Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

1º PERÍODO
Nome:
CURSO:
Administração 
Disciplina: Filosofia e Ética Profissional
Instruções
	Usar caneta com tinta de cor azul ou preta;
	Nas questões de exatas os resultados só serão validados se tiverem as descrições dos cálculos;
	O aluno poderá efetuar apenas as respostas no caderno, não sendo necessário transcrever toda a questão, porém terá que seguir a ordem que as questões estão expostas na Lista de Atividades;
	Também poderá responder na Lista de Atividade e deverá enviar o arquivo pela Plataforma;
	O aluno deverá responder e realizar o envio das respostas do Caderno de Atividade, devidamente organizado com o nome da Faculdade, Período e Nome do Aluno, para a plataforma-EAD.
	O aluno deverá postar cada lista de atividade na disciplina correspondente na plataforma EAD conforme endereço .: http://ensino.impactoporangatu.com.br/curso/curso-de-graduacao-em-administracao-1o-periodo/
DISCIPLINA: Filosofia e Ética Profissional –
Prof. Fabrício
 ATIVIDADE III
01 – Os sociólogos descobriram que desenvolver uma “ciência da sociedade” é uma tarefa extremamente difícil e complexa. Uma pergunta repetida até hoje é se a Sociologia pode ser concebida como uma ciência com o mesmo caráter das ciências físicas e naturais. Respostas diferentes foram dadas a essa questão pelos autores que fundaram as três grandes teorias da sociedade: Comte e Durkheim, Marx e Engels e Weber. Por isso, conhecê-los é uma tarefa urgente para quem quiser tornar-se um sociólogo.
Qual é o método da Sociologia para estudar os seres humanos?
a) ( ) O método da Sociologia é o método comparativo.
b) ( ) O método da Sociologia é o método empírico.
c) ( X ) A Sociologia utiliza o método de investigação científica.
d) ( ) A Sociologia recorre ao método empírico de pesquisa.
e) ( ) A Sociologia recorre aos vários métodos científicos.
02 – Estamos vivendo uma nova era de transição social: a soci- edade industrial nacional – tanto na sua versão capitalista como socialista – está sendo substituída por uma outra sociedade, que provisoriamente vamos designar como informacional global. Esta nova sociedade é um produto do desenvolvimento do capitalis- mo, pois foi o “mundo do capital” que acumulou forças produti- vas capazes de gerar uma nova evolução industrial (ou informacional). Tudo indica que está em desenvolvimento uma nova e prolongada fase de reprodução capitalista.
 “As estatísticas também mostram que os jovens que conseguem chegar à Universidade no Brasil pertencem ao grupo com maior nível de renda. Os pobres no Brasil raramente conseguem chegar ao segundo grau. Isso contribuiu para desqualificar a educação como via de mobilidade social. As profundas desigualdades sociais. As profundas desigualdades sociais, típicas da sociedade atual, fazem com que a competição se assemelhe a um jogo de cartas marcadas na qual os mais ricos estão destinados a vencer sempre”. Esse fenômeno indica que as pessoas não estão conseguindo posições correspondentes ao seu nível de instrução por:
a) ( ) super educação
b) ( ) mobilidade social
c) ( X ) desigualdade social
d) ( ) globalização
3 – As empresas multinacionais investem principalmente em tecnologia, contribuindo principalmente para a contribuição de corte de empregos. De uma maneira geral, nos setores em que ocorreu a privatização diminuiu os empregos e as condições de trabalhos pioraram. Na mesma proporção da abertura do mercado o desemprego aumentou, e a possibilidade de voltar ao mercado de trabalho fica mais distante. Estes fatos comprovam que?
a) ( X ) As pessoas para não ficarem fora do mercado de trabalho, precisam investir em uma educação de qualidade, se especializarem, aprendendo novas tecnologia e informática.
b) ( ) As pessoas não precisam estudar, pois as multinacionais só estão interessadas em máquinas e robôs.
c) ( ) Mesmo que as pessoas estudem não há trabalho, o jeito é destruir as máquinas.
d) ( ) NRA
04 – No século XIX ocorre uma mudança importante na formulação do pensamento político. Para esta nova forma de pensar a política, o Estado nasce das contradições da sociedade civil, de modo que uma nova dicotomia se estabelece: sociedade civil/sociedade política. A sociedade existe independentemente do contrato, portanto faz parte da própria condição humana. Essa fundamentação é possível em função do desenvolvimento da Ciência, como procedimento para buscar a verdade. Esta prática está vinculada à observação, levada a efeito segundo uma determinada metodologia. A observação permitiu uma conclusão: os homens estabelecem relações necessárias entre si que decorrem dos atos necessários à produção da sua própria existência.
Karl Marx foi um importante cientista social, historiador e economista. Suas obras eram voltadas em defesa dos trabalhadores. Qual era a sua principal proposta?
a) A reforma do capitalismo, que oferecia uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores.
b) A Revolução socialista que levasse o proletariado ao poder.
c) Karl Marx propunha o fim da sociedade estamental.
d) Marx defendia uma adaptação do capitalismo as necessidades da classe trabalhadora.
e) Marx propunha uma sociedade com classes, mas sem exploração do trabalhador.
05 – A Revolução Industrial é um evento que se desenvolve fundamentalmente na Inglaterra. A combinação de vários fatores – econômicos, sociais, políticos e culturais – fez do território inglês um lugar em que incontáveis decisões de empresários e investidores, respalda- dos por uma nova institucionalidade política, fossem comandadas pela busca do lucro máximo. A Revolução Industrial foi responsável por intensas mudanças que ocasionaram no surgimento de novos grupos sociais que eram antagônicos. Quais eram esses grupos sociais?
a) Burguesia e proletariado.
b) Nobreza e camponeses.
c) Clero e proletariado.
d) Burguesia e camponeses.
e) Nobreza e proletariado.
06 – A sociedade e como elas impactam as ações em que o homem procura desenvolver tecnologias para a melhoria da qualidade de vida, são abordagens mais estudadas por estes campos de estudo. Com base nos estudos feitos na sociedade, explique o Conceito de Ciências Sociasis.
Ciências Sociais é o estudo da sociedade, dos comportamentos sociais e fatos sociais, seu objeto de estudo é o ser humano e suas ações em comunidade,  ela tem como objetivo entender, definir e explicar essas relações na sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina