Buscar

Tecnologias Educacionais EAD atividade aulas 7 e 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 7 e 8 NO PORTIFÓLIO 4. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
	Atividade referente às aulas 7 e 8 Enviar no Portfólio 4
1. Sobre as tecnologias e o computador na escola, Rocha (2011) elaborou um quadro para melhor explicitar o paralelo histórico entre a EAD e perspectiva educacional, ou seja, concepção de prática pedagógica. Identifique marcando um X na alternativa que define a concepção SOCIOCONSTRUTIVISTA. (0.5).
(X) A aprendizagem se dá no grupo e mediante processo de equilibração. Teoria construtivista de ensino. (Alternativa Correta)
( ) A aprendizagem voltada para a prática com valorização da técnica. Lei 5.692/71 e a qualificação para o trabalho.
( ) A aprendizagem se dá por experiências mecânicas e acumulativas; com a maturação e pela descoberta (insight). Período do movimento escolanovista.
2. Sobre os conceitos de educação a distância citados por alguns autores na aula 8, considere as afirmativas abaixo: (0.5)
 
I) Processo de ensino aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Apesar de não estarem juntos, de maneira presencial, eles podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet; 
II) É uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar essa comunicação; 
III) Seria um subconjunto de todos os programas educacionais caracterizados por grande estrutura, baixo diálogo e grande distância transacional;
IV) no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o facilitador e o sujeito que aprende estão separados (no tempo e/ou no espaço);
V) É uma espécie de educação baseada em procedimentos que permitem o estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem mesmo onde não existe contato face a face entre professores e aprendentes – ela permite um alto grau de aprendizagem individualizada.
( ) As alternativas I e II estão corretas
( ) As alternativas II e III estão corretas
( ) Somente a alternativa IV e V estão corretas
( )Todas as alternativas estão corretas. (Alternativa Correta)
3. Após a leitura da aula 8, defina Ensino a Distância (segundo a legislação brasileira). (1.5)
R.: A legislação brasileira referente á educação a distância não aborda a questão da interação entre professor e aluno. A oferta de cursos a distância já estava prevista no artigo 80 da LDB (Lei de Diretriz e Bases da Educação) no 9.394 de 1996 e passou por uma atualização pelo decrete no 5.622 de 2005, nesse período, a modalidade EAD juntamente com os avanços tecnológicos e de comunicação, cresceram fortemente. Por exigências, cursos e programas a distância deverão ser projetados com a mesma duração definida para os respectivos cursos na modalidade presencial, avaliações de desempenho do estudo para promoção, conclusão de estudo e obtenção de diploma ou certificado deverão ser por meio de cumprimento das atividades programadas e realização de exames presenciais.
Analisando desde o surgimento do EAD no Brasil, podemos observar que tivemos várias mudanças desde o âmbito tecnológico à legislação vigente, sem deixar de mencionar o forte crescimento na escolha da modalidade de ensino no Brasil. A tecnologia está sempre em avanço, novos polos estão em expansão, novos cursos surgindo e juntamente com todo esse avanço, a legislação segue se atualizando, procurando se adequar cada vez mais e fazer com que as instituições também se adequem as novas exigências da legislação. Toda essa mudança, esse avanço, tem o intuito de melhorar essa modalidade de educação e levar a educação a estudantes de qualquer nível de estudo diminuindo assim a exclusão social no ensino superior, elevar a média de escolaridade dos brasileiros e também para estimular a inclusão digital.

Outros materiais