A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
ATIVIDADE 2 GESTAO DE PESSOAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Podemos encontrar nas organizações alguns tipos de comportamento organizacional, alguns positivos e outros bastante negativos. Relacione os tipos e suas definições.
 
I) Comportamento organizacional autocrático
II) Comportamento organizacional baseado na responsabilidade
III) Comportamento organizacional voltado à ética
IV) Comportamento organizacional que fomenta a competitividade
 
( ) É norteado pelo respeito às normas e aos colegas, líderes e clientes.
( ) Depende do modelo de negócios da empresa.
( ) Se baseia nas atitudes que o profissional mostra no ambiente de trabalho.
( ) Caracteriza-se pelo líder centralizador.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, IV, II, I.
	Resposta Correta:
	 
III, IV, II, I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A relação correta é III, IV, II, I. O comportamento organizacional autocrático se caracteriza pelo líder centralizador, que dá as ordens e os liderados apenas obedecem, pois não há espaço para participarem ativamente das decisões e dos processos. O comportamento organizacional baseado na responsabilidade é caracterizado pelas atitudes e autorresponsabilidade. O comportamento organizacional voltado à ética é norteado pelas normas de conduta desejadas de um indivíduo ou equipe, pelo respeito às normas e aos colegas, líderes e clientes. E o comportamento organizacional, que fomenta a competitividade, depende do modelo de negócios da empresa, pois se é uma empresa muito voltada ao lucro, a competitividade poderá ser estimulada.
 
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A cultura organizacional é composta por 3 níveis distintos: um mais superficial e perceptível; outro que fica em um nível intermediário, e apesar de estar menos perceptível, ainda é possível observá-lo; e o terceiro, que é mais profundo e inconsciente.
 
Relacione os níveis com suas características.
 
1. Artefatos
2. Valores compartilhados
3. Pressupostos
 
(  ) É o nível mais profundo e inconsciente, onde estão as crenças e sentimentos.
(  ) É o nível mais superficial e perceptível, onde estão a hierarquia, os produtos, os símbolos.
(  ) É o nível intermediário, mais escondido, mas não imperceptível, onde se encontram as normas e filosofia da organização.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, I, II.
	Resposta Correta:
	 
III, I, II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A relação correta é III, I, II. Os artefatos estão mais explícitos e fáceis de perceber. Temos como exemplo o organograma, os produtos, os símbolos que ilustram a cultura da organização. Os valores compartilhados não são tão fáceis de perceber quanto os artefatos, mas não estão totalmente imperceptíveis, por exemplo, as normas e a filosofia da empresa. Os pressupostos são difíceis de serem vistos, pois estão imperceptíveis. São as crenças e sentimentos inconscientes, e onde está o propósito da organização.
 
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
 
Segundo Vasconcellos (1989, p. 3), “a estrutura de uma organização pode ser definida como resultado de um processo através do qual a autoridade é distribuída, as atividades desde os níveis mais baixos até a Alta Administração são especificadas e um sistema de comunicação é delineado”.
 
VASCONCELLOS, E. Estrutura das Organizações . 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1989.
 
Considerando essa afirmação e o que foi estudado, quais os benefícios de uma boa estrutura organizacional?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Gestão do tempo mais eficaz; melhor identificação e organização das tarefas.
	Resposta Correta:
	 
Gestão do tempo mais eficaz; melhor identificação e organização das tarefas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A estrutura organizacional visa dar mais fluidez e organização aos processos e tarefas, portanto, há uma melhor gestão do tempo e melhor identificação das tarefas, pois a partir do organograma, a divisão do trabalho fica mais clara.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A organização precisa deixar bem claro quais são os valores, visões e ideias que possui. Caso alguns funcionários não se identificarem com a cultura organizacional, podem acabar se comportando de forma não desejada pela empresa. Por isso, a cultura organizacional deve ser conhecida por todos os setores da empresa. Como disseminar uma cultura organizacional para que ela transforme o ambiente e impacte positivamente nos resultados da empresa?
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s).
 
1. ( ) Uma cultura organizacional pode ser disseminada com ações simples e diretas, buscando a transparência nas comunicações.
2. (  ) As comunicações com os colaboradores deverão ser feitas com menos frequência, para não atrapalhar o fluxo do trabalho e proporcionar melhor gestão do tempo.
3. (  ) Uma cultura organizacional é bem transmitida quando exibe valores bem definidos que são compartilhados constantemente.
4. (  ) Cada departamento deve se comunicar com seu jargão próprio, não havendo a necessidade de usar uma linguagem que seja acessível a todos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A relação correta é V, F, V, F. Uma cultura organizacional deve ser transmitida com ações simples, diretas e transparentes, com frequência, por meio de seus valores, visando uma comunicação clara e simples.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O estudo do comportamento organizacional é de extrema importância para as organizações. Nesse estudo é possível detectar os fatores que impactam diretamente na cultura organizacional e que devem ser avaliados sempre levando em consideração o aspecto individual e grupal.
Considerando o que foi estudado, quais fatores a seguir impactam diretamente a cultura organizacional?
I) Objetivos profissionais.
II) Absenteísmo.
III) Foco na resolução de problemas.
IV) Inteligência emocional.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A relação correta é I, II, III e IV. Todos os fatores citados impactam a cultura organizacional. Os objetivos profissionais, ou o que o colaborador deseja para sua carreira, assim como seus comportamentos (se falta com frequência), se tem foco na resolução dos problemas e se possui inteligência emocional vão ter um impacto na cultura empresarial, pois, além da cultura impactar os funcionários, também é impactada por eles.
 
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Há três níveis na cultura organizacional, que podem estar mais superficiais ou mais ocultos: os artefatos, valores compartilhados e pressupostos. Assinale a alternativa correta que exemplifica cada nível, respectivamente.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Organograma e hierarquia / normas e filosofia da empresa / crenças e propósito.
	Resposta Correta:
	 
Organograma e hierarquia / normas e filosofia da empresa / crenças e propósito.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Os artefatos estão mais explícitos e fáceis de perceber. Temos como exemplo, o organograma e a hierarquia, os produtos, os símbolos que ilustram a cultura da organização. São mais concretos, palpáveis. Os valores compartilhados não são tão fáceis de perceber quanto os artefatos, mas não estão totalmente inconscientes. Por exemplo, os valores estabelecidos pelos sócios e fundadores da empresa, as normas e a filosofia da empresa. Os pressupostos são difíceis de mudar e de serem vistos, pois estão imperceptíveis, intrínsecos. São as crenças e sentimentos inconscientes, e onde está o propósito da organização.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A estrutura organizacional é o modo como as atividades

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.