Buscar

Aula 1 PRESSUPOSTOS DAS TEORIAS COGNITIVAS

Prévia do material em texto

PRESSUPOSTOS DAS TEORIAS COGNITIVAS
FREDERIC BARTLETT
Bartlett acreditava que o estudo da memória não poderia se dar por meio de restritos experimentos de laboratório. 
Bartlett propôs, então, mudanças em termos de procedimentos experimentais.
FREDERIC BARTLETT
Elaborou pesquisas sobre a memória: nelas, cada participante estudava uma estória e a reproduzia várias vezes num período de semanas ou meses, ou o participante recontava uma estória, ou quadro, para outro participante, e este para outro e assim sucessivamente. 
Os resultados eram similares: os participantes não reproduziam fielmente a estória, ou quadro, originais, mas as reconstruíam uma estória, baseados em detalhes chave. 
FREDERIC BARTLETT
Concluiu que as memórias não são constituídas por informações estáticas que esperam ser revividas, mas formam esquemas complexos, em que as informações podem ser modificadas a qualquer momento. 
4
FREDERIC BARTLETT
Ele argumentou que, se informações antigas criam vestígios que são entidades sem vida à espera de serem revividas, deveríamos sempre estar à mercê de velhos hábitos, mas com a noção de esquema se poderia reviver memórias individuais que haviam sido criadas em diferentes períodos de tempo e, a partir deles formar novas combinações. 
5
FREDERIC BARTLETT
Acreditava que a consciência tinha se desenvolvido com o objetivo de “atualizar” nossos esquemas, e esta habilidade seria muito facilitada pelos diferentes tipos de informações (visuais, sonoras). A percepção não pode ser adquirida a partir da memorização. Os esquemas eram ligados por coisas como "apetites, instintos, interesses e ideais", sendo que os dois primeiros eram formados na infância, enquanto os dois últimos eram formados mais tarde na vida. 
FREDERIC BARTLETT
Em um de seus experimentos, utilizou uma lenda de índios americanos chamada "A Guerra dos Fantasmas", que consistia em uma história que continha elementos culturais. Ele solicitava que os participantes lessem duas vezes a lenda e, após quinze minutos, tentassem recordá-la da maneira mais precisa possível. 
FREDERIC BARTLETT
Além de recordarem corretamente e esquecerem algumas partes da lenda, os alunos se lembravam de informações que não estavam na história, mas que, de alguma forma, se encaixavam na mesma. 
FREDERIC BARTLETT
Bartlett constatou que os eles reconstruíam a história, com base em suas expectativas e suposições baseadas em sua cultura ocidental, ao invés de lembrá-la literalmente como havia sido apresentada. Era como se a memória dos participantes para a história realmente lida tivesse sido internamente distorcida.
FREDERIC BARTLETT
Buscando explicar seus achados, ele propôs uma explicação dos fenômenos om base no constructo teórico que denominou de "esquema". Um esquema seria a unidade básica de processamento, consistindo de estruturas mentais representacionais sobre conceitos genéricos. De certa forma, os esquemas buscam reduzir a redundância que existe em nossas experiências (por exemplo, praticamente todas as salas de aula possuem cadeiras e mesas; quando alguém vai ao cinema, geralmente assiste a um filme etc.). 
FREDERIC BARTLETT
Bartlett afirmava que nós não somos leitores passivos da realidade, mas que estamos constantemente buscando compreender essa realidade. Nessa perspectiva, existe um caráter ativo dos esquemas nos processos de compreensão, sendo que a pessoa vai buscar enquadrar as novas informações em seu esquema conceptual, que é constituído pelas informações que a pessoa já possui acerca de algo.
FREDERIC BARTLETT
Para Teoria dos Esquemas, o processo de compreensão de uma situação pode gerar distorções e perdas de informações originais se essas não se encaixarem no esquema existente. Ainda assim, esse mesmo processo de compreensão pode gerar uma nova estrutura, que será o resultado das informações armazenadas no esquema já existente, acrescido de informações novas. 
FREDERIC BARTLETT
Portanto, aquilo que é codificado e armazenado na memória é fundamentalmente determinado pelo esquema existente. Esse esquema vai selecionar e, inclusive, pode até modificar as informações advindas da experiência, para poder chegar a uma representação unificada e coerente da mesma, no sentido de tornar essa representação consistente com as expectativas e conhecimentos já adquiridos. Neste processo ativo, pode ocorrer perda ou distorção de informações já armazenadas, ou seja, esquecimento. 
FREDERIC BARTLETT
O conceito de esquema se refere a uma estrutura cognitiva básica, fundamental da personalidade, cujo conteúdo é composto por dados fornecidos pela experiência do indivíduo, junto com seus aspectos constitucionais, e se referem aos fatores mais importantes que ele desenvolve, e que norteiam a sua compreensão de si mesmo, do mundo e de suas vivências. 
FREDERIC BARTLETT
Tais esquemas, ao serem construídos ao longo da vida, tendem a nortear não somente a avaliação cognitiva, como também as reações emocionais e estratégias comportamentais manifestadas pela pessoa no seu cotidiano.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes