Buscar

introdução a engenharia de software atividade aulas 3 e 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso Engenharia de Software
Disciplina: Introdução à Engenharia de Software
Atividade 02
Atividade referente às aulas 3 e 4
Enviar no Portfólio 2
	Aluno:
	Cleiton Ovando Martins
	RGM
	123.704
	Polo:
	Ponta Porã
	DATA
	23.03.2020
Nota máxima da Atividade: 2.5
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 3 E 4 NO PORTIFÓLIO 2. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS
Obs.: Na aula 4 ocorreu um erro de diagramação, sendo excluído duas seções. Por gentileza utiliza a Aula 4 que está disponível na plataforma, a mesma está completa.
1: Defina o que é Engenharia de Software. (0,25)
R.: Engloba as técnicas e lógicas que dizem respeito a dados, atividades, tecnologia e pessoas, ela permite que se desenvolva o planejamento, a análise, a projeção, a construção e a manutenção dos sistemas de processamento de dados, por meio de uma ação integrada e inteligente.
2: Faça uma breve pesquisa (com o máximo de 15 linhas) comentando a respeito da Crise de Software, fato que originou o surgimento da Engenharia de Software. (1,0)
R.: Termo que surgiu quando se vivia a terceira era do software, o termo expressava as dificuldades do desenvolvimento de software em meio ao rápido crescimento da demanda por software, da complexibilidade dos problemas a serem resolvidos e da inexistência de técnicas estabelecidas para o desenvolvimento de sistemas que funcionassem adequadamente. Houveram muitos problemas de prazo e custo no desenvolvimento de software, devido a baixa produtividade, baixa qualidade e difícil manutenção do software, a engenharia de software surgiu numa tentativa de contornar a crise e das um tratamento de engenharia (mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos.
3: Defina o que é Processos de Software (0,25)
R.: Conjunto de atividades que são relacionadas e que levam á produção de um produto de software, as atividades podendo estar relacionadas ao desenvolvimento de software a partir do zero seguindo uma linguagem padrão.
4: Explique o Modelo Cascata, detalhando suas fases. (0,5)
R.: ANALISE E DEFINIÇÃO DE REQUISITOS – são definidas todas as atividades e exigências, a partir do contato com o usuário.
PROJETO DE SISTEMA E SOFTWARE – faz-se a identificação e descrição das abstrações do sistema de software e de seus relacionamentos. Diz respeito a uma arquitetura geral do sistema.
IMPLEMENTAÇÃO E TESTE UNITÁRIO – observa-se nessa atividade, se cada uma das unidades do software está atendendo a sua especificação e função.
INTEGRAÇÃO E TESTE DE SISTEMA – as unidades primeiramente, individuais, nessa fase, não integradas e testadas no conjunto. Note que, na fase anterior, elas foram testadas individualmente, aqui são testadas no conjunto.
OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO – é a fase mais longa, geralmente, pois o sistema é utilizado. Durante esse processo, a partir do momento que o sistema está em uso, podem ser corrigidos possíveis falhas.
5: Faça uma breve pesquisa (com o máximo de 15 linhas) comentando a respeito dos Métodos Ágeis, fato que permitiu maior agilidade no processo de software, explicando a importância do Manifesto Ágil. (0,5)
R.: Fruto da constatação feita, de forma independente, por diversos profissionais renomados na área de engenharia de software, que apesar de terem aprendido segundo a cartilha tradicional, só conseguiam minimizar os riscos associados ao desenvolvimento de software. Embora cada envolvido tivesse suas próprias práticas e teorias preferidas, todos concordavam que, em suas experiencias, os projetos de sucesso tinham em comum um pequeno conjunto de princípios.
Estes princípios são os seguintes:
- Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
- Responder a mudanças mais que seguir um plano.
O manifesto reconhece o valor dos itens á direita, mas diz que devemos valorizar bem mais os itens á esquerda.

Continue navegando