A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Capaciade Exercicios -FICHA 02032020

Pré-visualização | Página 1 de 1

Ficha de Exercícios 
1. Em fevereiro um estacão de trabalho produziu 4700 peças cada peça pesa 1,5kg e utiliza 2.2kg de matéria prima para ser produzida. Nesta estação trabalham 3 operadores cujos os custos mensais são de 2450 mts. A jornada de trabalho é de 8horas por dia útil e em fevereiro foram trabalhados 18 dias. A cada hora de trabalho existe um custo de operação de 135 mts. Uma peça pronta é vendida por 450mts e cada kg de matéria prima custa 27.50mts
a) Calcule a produtividade parcial de matéria prima (use saídas e entradas) 
b) Produtividade parcial de mão de obra por H/h
c) Produtividade total 
 
2. O setor de tingimento de uma tecelagem tem uma “barca de tingimento” (nome dado ao equipamento para tingir tecidos através de um processo de imersão em substância corante) com capacidade de 300 quilos de determinado tecido por hora. O setor trabalha em dois turnos de oito horas, cinco dias por semana. Durante a última semana, os registros de produção apresentaram os seguintes apontamentos de tempos perdidos:
	Ocorrência
	Tempo parado
	1- Mudança de cor (set- up)
	4,5 horas
	2- Amostragem de qualidade
	3 horas
	3-Falta de pessoal 
	4 horas
	4-Tempos de troca de turnos 
	50 minutos = 0.833h
	5- Falta de tecido 
	2 horas
	6- Manutenção preventiva regular 
	4 horas
	7- Nenhum trabalho programado 
	2 horas
	8- Investigações de falha de qualidade 
	40 minutos = 0.66 h
	9- Acidente de trabalho 
	25 minutos = 0.41h
	10- Falta de energia elétrica
	2,15 horas
a) A capacidade instalada, 
b) A capacidade disponível, 
c) A capacidade efetiva, 
d) A capacidade realizada, 
e) O grau de disponibilidade, 
f) O grau de utilização e 
g) O índice de eficiência do setor de tingimento da empresa de tecelagem na semana.
3. Uma estação de trabalho há 4 funcionários. Eles trabalham 8 horas por dia útil. Todos os dias eles fazem um treinamento de meia hora e tem dois momentos de ginastica laboral de 10 mm cada. Além disso, em média, um funcionário usa cerca de 20mm por dia em necessidades pessoais. O tempo padrão de produção é de 10 peças por homem/ hora, mas dados históricos apontam que esse funcionário tem produzido 12 peças homem/ hora. Considerando um mês com 21 dias úteis, calcule a capacidade produtiva. 
4. Um fabricante de filmes plásticos tem um equipamento cujo a capacidade do projecto é de 20/min ou 12000/h, a linha opera 12h/dia e 7 dias por semana. Considere a capacidade do projecto de linha em /min sabendo que os registos mostram os seguintes tempos de produção conforme a tabela abaixo. 
Calcule: 
a) Capacidade efectiva
b) Capacidade realizada 
c) Índice de utilização 
d) Índice de eficiência 
	1
	Tempo de setup
	20h/semana
	2
	Manutenção preventiva
	16h/semana
	3
	Nenhum trabalho programado 
	8h/semana
	4
	Amostragem de Qualidade 
	8h/semana
	5
	Tempo para troca de turno 
	7h/semana
	6
	Parada pela quebra da maquina
	18h/semana
	7
	Investigação de falhas de qualidade 
	20h/semana
	8
	Falta de matéria prima 
	8h/semana
	9
	Absentismo 
	6h/semana
	
	Espera de material (equipamentos)
	6h/semana
	
	
	
5. A nossa Fábrica de Parafusos trabalha 2 turnos diários de 8 horas, respeitando o Descanso Semanal Renumerado (DSR), ou seja, temos 5 dias trabalhado por semana e um mês contém 4 semanas. Durante um mês normal de produção tem paradas programadas para troca de turno de 30 minutos para informar como está o andamento da produção, 20 minutos para ginástica laboral, 20 minutos para necessidades fisiológicas e 1 hora para refeição. Durante a produção do mês teve paradas de 315 minutos por falta de matéria prima, 480 minutos por manutenção corretiva dos equipamentos. 
6. Uma empresa de tintas precisa determinar quantas máquinas de mistura serão necessárias para produzir 5.000.000 de litros de produto por turno. Deste total 3,3% da produção é rejeitada devido a problemas com máterias primas e limpezas de tanques. Sabe-se que 1000L podem ser produzidos em 30 segundos. As máquinas precisam parar 5% do tempo de produção para lubrificação, os funcionários são a penas 92,5% eficientes. A empresa trabalha em turnos de 8 horas. 
Calcule: 
a) A capacidade exigida do sistema 
b) Que produção média por hora pode ser esperada, se considerarmos a eficiencia 
c) Quantas máquinas são necessárias por turno
7. O setor 23 de determinada empresa tem 10 tornos que funcionam 20/h/dia, durante 30 dias / mês, sendo sua produção de 2 peças / hora. a) qual a sua capacidade de produção? b) qual a sua capacidade ociosa? c) qual a sua capacidade máxima? d) qual a sua capacidade instalada? Sabe-se também, ser sua previsão de vendas de 8000 peças e deseja produzir para estoque 2000 peças. 
8. Considerando os dados acima, em quantos dias produzirá o planeado. Quantos dias estarão ociosos? O que fazer nesse período ocioso? 
9. Estamos tratando dos dados da empresa Dinamite Quente, que apresenta em seu parque industrial, 80 máquinas capazes de produzir 120 bananas de dinamite por hora em cada máquina. A empresa tem rotina e autorização para trabalhar 10 horas por dia, durante 25 dias por mês. Informe à Alta Direcção, as dúvidas por eles levantadas: 
a) qual a sua capacidade produtiva mensal? 
b) qual a sua capacidade produtiva diária? 
c) qual a sua capacidade instalada? (Resultado ano) 
10. Observando melhor, pode-se sentir que a empresa não dispõe de mão-de-obra Suficiente. Possui apenas 50 empregados disponíveis e em condições de operar as máquinas. 
a) qual então a sua capacidade produtiva/mês? 
11. Em avaliação no almoxarifado e buscando dados históricos de Stock, a 
empresa conta com matérias-primas disponíveis para uso de 50 máquinas, porém, trabalhando apenas 8 horas/dia. 
a) qual então a sua capacidade produtiva/mês? 
12. Avaliando a sua saúde financeira, percebe-se que a Dinamite Quente conta com recursos financeiros suficientes para trabalhar 22 dias/mês. 
a) qual então sua capacidade produtiva mês?
13. Na área de Recursos Humanos, a estatística mostra que dos 50 empregados disponíveis para operação das máquinas, 10%, sempre, estarão em férias, Licença, enfim, ausentes. 
a) qual então a sua capacidade produtiva/mês? 
14. Com bases no já percebido, o que você entende por capacidade instalada? 
15. Com bases no já percebido, o que você entende por capacidade de produção? 
16. A capacidade nominal de produção de um equipamento é de 12000 unidades por hora. Se opera com 85% de eficiência, qual sua produção efetiva horária? 
17. Ao final da jornada de trabalho de 10 horas, um homem produziu 16000 peças. Se a produção esperada era de 20000 unidades no período, qual é a sua produção efetiva por hora e qual a sua produtividade em unidades