A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL 1 TEMPOS E METODOS UNINTER

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Tempos e Métodos
A tendência de todas as empresas é facilitar o trabalho, o que tem contribuído para diminuição das causas de fadiga. A fadiga por definição é a perda de rendimento físico, que é recuperado por descanso suficiente, ou seja, trabalhos estressantes, pesados e outros podem levar o trabalhador à fadiga. Existem 3 tipos de fadiga, assinale a alternativa que apresenta esses 3 tipos.
Nota: 10.0
	
	A
	Fadiga biológica, Fadiga-trabalho e Fadiga neurosensorial
Você acertou!
Capítulo III livro base – as fadigas biológicas, trabalho e neurosensorial englobam todos os “sintomas” resultantes do trabalho estressante
	
	B
	Fadiga mental, Fadiga-trabalho e Fadiga por esforço
	
	C
	Fadiga biológica, Fadiga física e Fadiga sensorial
	
	D
	Fadiga química, Fadiga por esforço e Fadiga neurosensoria
	
	E
	Fadiga biológica, Fadiga física, Fadiga mental
Questão 2/10 - Tempos e Métodos
As empresas que detém um departamento de Tempos e Métodos, certamente utiliza termos próprios, relacionados á determinação do tempo padrão e esses termos devem ser de conhecimento das pessoas envolvidas, pois uma interpretação  errônea de um termo pode comprometer uma decisão.
Analise o parágrafo abaixo e depois escolha a alternativa que representa o respectivo termo.
“É a quantidade de energia física e/ou mental despendida pelo operador ao realizar uma tarefa”
Nota: 0.0
	
	A
	Fadiga
	
	B
	Esforço
Capítulo II livro base –  a energia seja ela física ou mental despendida em uma operação é o resultado do esforço realizado pelo operador
	
	C
	Fadiga mental
	
	D
	Trabalho
	
	E
	
Fadiga físico/mental
Questão 3/10 - Tempos e Métodos
Para o aprimoramento das análises de tempos e métodos, os elementos (grupos de movimentos) considerados nas operações sofreram um detalhamento maior, ou seja, cada elemento foi dividido em movimentos e após centenas de análises feitas observando filmes, fotos de operações diversas, foram identificados inicialmente 17 movimentos básicos e anos depois criou-se mais um movimento, totalizando assim 18 movimentos básicos os quais foram denominados de Therbligs. Quem foi o precursor desse trabalho de análise?
Nota: 10.0
	
	A
	Taichi Onno
	
	B
	Taylor
	
	C
	Casal Gilbreth
Você acertou!
Capítulo I livro base – o casal Gilbreth foi o precursor  e por isso os elementos receberam o nome de Therblgs, um anagrama de seu nome.
	
	D
	Henry Ford
	
	E
	Maynard
Questão 4/10 - Tempos e Métodos
Quando  se executa estudo de tempos em operações principalmente onde predominam os tempos influenciáveis (operações com predomínio de tempos manuais), o aperfeiçoamento do método consiste em eliminar movimentos desnecessários, ou seja, eliminar desperdício e simplificar os essenciais, tomando-os mais fáceis e menos cansativos. Esse aperfeiçoamento do método é chamado de economia de movimentos (EM). Em uma análise de método, devemos observar e aplicar os princípios de economia de movimentos em relação à: Emprego do corpo humano; Utilização das ferramentas e dispositivos; E o arranjo do posto de trabalho.
Analise as 4 proposições a seguir e depois escolha a alternativa que retrata a verdade em relação à economia de movimentos ligados ao Emprego do corpo humano e também ao rearranjo do posto de trabalho.
I - Deve-se estabelecer uma ordem na sequência de movimentos a fim de tomá-los rítmicos e automáticos.
II - Dispositivos de fixação ou acionamento, fazem parte do projeto do equipamento.
III - No posto de trabalho além dos meios que fazem parte do projeto da máquina, têm outros que devem ser rearranjados na determinação do novo método.
IV - Deve-se utilizar sempre que possível o impulso, e evitá-lo sempre que, para freá-Io seja necessário um esforço muscular.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as proposições I, II e IV estão corretas
	
	B
	Apenas as proposições III e IV estão corretas
	
	C
	Apenas as proposições I, II e III estão corretas
	
	D
	Apenas as proposições II e III estão corretas
	
	E
	Apenas as proposições I, III e IV estão corretas
Você acertou!
Capítulo II livro base – de todas as proposições, apenas a II não se refere ao Emprego do corpo humano e também ao rearranjo do posto de trabalho.
Questão 5/10 - Tempos e Métodos
Durante um jornada de trabalho, a qual tem duração normal de 8 (oito) horas, muitos fatores atuam sobre uma operação produtiva e muitos desses fatores podem ser evitados, porém existem fatores que são inerentes ao tipo de operação desempenhada e devem ser bem avaliadas e classificadas pelo cronoanalista, com a finalidade de incorpora-las ao tempo padrão da operação quando da realização do estudo de tempos. A esses tempos incorporados ao tempo padrão, dá-se o nome de concessões, e as mesmas se dividem em três tipos: perdas pessoais, interrupções inevitáveis e perdas por fadiga. Assinale a alternativa que apresente apenas exemplos de interrupções inevitáveis.
Nota: 0.0
	
	A
	Atender ao controle de qualidade e vestir ou retirar EPIs
Capítulo III livro base – perdas consideradas como interrupção inevitável são: vestir ou retirar equipamentos de proteção individual ( EPI ), arrumar o posto de trabalho no início da jornada e recolocá-lo em ordem no fim do período, receber ocasionalmente uma instrução sobre o serviço, ou atender ao Controle de Qualidade, à Manutenção, aferir eventualmente um instrumento de medição
	
	B
	Recuperar esforço despendido e tomar água para repor energia
	
	C
	Necessidades fisiológicas e atender orientações da supervisão
	
	D
	Passar informações ao operador que irá rendê-lo e ir ao banheiro
	
	E
	Necessidades fisiológicas, manutenção preventiva, manutenção corretiva
Questão 6/10 - Tempos e Métodos
É sabido que a construção das pirâmides, assim como as empresas de fabricação de cerâmicas já existiam desde 800 a.C, com isso fica claro que a atividade de produzir é realmente muito antiga, porém seu desenvolvimento era muito lento. Na história do desenvolvimento da indústria mundial, ocorreu um fato marcante no século XVIII, entre os anos de 1765 e 1785, a partir do qual a aceleração do desenvolvimento das indústrias iniciou-se e dura até os dias de hoje. Esse fato marcante se deu devido a uma invenção revolucionária para a época. Que invenção foi essa e quem é conhecido como o seu inventor?
Nota: 10.0
	
	A
	Máquina a Vapor – James Watt
Você acertou!
Capítulo I livro base – Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor por James Watt (máquinas já existiam, ele apenas adaptou a máquina ao uso em empresas, porém é conhecido como o inventor)
	
	B
	Trem a Vapor – Frederick Taylor
	
	C
	Trem a Vapor – James Watt
	
	D
	Produção em massa – Frederick Taylor
	
	E
	Avião comercial – Santos Dumont
Questão 7/10 - Tempos e Métodos
Nas empresas que mantém um departamento de Tempos e Métodos, certamente são utilizados termos próprios, relacionados á determinação do tempo padrão e esses termos devem ser de conhecimento das pessoas envolvidas, pois uma interpretação  errônea de um determinado termo pode comprometer uma decisão.
Analise o parágrafo abaixo e depois escolha a alternativa que representa o respectivo termo.
“É o profissional treinado para fazer o levantamento dos tempos em operações onde a engenharia de processos já definiu o método a ser utilizado e o operadores já estão devidamente treinados”
Nota: 0.0
	
	A
	Engenheiro de processos
	
	B
	Cronometrista
Capítulo II livro base – esse profissional é o cronometrista, pois sua responsabilidade é fazer a cronometragem de um posto de trabalho pronto para a tomada de tempos, pois já tem o método definido e o operador treinado
	
	C
	Cronoanalista
	
	D
	Engenheiro industrial
	
	E
	Técnico senior de tempos e métodos
Questão 8/10 - Tempos e Métodos
 A construção das pirâmides, as empresas de fabricação de cerâmicas já existiam desde 800 a.C, com isso é notório que a atividade de produzir é realmente muito antiga, porém seu desenvolvimento era muito lento. Na história do desenvolvimento da indústria mundial, ocorreu um fato marcante no século XVIII, entre os anos de 1765 e