Buscar

AV1 TEORIA CONTABILIDADE

Prévia do material em texto

Pontuação desta tentativa: 15 de 15
Enviado 25 mai em 17:57
Esta tentativa levou 46 minutos.
 
Pergunta 1
1,5 / 1,5 pts
No contexto da adaptação do Brasil às normas internacionais de contabilidade — International Financial Reporting Standards (IFRS) —, podemos afirmar que:
  
Foram editadas normas adaptadas e traduzidas para o português pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).
  
A falta de harmonização que se está realizando busca reduzir todos os objetos de um processo a um tipo simplificado e com a utilização de um único modelo preestabelecido.
  
Foi identificado que o mais adequado era um processo de padronização contábil, de forma a respeitar apenas características legais e societárias do Brasil.
  
A legislação brasileira é que traz o ordenamento, ou seja, as regras que as empresas devem seguir sobre a contabilidade no Brasil parte apenas da Lei nº 11.638/07.
  
A Lei nº 11.638/07 aLinks para um site externo.lterou a legislação tributária federal relativa ao parcelamento ordinário de débitos tributários, concedeu a remissão nos casos em que especifica, instituiu o regime tributário de transição, alterando decretos e leis, dentre elas, a Lei nº 6.404/76
A resposta está correta, pois, dentro do contexto brasileiro de adaptação a IFRS, também foram editadas normas adaptadas e traduzidas para o português pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Essas normas têm a responsabilidade de fornecer orientações de acordo com a realidade do cenário brasileiro, para serem utilizadas como um norteador para as contabilizações. Esse processo está em continuidade e, por isso, essas normas continuam passando por revisões e atualizações, na busca pelo modelo mais adequado à realidade brasileira (CFC, 2017).
 
Pergunta 2
1,5 / 1,5 pts
Sobre as entidades responsáveis por regular e normatizar a contabilidade no Brasil, podemos afirmar que:
  
As entidades responsáveis por regular e normatizar a contabilidade no Brasil são: CFC, CRC, IBRACON, BC e CVM.
  
Dentre as atribuições do CPC, estão: promover a convergência internacional das normas contábeis, que implicaria uma redução no custo da contabilidade e na redução do risco; centralizar a emissão de normas contábeis; e ter uma representação e processos democráticos na emissão das informações.
  
O CFC é uma Associação de Classe formada por contadores e técnicos contábeis eleitos em cada estado brasileiro e no Distrito Federal. É responsável pelo registro e fiscalização do exercício da profissão contábil e das empresas de serviços contábeis.
  
O CPC é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público que tem dentre suas finalidades orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil no Brasil.
  
As entidades responsáveis por regular e normatizar a contabilidade no Brasil são: CFC, CRC, CPC, IASB e IFAC.
A resposta está correta, pois o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi criado em outubro de 2005, por meio da Resolução nº 1.055/05. O CPC é composto por representantes de diversas associações e entidades brasileiras: ABRASCA, APIMEC Nacional, BOVESPA, CFC, FIPECAFI e IBRACON. Dentre suas atribuições, estão: promover a convergência internacional das normas contábeis, que implicaria uma redução no custo da contabilidade e na redução do risco; centralizar a emissão de normas contábeis; e ter uma representação e processos democráticos na emissão das informações (CPC, 2017).
 
Pergunta 3
1,5 / 1,5 pts
As Partidas Dobradas formam, nos dias atuais, a base dos lançamentos contábeis.
 
Marque a afirmativa correta sobre as Partidas Dobradas:
  
A obra de Pacioli foi importante, porque nela foi descrito pela primeira vez o sistema de escrituração por Partidas Dobradas e o raciocínio utilizado para os lançamentos.
  
Somente comerciantes da Itália utilizavam o método das Partidas Dobradas para suas contabilizações na Europa.
  
Depois da invenção das Partidas Dobradas, todos os comerciantes passaram a utilizar o método.
  
A contabilização por débito e crédito surgiu porque os comerciantes não queriam utilizar números negativos nos seus livros.
  
As Partidas Dobradas foram inventadas pelo frei Luca Pacioli e, por isso, ele não é chamado de “Pai” da contabilidade.
A resposta está correta, pois, no ano de 1494, foi publicado o livro de Pacioli “Summa de Arithmética, Geometria, Proportioni et Proportionalitá” que, embora fosse uma obra matemática, trazia uma seção denominada “Particularis de Computis et Scripturis”, conforme Hendriksen; Breda (2012). Essa obra marcou o início do pensamento científico da contabilidade, porque nela foi descrito pela primeira vez o sistema de escrituração por Partidas Dobradas e o raciocínio utilizado para os lançamentos contábeis, integralmente a partir do inventário, segundo Iudícibus (2012). Por essa razão, Pacioli é considerado o “Pai dos autores da contabilidade” (IUDICIBUS, 2015).
 
Pergunta 4
1,5 / 1,5 pts
O Brasil iniciou a adoção de normas internacionais de contabilidade — International Financial Reporting Standards (IFRS).
 
Dentre as opções abaixo, marque a afirmativa correta:
  
A Lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009, revogou a Lei nº 11.638/07 e restaurou o ordenamento da Lei nº 6.404/76, alterando somente os artigos necessários às exigências das IFRS.
  
A Lei nº 11.941/09 alterou e revogou dispositivos e estendeu às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Os seus artigos 1, 2, 3, 7, 8 e 10 versam sobre as alterações pertinentes à Lei nº 6.404/76.
  
A Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, revogou a Lei nº 6.404/76 e trouxe novos conceitos e determinações à legislação brasileira.
  
A principal mudança foi direcionada à Lei nº 6.404/76, por meio da Lei nº 11.638/07, que trouxe as alterações originadas pela adoção das IFRS.
  
A Lei nº 11.638/07 alterou a legislação tributária federal relativa ao parcelamento ordinário de débitos tributários; concedeu a remissão nos casos em que especifica; instituiu o regime tributário de transição, alterando decretos e leis, dentre elas, a Lei nº 6.404/76.
A resposta está correta, pois para se inserir melhor no cenário mundial, o Brasil iniciou a adoção de normas internacionais de contabilidade — International Financial Reporting Standards (IFRS) — como forma de reduzir os diferentes critérios e as diversas práticas de reconhecimento e mensuração contábeis utilizadas. A principal mudança foi direcionada à Lei nº 6.404/76, por meio da Lei nº 11.638/07, que trouxe as alterações originadas pela adoção das IFRS.
 
A Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, alterou e revogou dispositivos e estendeu às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras. Os seus artigos 1, 2, 3, 7, 8 e 10 versam sobre as alterações pertinentes à Lei nº 6.404/76.
 
Pergunta 5
1,5 / 1,5 pts
Assinale o princípio que utiliza informações que devem ser reconhecidas no resultado, no período em que ocorrem ou de forma simultânea, independendo do recebimento ou do pagamento em conformidade com as práticas contábeis adotadas:
  
Continuidade.
  
Entidade.
  
Periodicidade.
  
Prudência.
  
Competência.
A resposta está correta, pois as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado dos períodos em que foram auferidos, sempre se correlacionando, independente se houve o recebimento ou o pagamento.
 
Pergunta 6
1,5 / 1,5 pts
A capacidade da contabilidade em registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar, sendo todos eventos mensuráveis, está relacionada:
  
Aos objetivos da contabilidade.
  
Ao conceito de contabilidade.
  
Às funções da contabilidade.
  
Às demonstrações contábeis e ao controle.
  
Ao campo de aplicação e à finalidade da contabilidade.
A resposta está correta, pois as funções da contabilidade estão correlacionadas com a situação patrimonial e visam a registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio.
 
Pergunta 7
1,5 / 1,5 pts
A DREevidencia a situação econômica e financeira das organizações, através de dados como receita, despesa, custo, impostos, ao final de cada período apresentando o resultado da operação.
Com relação à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), avalie os itens a seguir:
  
Evidencia as mutações ocorridas no patrimônio.
  
Evidencia a origem e aplicação dos recursos no capital circulante.
  
Evidencia a apuração dos fluxos de caixa.
  
Evidencia as modificações ocorridas no patrimônio.
  
Evidencia a distribuição de resultado líquido e/ou lucros ou prejuízos acumulados.
A resposta está correta, pois a Demonstração do Resultado do Exercício evidencia as situações econômica e financeira das organizações, através de dados (como receita e despesa) necessários para o conhecimento dos resultados.
 
Pergunta 8
1,5 / 1,5 pts
As funções da contabilidade, de acordo com o momento, dividem-se em: antecedente, concomitante e subsequente.
São exemplos dessas funções, respectivamente:
  
Cartões, balanço e contrato.
  
Contrato, balanço e cartões.
  
Cartões, contrato e balanço.
  
Balanço, contrato e cartões.
  
Contrato, cartões e balanço.
 
Pergunta 9
1,5 / 1,5 pts
A Teoria das Cinco Contas, desenvolvida por Degranges, tinha cinco objetivos principais: mercadorias, dinheiro, contas a receber, contas a pagar e lucros e perdas.
Sobre a escola à qual pertenceu a Teoria das Cinco Contas, podemos afirmar que:
  
Eram divididas de acordo com sua natureza: ordinárias e extraordinárias.
  
A divisão da contabilidade era considerada: geral e aplicada.
  
As contas são divididas em: elementares e derivadas.
  
A personificação das contas era demonstrada utilizando suas iniciais com letras maiúsculas como se fossem nomes de pessoas.
  
Foi criada a conta de capital, que representava a dívida da empresa com o proprietário.
A resposta está correta, pois outros estudos foram considerados de grande importância na Escola Contista, como a Teoria Geral das Contas, do francês Jacques Savary, de 1675. Por sua vez, essa teoria serviu de fundamento para outro pesquisador francês, Degranges, que desenvolveu a Teoria das Cinco Contas, em 1795. Esta última tinha como foco o comércio, que tinha cinco objetivos (contas) principais que serviam de meio de troca: (1) mercadorias, (2) dinheiro, (3) contas a receber, (4) contas a pagar e (5) lucros e perdas.
Nesse período, compreendido entre os séculos XV e XVIII, ocorreu o surgimento de um grande número de empresas, e assim foi criada a conta de capital, que representava a dívida da empresa com o proprietário (capitalista) — registrada no passivo. Mais tarde, com o surgimento do conceito de entidade, deixou de ser assim considerada, de acordo com Santos (2011).
 
Pergunta 10
1,5 / 1,5 pts
O Universalismo surgiu com o francês René Delaporte, em 1930, com a publicação de sua obra “Concepts raisonnis de la Comptabilité économique”.
O que mais podemos considerar sobre o Universalismo?
  
Estudava a dinâmica da riqueza patrimonial, mas desprezava a estrutura dos elementos patrimoniais (Reditualismo).
  
A contabilidade é a ciência da administração econômica das entidades.
  
Estuda suas estruturas e finalidades, as variações e suas causas no tempo e no espaço e sua expressão qualitativa e quantitativa em qualquer instante.
  
Colocou em um só plano a gestão, a organização e a contabilidade.
  
Era a corrente de pensamento que considerava o resultado (lucro ou prejuízo) como o objeto de estudo da contabilidade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes