Buscar

63844499-TERAPIA-CAPILAR

Prévia do material em texto

ESTÉTIA CAPILAR
CABELO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
	Afrodite cobria sua nudez com a loira cabeleira e Sansão derrotou os filisteus quando recuperou seus fios preciosos.
Cabelos Femininos de 1870
Cabelos Masculinos de Mesopotâmicos, Celtas e Etruscos
	Os pêlos têm função de proteção contra radiações, traumas e atritos, além de funcionarem como isolante térmico. Os cabelos têm também função estática de adorno, funcionando como moldura para o rosto. Estão relacionados à necessidade do ser humano de se embelezar e se tornar mais atraente.
	A estética capilar é uma técnica de avaliação das alterações do couro cabeludo e da haste capilar, com finalidade de tratar com produtos cosméticos problemas como:
 CASPA
	 SEBORRÉIA
	QUEDA
	CALVÍCIE
	De qualquer forma, na civilização atual os cabelos perderam muito da função remota protetora, mas ainda marcam muitos pontos nos itens "Beleza & Sedução".
	Até hoje uma bela cabeleira denota força, situação social e poder.
	
RAIZ
HASTE
Anatomicamente, o pêlo é composto por duas partes:
Estrutura da Haste Capilar
	A haste capilar é composta por três partes:
Cutícula: formada por células de queratina, com altas quantidades de enxofre e lisina. Tem função de proteger o córtex e controlar o conteúdo de água da fibra. A cutícula é incolor.
Córtex: formado por células alongadas e também muito unidas, é responsável pela estrutura do pêlo. Constituído por queratina, enxofre e cisteína.
Medula: consiste em uma coluna formada por células grandes e anucleadas na parte central da haste capilar.
Ciclo de Crescimento do Pelo
	O pelo é uma estrutura em contínuo estado de troca. Cada folículo piloso apresenta ciclos de crescimento ativo e de repouso que constituem o ciclo de crescimento do pêlo. Pode-se dizer que o pêlo cresce até uma determinada fase, fica um tempo em repouso e depois cai, empurrado por um novo pêlo que se formou no folículo.
		O ciclo se divide em 3 fases:
	Fase Anágena: é a fase ativa de formação e crescimento do pêlo. Essa fase dura em média de 2 a 6 anos, dependendo da região do corpo.
	Fase Catágena: As células germinativas perdem a atividade miótica, cessa a melanogênese e o ciclo de crescimento entra em fase de repouso. Essa fase dura em média três semanas.
	Fase Telógena: É a fase de queda do pêlo, que dura em média de 3 a 4 meses.
	
	Há uma média de 80 a 100 mil fios de cabelo no couro cabeludo e considerando-se que cerca de 1% encontra-se na fase de repouso, uma queda diária de até cem fios de cabelo é considerada normal. A queda excessiva de fios, muito além desses percentuais. é diagnosticada como eflúvio telógeno e deve ser investigada pelo dermatologista.
Fatores que Influenciam o Crescimento do Pêlo:
Genéticos: existe influência genética quanto à distribuição, quantidade, cor e espessura do pêlo em cada pessoa.
Ambientais: as altas temperaturas estimulam o metabolismo, contribuindo para o crescimento dos pêlos.
Metabólicos: determinadas carências nutritivas podem promover a queda dos pêlos. Dietas hipocalóricas exageradas também contribuem para a queda dos cabelos.
Emocionais: alterações emocionais como ansiedade, depressão e estresse podem ser responsáveis pela queda dos cabelos.
Crescimento Excessivo dos pêlos
	Crescimento excessivo de pêlos (espessura e quantidade) e podem aparecer em qualquer parte do corpo.
Hipertricose
Hirsutismo
Hipertricose
	(Também conhecida como a síndrome do lobisomem) é uma doença extremamente rara, caracterizada pelo aumento na quantidade e na espessura excessivo de pêlos. Pode apresentar de forma generalizada, a pele toda coberta de pêlos, exceto as palmas das mãos e dos pés, ou localizada em determinadas
	regiões. Só foram
	relatados 50 casos,
	desde a idade média.
Hirsutismo
	É o excessivo aumento na quantidade ou espessura dos pêlos em mulheres, em regiões do corpo onde normalmente apenas os homens têm pêlos (face, tórax, abdome e dorso). Normalmente está relacionado a causas hormonais ou a uso de medicamentos.
	O sintoma mais incômodo é o crescimento excessivo de pêlos no rosto.
Afecções do Couro Cabeludo
Aptiríase
	É uma forma branda de dermatite seborréica no couro cabeludo.
	É chamada de capa ou escamação do couro cabeludo. Embora bastante comum, se não tratada, pode evoluir para uma dermatite seborréica co inflamações e lesões avermelhadas que causam muita coceira. O couro cabeludo
	tem aspecto “seco”.
	Seborréia
	Aumento da secreção e da quantidade das glândulas sebáceas. A seborréia afeta o couro cabeludo, provocando descamação, e, em estágios mais avançados, queda de cabelo, e aparecimento de crostas. 
Alterações da Haste Capilar
	Com muitos processos químicos no cabelo há a queda capilar devido às agressões químicas
Tricoptilose: Divisão longitudiana da haste do cabelo.
Tricorrexe Nodosa: Desgaste do cabelo em resposta a uma lesão.
     
Triconodose: Um nó na haste capilar , induzido por um trauma.
     
 
Degradação da Haste Capilar
	É a quebra da haste capilar pelos atos do dia a dia.
Tipos de Cabelo
Mongolóide: da região Mongólia. É o cabelo asiático.
Negróide: de descendência africana,um cabelo onde não tem peso , por isso arma e aparenta ter muito volume.
Caucasóide: da região do Cáucaso, um cabelo surgido a partir da mistura de raças.
                                                                                                                                                                        
Ondulados 
Cor do Cabelo
	A melanina é o pigmento que dá cor aos cabelos e existe dois tipo que são: 
Eumelanina
Feomelanina
Tratamento Cosmético para o Couro Cabeludo com Caspa e Seborréia
	O tratamento para o couro cabeludo com caspa e seborréia começa com uma suave esfoliação, com xampu esfoliante ou esfoliante facial. Após esse procedimento, deve-se enxaguar bem e se necessário fazer desincruste com Lauril Sulfato de Sódio. Não se deve esfoliar o couro cabeludo se houver algum tipo de lesão. Com o couro cabeludo seco, ativar a circulação com o eletrodo “pente” do aparelho de alta freqüência por 5 a 10 minutos.
	Com um pincel de tintura, deve-se aplicar uma máscara de argila verde em pó, misturada com loção adstringente anti-séptica apenas no couro cabeludo. Após esse procedimento, colocar uma touca plástica ou de alumínio deixando agir por 20 minutos.
	Ao término do tempo determinado, deve-se lavar o cabelo com xampu para cabelos oleosos e aplicar hidratante ao longo dos fios. É importante massagear os fios e enxaguar. Se necessário, secar com o secador..
Procedimentos Cosméticos de Hidratação da Haste Capilar
	Para dar início ao tratamento, deve-se esfoliar suavemente o couro cabeludo com xampu esfoliante ou esfoliante facial suave. Após, lavar duas vezes os cabelos com o xampu para limpeza profunda. Com o couro cabeludo seco, deve-se estimular a circulação com eletrodo “pente” com aparelho de alta freqüência por 5 a 10 minutos.
	Se necessário, aplicar condicionador nos fios. Para finalizar, aplicar hidrante capilar na extensão dos fios e massageá-los puxando suavemente com as duas mãos em movimentos alternados, deslizando as mãos no sentindo raiz as pontas. Não se deve esfoliar o couro cabeludo se houver algum tipo de lesão.
Contato:
	Samanta da S. Gomes
	sgsamanta@hotmail.com
	Espero que possa ajudar.

Continue navegando