Buscar

Ideias de Marx e Engels e Origem do Termo Política na Grécia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Mariana Guimaraes 
	
	Disciplina:
	História do Pensamento Político e Econômico (HIS33)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:638679) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19461984
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Autores de ?O Manifesto Comunista?, publicado em 1848, Marx e Engels compunham o quadro de pensadores da época inquietos com relação às desigualdades sociais ocasionadas pelo modo de produção capitalista. Discorra sobre as ideias de Marx e Engels e a ênfase atribuída à perspectiva histórica da economia.
	Resposta Esperada:
Marx e Engels demonstravam, através de suas teorias, ser a economia o fundamento, ou melhor, o princípio para toda evolução histórica e social. Os autores afirmavam que as estruturas econômicas (que também chamavam de infraestrutura) são a base para toda a vida em sociedade. Segundo os autores, as classes sociais são produtos das relações econômicas de uma determinada época, e a base da sociedade é a produção econômica. Para Marx e Engels, acima da base econômica (ou infraestrutura) estaria uma superestrutura, que seria composta pela religião, cultura, direito, política etc. Todos determinados pela economia.
	2.
	A política faz parte do nosso cotidiano e parece tão natural que nem nos questionamos sobre sua origem. Contudo, o termo "política" teve uma origem temporal e espacial. O termo política foi empregado pela primeira vez na Grécia. Partindo desse pressuposto, discorra sobre o contexto e a origem do termo política.
	Resposta Esperada:
O termo "política" é derivado da palavra "pólis", como os gregos designavam a antiga cidade-Estado. Esse termo era utilizado para designar as regras de organização da vida em comum, ou seja, tratava dos cuidados e decisões sobre problemas e interesses da cidade. O termo "política" foi elaborado no contexto das discussões sobre as questões da cidade, ocasionando a democratização da participação cidadã, surgindo nas discussões de filósofos e escritores gregos do período clássico.
Parte inferior do formulário

Outros materiais