Buscar

AS MÍDIAS DIGITAIS A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AS MÍDIAS DIGITAIS A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM
DISCIPLINA: TECNOLOGIA E NOVAS MÍDIAS
PROFESSOR: JORGE LUIZ DE AVILA
GLAUBERT ALVES SILVA
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
07/06/2020
INTRODUÇÃO: 
 Com a tecnologia a todo vapor, passamos a ter algumas alternativas interessantes para a dinâmica do ensino nas escolas. A sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, giz, mesas e cadeiras pode agora contar com novos elementos de multimídia. A internet é uma ferramenta que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa. Ela contém mecanismos que contribuem para captar a atenção do aluno de uma forma mais aguda e consequentemente aumentar as chances de um aprendizado de sucesso. Compete às escolas e aos profissionais da área usufruírem desses avanços tecnológicos, visando melhorar cada vez mais o ensino do país. Eles são os agentes de transmissão de conhecimento, é o dever deles estarem por dentro dessas novas alternativas de complementar o ensino. 
 DESENVOLVIMENTO: 
 Obviamente o trabalho ortodoxo de ensino, à base de quadro e giz, continua com um grande valor. Mas, a linguagem audiovisual, proporcionada pelas mídias, só vem a colaborar com os métodos pedagógicos
Per Christian Braathen é professor do Curso Mídias na Educação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, e apresenta nesse curso as mídias que, além de entreter, divertir e informar, podem educar os alunos, se usadas corretamente. É necessário que o professor as conheça e consiga aplicá-las na sala de aula, dominando as técnicas de uso. A inovação está pautada na perspectiva de estratégias tais como: A integração das mídias e a reconstrução da prática pedagógica, formação dos Educadores para as Mídias digitais, as ferramentas de interação das mídias digitais e sua aplicabilidade para a aprendizagem dos estudantes. A partir dessas estratégias foram elaboradas atividades para um efetivo desenvolvimento do trabalho. Esse processo acima exposto demonstra a importância de utilização das mídias digitais no processo de aprendizagem matemática de forma significativa, pois estamos inseridos em uma sociedade dita do conhecimento, onde os estudantes dessa geração z, conhecidos como nativos digitais, possuem uma metodologia de apreensão de conhecimento que é incompatível com método tradicional desenvolvido por certos educadores no âmbito escolar. 
Tipos de mídia: Os tipos de mídia são basicamente três: digital, eletrônica e a impressa. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma:
 
Mídia digital: É baseada em tecnologia digital como a internet, os programas educacionais e os jogos de computador. Recentemente a TV digital adentrou a essa classe, tendo como principal característica a interatividade. Nessa categoria, o usuário pode filtrar as informações, visualizando apenas as que o agradam e pode enviar as suas próprias. É uma via de mão dupla, você recebe mas também pode fornecer conteúdo informativo. 
Mídia eletrônica: Nessa categoria, enquadram-se a televisão, o rádio e o cinema, que se configuram como formas de comunicação unidirecional, ou seja, apenas passam informações e não permitem a interação com quem as está acompanhando. É o caso também dos DVDs e dos recursos audiovisuais. 
 Mídia impressa: É o formato de mídia mais antigo, é composta por elementos como jornais, revistas, mala-direta, folders e catálogos. Resumindo, é todo tipo de material impresso que visa comunicar algo. 
Uso da internet no intuito de educar 
 O emaranhado de informações contidas na internet ao mesmo tempo em que pode disseminar um rico conhecimento, pode transmitir também informações inverossímeis. Dessa forma, pelo fato da internet ser uma ferramenta extremamente abrangente, o seu uso requer orientação. A filtragem de informações deve ser estratégica. Antes de considerar um conteúdo como viável de ser usado, pesquise em mais fontes. Sempre busque fontes com boa procedência e que sejam reconhecidas. Evite perder tempo com dados repetidos, banalidades, publicidade e coisas inúteis. Como ferramentas interessantes para serem usadas na educação, podemos citar: 
* Correio eletrônico (e-mail) 
* Espaços de interação e discussão (Fóruns)
* Locais de conversa (Chats)
* Blogs 
* Ferramentas colaborativas 
* World Wide Web – navegação livre na internet 
 
Com o suporte dessas ferramentas, o professor terá condição para desenvolver diversas formas de aprimorar a sua didática e consequentemente a aprendizagem dos alunos. Por exemplo:
 * Auxílio à pesquisa e ao desenvolvimento profissional dos professores 
* Recurso educacional para uma aprendizagem mais motivadora e abrangente 
* Comunicação 
* Realização de projetos em atividades compartilhadas
 * Transmissão de conteúdos (apresentação de conteúdos e estímulo à interação) 
 Podemos notar que essas aplicações contribuem para melhorar a capacidade de professores e alunos de encontrar e associar informações, trabalhar em grupo e comunicar cada vez mais, de forma adequada. A busca pela melhora da educação perpassa diretamente pela inclusão da tecnologia aos meios tradicionais de ensino. Procurem saber melhor as formas que possibilitam esses avanços. 
 
 CONCLUSÃO: Atualmente tem–se observado que as novas tecnologias estão familiarizadas em todos os segmentos da sociedade, tornando-se um instrumento facilitador. No tocante a educação encontra-se alguns impasses para a efetiva utilização desses instrumentos. Esse fato torna-se visível ao observarmos como a estrutura escolar está organizada para o efetivo desenvolvimento das tecnologias digitais. Muitas políticas públicas foram implementadas objetivando melhorias nas aprendizagens das áreas do conhecimento de modo geral. 
 
 REFERÊNCIAS : 
 Livro: SETTON, M. mídia e educação. São Paulo : Contexto, 2010. p. 98 - 103 
 Vídeo : https:// www. youtube.com/ watch?v=1TewRIm956c 
 SILVA, Vania Fernandes, BASTOS, Fernando. Formação de Professores de Ciências: reflexões sobre a formação continuada, 2012.. 
SIQUEIRA, Regiane Nunes de. Tendências da educação matemática na formação de professores, 2007.

Outros materiais