formado por uma estrutura central chamada de ventre muscular que tem a capacidade de se contrair quando estimulada, nas suas extremidades encontram-se os tendões, em conjunto ventre e tendão formam um musculoesquelético.
6. O que é a placa motora? E a unidade motora? Qual sua importância na contração muscular?
A placa motora é o local em que um estímulo elétrico tem de ser transformado em movimento, através de alguns mediadores químicos, o principal dos quais a acetilcolina, permitem essa transformação. As sinapses, incluindo as placas motoras e o sistema nervoso autônomo são colinérgicos, isto é, liberam acetilcolina. Unidade motora é composta por um único neurônio motor alfa e todas as fibras musculares que ele inerva. Substâncias químicas especializadas são liberadas pelo neurônio motor em resposta a um impulso nervoso. A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contêm os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
7. Como podemos explicar o processo de contração muscular, no complexo actina-miosina?
A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular. Em condições de relaxamento, ou seja, enquanto o músculo está descontraído, este ponto de conexão entre os filamentos está ocupado por uma terceira proteína denominada tropomiosina, que envolve filamentos de actina.
8. O que é o sarcômero? Qual a diferença entre o sarcômero relaxado e contraído?
Sarcómero ou sarcômero, designado miómero ou miômero, é um dos componentes básicos do músculo estriado que permite a contração muscular. A banda A, banda I, linha Z e a linha H (em músculo relaxado) são os únicos componentes visíveis ao microscópio óptico. Na contração muscular, a banda A mantém seu comprimento (1,6micrômetros no músculo esquelético de mamíferos) enquanto que a banda I é contraída.
9. As forças das contrações musculares são as tensões que os mesmos estão exercendo sobre os ossos que eles se prendem. Tais tensões movem ou não os seguimentos articulados atravessados pelos músculos. Temos três tipos de contrações musculares, quais são e caracterize-as detalhadamente.
10. Exemplifique as contrações concêntricas.
Um encurtamento do músculo durante a contração é chamado uma contração concêntrica (dinâmica positiva) ou de encurtamento. Exemplos seriam os músculos quadríceps quando um indivíduo está se levantando de uma cadeira, ou os flexores do cotovelo quando um indivíduo está levando um copo até a boca. Nas contrações concêntricas a origem e a inserção se aproximam, produzindo a aceleração de segmentos do corpo, ou seja, acelera o movimento.
11. Exemplifique as contrações excêntricas.
Quando um músculo se alonga durante a contração, esta é chamada uma contração excêntrica (dinâmica negativa) ou de alongamento. Por exemplo, o quadríceps quando o corpo está sendo abaixado para sentar-se e os flexores do cotovelo quando o copo é abaixado até a mesa. Nas contrações excêntricas a origem e inserção se afastam produzindo a desaceleração dos segmentos do corpo e fornecem absorção de choque (amortecimento) quando aterrissando de um salto, ou ao andar, ou seja, freia o movimento.
12. Exemplifique as contrações isométricas.
Quando um músculo se contrai e produz força sem alteração macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita isométrica. As contrações isométricas são muitas vezes chamadas de contrações estáticas ou de sustentação, normalmente é usada para manutenção da postura. Funcionalmente estas contrações estabilizam articulações. Por exemplo, para alcançar à frente com a mão, a escápula precisa ser estabilizada de encontro ao tórax.
13. Pesquise e resuma sobre o tema hipertrofia muscular frente aos trabalhos concêntricos, excêntricos e isométricos.

Continue navegando