Buscar

ESTUDO DIRIGIDO TRAB 2 CONTRATOS ESP 2 2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO DE DIREITO CIVIL – CONTRATOS EM ESPÉCIE – COMPRA E VENDA - 4º/5º PER. ESTUDO DIRIGIDO MARÇO – 2020
EXERCÍCIOS AVALIATIVOS: (responder e enviar via e-mail pra correção até 08/04/2020)
1. Em se tratando de contratos de compra e venda, a cláusula que impõe ao comprador a obrigação de oferecer ao vendedor a coisa que aquele vai vender, ou dar em pagamento, para que este use de seu direito de prelação na compra, tanto por tanto, é a cláusula de
A) venda a contento.
B) retrovenda.
C) preempção.
D) venda sujeita a prova.
E) venda com reserva de domínio.
2. Nos contratos de compra e venda é possível estabelecer cláusulas especiais, tais como a retrovenda. No que diz respeito ao tema, assinale a alternativa correta.
A) O direito de retrato poderá ser exercido contra o terceiro adquirente.
B) A cláusula de retrovenda é válida para coisas móveis ou imóveis.
C) O direito de retrato não poderá ser cedido nem transmitido a herdeiros e legatários.
D) O prazo legal para exercer o direito de retrovenda é de 2 anos, contados da venda.
E) Para exercer o direito de retrovenda, o vendedor da coisa deve restituir o preço recebido e as despesas do comprador, mas não é obrigado a restituir a realização de benfeitorias necessárias, úteis ou voluptuárias.
3. O ato de entrega de bem móvel de consignante para consignatário, ficando este autorizado a vendê-lo pelo preço acordado ou, se preferir, restituir o bem consignado, constitui hipótese de
A) retrovenda. B) preempção.
C) venda a contento. D) doação. E) contrato estimatório. 
4. Com base nas disposições do Código Civil acerca de contratos, julgue o item subsequente.
O vendedor de coisa imóvel poderá inserir cláusula de retrovenda no contrato de compra e venda, para reservar a si o direito de recobrar a coisa em até cinco anos, bastando para a consumação da retrovenda a restituição do valor recebido. ( ) Certo (x) Errado 
Justifique e cite a base legal: Para que a retrovenda seja de fato exercida de acordo com o artigo 505 CC, o vendedor neste caso, readquirindo o bem, comprando de volta, estará sendo seu imóvel novamente como de original caso, e para isso ocorrer, já que houve um contrato para terceiro, este deve restituir somente as benfeitorias necessárias, que são aquelas feitas para não deterioração do bem, a título de exemplo, uma infiltração que foi consertada, que esta disposto no art. 96, §3º, CC, sendo portanto essas benfeitorias tendo sido realizadas no PERÍODO DE 3 ANOS DA RETROVENDA. Não de cinco como na questão.
5. Assinale a opção que não se configura cláusula especial nos contratos de compra e venda.
A) retrovenda
B) venda sobre documentos
C) venda a contento
D) venda ad mensuram
6. Na venda de coisa móvel com reserva de domínio, a transferência da propriedade ao comprador ocorre
A) a qualquer tempo, não respondendo o comprador pelos riscos da coisa a partir de quando esta lhe for entregue.
B) com o pagamento integral do preço, não respondendo o comprador pelos riscos da coisa a partir de quando esta lhe for entregue.
C) com o pagamento integral do preço, respondendo o comprador pelos riscos da coisa a partir de quando esta lhe for entregue.
D) a qualquer tempo, respondendo o comprador pelos riscos da coisa a partir de quando esta lhe for entregue.
7. Com relação às cláusulas especiais à compra e venda, especificamente sobre a preempção ou preferência, conforme disciplina o Código Civil brasileiro, é correto afirmar:
a) Quando o direito de preempção for estipulado a favor de dois ou mais indivíduos em comum, só pode ser exercido em relação à coisa no seu todo. Se alguma das pessoas, a quem ele toque, perder ou não exercer o seu direito, poderão as demais utilizá-lo na forma sobredita.
b) O direito de preferência pode ser cedido a terceiros.
c) O vendedor não pode exercer o seu direito de prelação, intimando o comprador, quando lhe constar que este vai vender a coisa.
d) Responderá por perdas e danos o comprador, se alienar a coisa sem ter dado ao vendedor ciência do preço e das vantagens que por ela lhe oferecem. O adquirente responderá subsidiariamente se tiver procedido de má-fé.
8. Maria vendeu uma casa de sua propriedade para seu filho Pedro. A venda não teve a anuência dos outros filhos de Maria, André e Thiago, nem de seu cônjuge, João, com quem é casada sob o regime da separação convencional de bens. Pode-se corretamente afirmar que
a) a venda é válida.
b) a venda é nula e pode ser declarada a qualquer tempo.
c) a venda é anulável em razão da ausência da anuência dos filhos, desnecessária, no caso, a anuência do cônjuge, em razão do regime de bens.
d) a venda é anulável e pode ser pleiteada a anulação no prazo de até 2 (dois) anos, contados da data da conclusão do negócio, sob pena de decadência.
e) o prazo prescricional para que se possa anular a venda é de 5 (cinco) anos, contados da data da conclusão do negócio.
9. Quanto às cláusulas especiais à compra e venda, analise as afirmações a seguir.
I - O prazo para o exercício de cláusula de retrovenda tem caráter prescricional e deve ser exercido no tempo máximo de dois anos.
II - A venda feita a contento do comprador não se reputará perfeita, enquanto o adquirente não manifestar seu desagrado.
III - O prazo para exercer o direito de preferência não poderá exceder a cento e oitenta dias, se a coisa for móvel, ou a dois anos, se imóvel.
IV - A cláusula de reserva de domínio será estipulada por escrito e depende de registro no domicílio do comprador para valer contra terceiros.
V - Na venda sobre documentos, a entrega do seu título representativo e dos outros documentos exigidos pelo contrato não substitui a tradição da coisa.
· Estão corretas APENAS as afirmações:
a) I e II b) I e V c) III e IV d) I, II, III e IV e) II, III, IV e V
10. Na venda ad mensuram de um imóvel, tendo o comprador recebido área superior à estipulada no contrato, ignorando o vendedor a medida exata, é correto afirmar:
A) Caberá ao comprador, à sua escolha, completar o valor correspondente ao preço ou devolver o excesso.
B) Não haverá complemento do preço nem devolução do excesso.
C) O contrato será rescindido na totalidade.
D) Caberá ao vendedor escolher entre receber a diferença do preço ou receber de volta o excesso da área.
11. Considere as seguintes proposições:
I. O contrato de compra e venda de bem móvel é insuficiente para transferir o domínio, pelo que, até o momento da tradição, a coisa continua a pertencer ao alienante. Assim sendo, se o comprador determinar que a coisa seja expedida para lugar diverso daquele onde deveria ser entregue e o vendedor, cumprindo a determinação, a entrega a quem a deve transportar, considera-se que houve a tradição. Portanto, se a coisa perecer no interregno entre a remessa e a recepção, quem sofre o prejuízo é o comprador.
II. É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante houverem consentido.
III. Não podem ser comprados, sob pena de nulidade, ainda que em hasta pública, pelos mandatários, os bens de cuja administração ou alienação estejam encarregados.
IV. Nas coisas vendidas conjuntamente, o defeito oculto de uma não autoriza a rejeição de todas.
a) todas as proposições são corretas
b) somente as proposições I, II e III são corretas
c) somente as proposições III e IV são corretas
d) somente as proposições I, II e IV são corretas
e) todas as proposições são incorretas
RESPONDA: 
1. Maria celebrou contrato de compra e venda da marca X com Pedro, pagando sinal de R$ 10 mil reais. No dia da entrega do veículo, a garagem de Pedro (vendedor) foi invadida por bandidos, que furtaram o referido carro. A respeito da situação narrada verifique se o contrato de compra e venda já estava aperfeiçoado.
Neste caso em específico, nota-se a boa-fé subjetiva que é elemento essencial de qualquer contrato, vindo ele das duas partes envolvidas, e neste, houveum fato superveniente, ou seja, algo fortuito, algo que não pode ser previsto, nem mesmo controlado. O contrato não estava perfeito, pois não houve a tradição do bem, a entrega do bem, e só se considera perfeito com este ato, e neste caso o contrato deverá ser resolutivo, e o vendedor deverá devolver o sinal já dado para o comprador.
2. Discrimine a natureza jurídica do contrato de compra e venda?
O contrato de compra e venda é um negócio jurídico que envolve direitos e deveres do comprador, bem como obrigações. Ele é bilateral pois envolve duas partes no contrato, sendo o vendedor e o outro o comprador, é oneroso pois envolve vantagem em patrimônio, envolve valor financeiro, é consensual, pois nasce da vontade de ambas as partes, ou seja, nasce do consenso das partes envolvidas, instantânea, ou seja, seu efeito será imediato mesmo o pagamento a prazo, terá efeitos instantâneos quanto a entrega do bem, e geralmente pode ser comutativo, pois, já foi acordado entre as partes, o preço do bem em questão. 
3. Quais são os elementos essenciais do contrato de compra e venda?
O contrato de compra e venda assim como qualquer outro, tem suas especificidades, e o deste tem 3 elementos essenciais do contrato sendo eles: a coisa, que é objeto a ser vendido, ou comprado, dependendo do polo do sujeito, o preço que deverá ser estipulado o valor que é dado aquele bem, e as partes, que é o vendedor e o comprador do objeto.
4. Da leitura do art. 482 do Código Civil é possível extrair os seguintes elementos essenciais do contrato de compra e venda:
O consentimento, que é o núcleo, e será exercido pelas partes, o preço, e a coisa.
5. Contrato de compra e venda gera apenas direito pessoal, de caráter obrigacional? Explique.
Não. Por que o objeto da relação jurídica de direito real é a própria coisa em si, em questão, no caso a relação obrigacional que é a que envolve as obrigações das partes envolvidas, diz respeito aos direitos pessoais, e tem como objeto imediato a prestação que pode ser exigida pelo credor ao devedor.
6. No contrato de compra e venda quem arca com as despesas do contrato e da tradição?
Conforme legislação vigente civil, em seu artigo 490, CC, as despesas da escritura e registro do bem, ficam ao cargo do comprador, e as despesas sobre a tradição fica sob responsabilidade do vendedor, salvo se clausula que expressa o contrario no contrato.
Bom Trabalho!

Outros materiais