Buscar

geléia mai

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Maiara Mandaji	RA: N1466F-3
Milena Jaconis	RA: N 15591-0
Nathan Lopes Cirillo	RA: N 21215-2
Jameli Laurindo dos Santos	RA: D48337-4
Receita de Geléia da Casca de Musa paradisíaca
A proposta da APS no primeiro semestre de 2020 da matéria de Botânica Econômica foi de realizar a receita de uma geleia a partir de cascas de frutas. A fruta escolhida foi a banana nanica (Musa paradisíaca). De uma forma geral a casca da banana contém fibras que auxiliam na digestão, triptofano; aminoácio que aumenta a atividade do neurotransmissor serotonina e luteína, um carotenóide relacionado com a vitamina A. Também apresenta magnésio e vitamina B6, ajuda na redução do colesterol, podem ser usadas na alimentação animal ou em compostagem. É possível fazer um produto natural e caseiro com a casca de banana no combate contra acnes, verrugas e manchas, já o potássio e os antioxidantes presentes auxiliam na redução da visibilidade de cicatrizes.
Para fazer a geleia foram utilizados: 1 kg de casca de banana; 1 kg de açúcar; 1 xícara de chá de água;1 colher de sopa de caldo de limão. Foram adicionadas em uma panela, a água e as cascas de bananas (figura 1), onde foram mexidas até ficarem moles e serem levadas ao liquidificador. Logo em seguida, depois de batidas, as cascas foram colocadas em uma panela junto do açúcar e do limão (figura 2). Inicialmente, foi necessário mexer com um intervalo de tempo, e depois, mexeu-se sem parar até que a geleia começasse a soltar da panela e ficar pronta (figuras 3 e 4).
 (
Figura 1. Primeira etapa da receita
. 
 
Figura 2. Adição de acúçar e 
 
 Figura 3. Geléia pronta. 
 
Figura 4. Geléia pronta.
 
 
limão.
)
Referências Bibliográficas: 
1. Equipe eCycle. Aproveite a casca da banana. Disponível em https://www.ecycple.com.br/3941-casca-de-bana. Acesso em 20/04/2020;
2. Custódio PL, Lima SV, Morita ABPS. Uso Popular da Casca de Banana para a Remoção de Verrugas. Rev Saúde e Biociências. 04/09/2019, 1(1);
3. Silva ICA. Fitocosmético a partir da cascac de banana como alternativa sustentável para o tratamento de acnes: um levantamento bibliográfico.

Outros materiais