Buscar

Atividade 3 - Ergonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"
Para se analisar corretamente a relação entre o homem e o ambiente interno de uma residência, deve-se considerar diferentes aspectos. Entre eles, as restrições físicas do ambiente e as habilidades e limitações dos usuários destes ambientes. No que tange aos espaços residenciais, a ergonomia está relacionada com a percepção e o conforto ambientais, abrangendo, também, questões relacionadas aos materiais de acabamento e revestimento, bem como a preocupação com o layout espacial e com o mobiliário. Dentre todos esses fatores, o que se destaca é o layout, já que é visto como um elemento essencial na utilização do espaço e do conforto do usuários, uma vez que o arranjo físico não apenas trata da disposição racional do processo produtivo, mas também com áreas de movimentação, alcances, manuseios de pesos, disposição do mobiliário e condições humanas de trabalho, ventilação, iluminação etc (TORRES et al., 2006).
Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados no texto-base, disserte sobre a aplicação dos conceitos da ergonomia para otimizar os espaços residenciais.
A ergonomia vem cada vez mais sendo importante para espaços residências, pois temos cada vez mais espaços pequenos sendo construídos e que necessita de um layout otimizado para compor todas as necessidades ali destinadas. 
Assim os móveis desenvolvidos devem ser desenvolvidos de acordo com as atividades que podem acontecer no espaço. 
A posição que os objetos e móveis estão alocados no ambiente tem grande relação com a ergonomia, por isso devem se ter atenção a altura de prateleiras, abertura de gavetas e portas. 
Ter uma iluminação adequada para cada tipo de ambiente é importante pois assim consegue muitas vezes criar outra perspectiva através das luzes, onde cores mais claras devem ser usadas em ambientes onde não se pode cansar a visão, como por exemplo uma cozinha, onde é necessário atenção, como outro exemplo temos também cores mais quentes em ambientes que precisam ser aconchegantes como quartos e salas.
Tratando de organização a ergonomia é facilmente aplicada onde quando é bem aplicada ajuda a não perder pequenos tempos com organização, usando uma boa determinação de locais em que os objetos precisam estar de acordo com o uso e rotina.

Outros materiais