A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Respostas Tema 4 -

Pré-visualização | Página 1 de 1

Associação UniCarioca de Ensino
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas
Exercícios – Tema 04
1. Desenvolva um modelo de classe que represente o conceito “ContaEmBanco”. As instâncias desta classe devem ser capazes de armazenar o nome do cliente, seu endereço e telefone, o número da conta (composto por número principal e um digito verificador) e o número da agência. Existem outras duas classes “ContaCorrente” e” que são do tipo “ContaEmBanco”. 
2. Projete uma classe de nome “Organizacao”, cujas instâncias sejam capazes de guardar os dados de uma dada empresa. Os dados a serem armazenados são razão social, nome fantasia, endereço (composto por logradouro, número, complemento, bairro, cidade e estado), CNPJ, telefone e número de funcionários. Sugira possíveis tipos de dados para cada atributo. 
3. Desenvolva uma classe de nome “CodigoPostal”, cujas instâncias sejam capazes de guardar o Código Postal de uma dada rua. Note que cada Código Postal é constituído por dois números inteiros, que designaremos respectivamente por "indicativo" e "extensão", e o nome da rua (Ex: 38408 046 Armando Lombardi).
4. Considere os requisitos a seguir para um sistema de Controle Acadêmico e elabore um diagrama de classes para representá-lo:
· RF01 – o sistema deve permitir à secretaria cadastrar cursos contendo código, descrição e coordenador.
· RF02 – o sistema deve permitir à secretaria cadastrar disciplinas de cursos, contendo código, descrição, carga horária, ementa, bibliografia e pré-requisitos.
· RF03 – o sistema deve permitir à secretaria cadastrar alunos, contendo matrícula, nome, endereço, telefone e curso para o qual foi aprovado.
· RF04 – o sistema deve permitir ao departamento de recursos humanos (RH) cadastrar professores, contendo nome, endereço, telefone e titulação máxima (graduação, especialização, mestrado, doutorado) e cursos que esteja vinculado.
· RF05 – o sistema deve permitir à secretaria abrir turmas de disciplinas de cursos, informando ano e semestre, dias da semana e horários de realização.
· RF06 – o sistema deve permitir aos coordenadores de curso alocar professores a determinadas turmas.
· RF07 – o sistema deve permitir à secretaria matricular alunos em turmas.
· RF08 – o sistema deve permitir aos professores lançar avaliações (duas notas parciais, nota da prova final e frequência) dos alunos das turmas que estejam sob sua responsabilidade.
· RF09 – o sistema deve permitir aos alunos consultar suas avaliações.
· RF10 – o sistema deve permitir à secretaria emitir diários de classe das turmas.
· RF11 – o sistema deve permitir à secretaria emitir históricos escolares dos alunos.
· RF12 – o sistema deve efetuar o cálculo da aprovação de alunos em turmas, sendo que, para ser aprovado, deve-se ter frequência mínima de 75%. Além disso, para aprovação sem prova final, a média das notas parciais deve ser maior ou igual a 70. para reprovação direta, esta média deve ser menor que 30. médias entre 30 (inclusive) e 70 (exclusive) colocam o aluno em prova final. Se a média da prova final com a média anterior for menor que 50, o aluno está reprovado, caso contrário, aprovado. 
· RF13 – o sistema deve controlar a situação de um aluno, podendo estar matriculado, trancado, formado ou evadido.
5. Considere os seguintes requisitos para um sistema de informação para a gestão de um parque de estacionamento:
· O controle é efetuado com base na placa do veículo.
· Na entrada do parque, existirá um funcionário que introduz as placas no sistema, ficando de imediato registrado a data e hora de início do estacionamento. O sistema tem que verificar se a placa em questão já existe.
· Se a placa não for reconhecida pelo sistema, então o funcionário deverá criar um novo veículo no sistema.
· Na saída, um funcionário introduz novamente a placa e o sistema calcula o custo do estacionamento.
· O gestor do parque precisa consultar, diariamente, uma listagem dos estacionamentos. Apenas o gestor poderá obter as listagens.
· Sobre cada veículo apenas interessa guardar no sistema a placa, tipo e cor.
· Um veículo pode efetuar vários estacionamentos no mesmo dia.
· Os veículos podem ser automóveis ou motocicletas motorizadas.
· Inicialmente existe uma tarifa base que é aplicada a todos os veículos. Contudo, para veículos com um elevado número de estacionamentos é possível criar tarifas específicas. Cada tarifa possui um custo por hora.
· O estacionamento possui um número de vagas limitado. As vagas são caracterizadas por um número, piso e um estado. Este estado só pode assumir os valores de ‘livre’ ou ‘ocupado’.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.