Buscar

Processos Bioquímicos dos Lipídios para Produção de Energia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade 3 – Processos Biológicos 
Ao longo da Unidade, pudemos verificar que as moléculas biológicas, ou seja, proteínas, carboidratos e lipídios, exercem diversas funções nas células e nos tecidos do organismo. A obtenção dessas moléculas normalmente está nas fontes alimentares, porém, em excesso, podem ocasionar disfunções orgânicas. Por exemplo, a ingestão em excesso de alimentos gordurosos e/ou ricos em carboidratos pode trazer como consequência a obesidade e o desenvolvimento de diabetes tipo 2, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e tipos de cânceres como o de colo, mama, próstata e endométrio (NELSON, 2019, p. 939).
Tendo em vista que você já sabe que o excesso de calorias dietéticas pode levar à obesidade e que a principal resposta do organismo ao excesso de calorias é a conversão do excesso de carboidratos em gordura e o armazenamento no tecido adiposo, descreva os processos bioquímicos que ocorrem com os lipídios, em especial os ácidos graxos, como substrato para as mitocôndrias produzirem energia para as células.
O processo se inicia na ingestão de alimentos até chegar no intestino delgado processo chamado amilase, desta forma os monossacarídeos são absorvidos pelas células intestinais e são direcionados para a corrente sanguínea podendo chegar aos músculos, fígados e cérebro.
Músculo é rico em proteína, que é transformado em aminoácidos de Alanina, e levada para o fígado e transformado em piruvato. 
Proteína -> Aminoácidos -> Alanina -> piruvato -> Glicose.
A principal molécula orgânica utilizada para o fornecimento de energia é a glicose um monossacarídeo de 6 carbono.
Para liberar energia contida nas ligações químicas da glicose a etapa inicial é a glicólise.
Esse processo ocorre no citosol. Uma sequencia de 10 reações quebra da molécula de glicose, com a formação de duas moléculas de carbono denominada como piruvato (ácido pirúvico)
Há transferência de hidrogênio com a formação de 2 NADH e liberação de energia que permite a produção de 2 ATP.
Após essa separação, inicia se o ciclo de Krebs por ação do acetil-CoA obtida pela transformação do piruvato ao entrar na matriz mitocondrial. 
A acetil-CoA (2 carbono) reage com o ácido oxalacético (4 carbono) , formando o citrato ( 6 carbono).Um conjunto de reações de descarboxilação ( perda de CO2) e de desidrogenacão(perda de hidrogênio) permite a regeneração do oxalacetato possibilitando a formação de NADH,FADH2 e ATP. 
Já na cadeia respiratória mecanismo que acontece nas cristas mitocondriais trata-se de uma via metabólica de fosforilação oxidativa na qual a oxidação do NADH e o do FACH2 libera energia para formar ATP. 
Os hidrogênios do NADH e do FADH2 fornecem elétrons, que são captados e transportados por três complexos de proteína carregadoras, denominadas de citocromos. A energia dos elétrons possibilita o bombeamento dos prótons do hidrogênio (H+), para a região que fica entre as duas membranas mitocondriais. O acumulo de prótons nessa região Intermembrana provoca um gradiente de concentração entre esse espaço e a matriz mitocondrial.
A diferença de concentração de prótons permite a passagem deles de volta para a matriz mitocondrial, por meio da enzima ATP-Sintetase, que usa a energia provocada pelo fluxo de prótons para unir ADP com fosfato inorgânico formando ATP. Os prótons e elétrons transportados são finalmente captados pelo oxigênio, formando moléculas de água.

Outros materiais