A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
atividade responsabilidade social 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o seguinte excerto:
“É fato que as condições de acessibilidade oferecidas no local de trabalho tanto podem reforçar a limitação causada por uma deficiência, quanto podem minimizá-la, ou mesmo neutralizá-la. (...) A eliminação de todas essas barreiras aumenta a integração, melhora a produtividade e o desempenho das funções em uma empresa, traduzindo uma visão empresarial e uma cultura de inclusão que se expressa naquele ambiente”.
 
BARRETO, M. T.; ALVES, M. B.; MORAIS, G. L. F. V. de. A acessibilidade nas empresas: Percepção dos portadores de deficiência visual inseridos no mercado de trabalho. In: Accessed February, v. 4, p. 1-16, 2012.
 
A respeito das categorias de acessibilidade, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A falta de acessibilidade pode ser “invisível” por estar relacionada a barreiras impostas por meio de políticas, regulamentos, leis, decretos etc.
II. A acessibilidade pode estar relacionada à atitude das pessoas, então programas de sensibilização e treinamentos podem contribuir para ela.
III. As barreiras experimentadas pelas pessoas com deficiência podem ser aumentadas, diminuídas ou até neutralizadas pelas empresas. 
IV. Práticas de acessibilidade na empresa aumentam a produtividade, a integração e a cultura de inclusão.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	
	
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o seguinte excerto da Convenção da Pessoa com Deficiência:
“O propósito da presente Convenção é promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
 
RESENDE, A. P. C. R.; VITAL, F. M. de P. A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada. Brasília: SEDH/CORDE, 2008. Disponivel em: < https://www.governodigital.gov.br/documentos-e-arquivos/A%20Convencao%20sobre%20os%20Direitos%20das%20Pessoas%20com%20Deficiencia%20Comentada.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2019.
 
A respeito do conceito e direitos da pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) A pessoa com deficiência deve ser tratada de forma igual aos demais, então inclusão e acessibilidade são fatores desnecessários.
II. ( ) A igualdade fica prejudicada quando se processam discriminações injustas a uma pessoa ou a um determinado grupo.
III. ( ) Por causa das barreiras experimentadas pelas pessoas com deficiência, esse segmento tem menos direitos que outros.  
IV. ( ) Barreiras sociais podem impedir a participação de Pessoas com deficiência em condições de igualdade.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	
	
	
	
	
· Pergunta 3
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o seguinte excerto:
“De maneira generalizada, as drogas consideradas substâncias psicoativas são aquelas utilizadas para produzir alterações nas sensações, no grau de consciência ou no estado emocional, de forma intencional ou não. As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as características da pessoa que as usa, de qual droga é utilizada, em que quantidade, do efeito que se espera e das circunstâncias em que ela é consumida. Em nossa sociedade, apenas poucas substâncias extremamente perigosas são consideradas drogas. Com frequência, consideramos drogas os produtos ilegais, como a maconha, a cocaína e o crack; porém, do ponto de vista da saúde, muitas substâncias legalizadas podem ser igualmente perigosas, como o álcool, por exemplo. De acordo com o critério de legalidade, podemos identificar dois grandes grupos de drogas: as lícitas e as ilícitas”.
 
SILVEIRA, D. X. da.; DOERING-SILVEIRA, E. B. Substâncias psicoativas e seus efeitos. In: Aberta, 2017. Disponível em:       < http://www.aberta.senad.gov.br/medias/original/201704/20170424-094213-001.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2019.
 
A respeito da empregabilidade da pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) As drogas produzem alterações sensoriais na consciência ou na emoção.
II. ( ) O álcool não é considerado uma droga, tendo em vista que é lícito.
III. ( ) Substâncias lícitas também podem ser consideradas drogas perigosas.
IV. ( ) As sensações causadas no usuário de droga são comuns a todos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	
	
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o seguinte excerto:
“A inclusão social das pessoas com deficiência exige a aceitação das diversidades, a integração e o convívio com estes indivíduos, porém estas pessoas ainda encontram desafios e obstáculos na sociedade para sua aceitação, sendo vítimas de preconceitos e discriminações, reflexo das diferentes maneiras pelas quais foram vistas e tratadas ao longo do tempo. É direito de todos os cidadãos o acesso ao lazer, à saúde, à educação e ao trabalho. Nesse sentido, como qualquer outro cidadão, a pessoa com deficiência tem direito ao trabalho e ao uso de suas aptidões para o desenvolvimento de atividades, fazendo com que se sinta útil, produtiva e valorizada. Uma pessoa com deficiência possui capacidade para desenvolver um trabalho da mesma forma de pessoas que não possuem deficiência, desde que sejam respeitadas suas limitações e lhe sejam dados os meios adequados”.
 
BARRETO, M. T.; ALVES, M. B.; MORAIS, G. L. F. V. de. A acessibilidade nas empresas: Percepção dos portadores de deficiência visual inseridos no mercado de trabalho. In: Accessed February, v. 4, p. 1-16, 2012.
 
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre equidade da pessoa com deficiência, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
A inclusão é necessária para que as pessoas com deficiência possam exercer os mesmos direitos das pessoas sem.
	
	
	
	
	
· Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	É cada vez mais imprescindível para as organizações se preparar para receber e gerenciar uma equipe culturalmente diversa, além de receber os benefícios disso. De acordo com Fleury (2000), os resultados organizacionais podem ser divididos em qualitativos (satisfação, identificação organizacional e envolvimento no trabalho) e em impactos quantitativos (performance, mobilidade no cargo e compensação). Os resultados organizacionais podem, ainda, impactar o nível de atendimento, de turnover, de qualidade do trabalho e de lucratividade.
FLEURY, M. T. L. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. In: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 18-25, jul./set., 2000.
Em relação aos benefícios do gerenciamento de uma equipe culturalmente diversa, considere as afirmativas a seguir.
 
I. Atrair e reter os talentos na empresa.
II. Criar estratégias de marketing para atender segmentos de mercado diversificados.
III. Fomentar a criatividade e a inovação.
IV. Tornar eficiente a resolução de problemas.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	
	
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	Atualmente, devido a muitos anos de colonização e miscigenação, quase todos os países possuem a sua diversidade cultural, ou seja, um pouco da cultura de cada lugar misturada em seu território. “Algumas pessoas consideram a globalização um perigo para a preservação da diversidade cultural, pois acreditam na perda de costumes tradicionais e típicos de cada sociedade, dando lugar a características globais e ‘impessoais’.”
 
SIGNIFICADO de Diversidade cultural. Significados, 06 mai. 2019. Disponível em: < https://www.significados.com.br/diversidade-cultural/>.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.