Buscar

Atividade para Avaliação ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO II semana 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO II
Atividade para avaliação - Semana 6
Pergunta 1 2 pts
A videoaula 8, disponibilizada na Semana 6, traz um diálogo entre as professoras Silvia Colello e Elaine Gomes Vidal acerca da relevância dos projetos em práticas de alfabetização. Segundo a profª Elaine Vidal, é correto afirmar que um projeto que visa a alfabetização deve contemplar: 
	
	um tema específico selecionado pelo professor, pois é ele quem tem o conhecimento das necessidades dos alunos; após a determinação do tema é que se inicia o diálogo entre professores e alunos.
	
	um propósito primordial de ensinar literatura, visto que o texto literário deve ser o foco dos trabalhos realizados em aulas de alfabetização e, após esse enfoque literário, outros temas poderão ser contemplados.
	
	um planejamento que deve ser baseado nas necessidades da escola, com o propósito de atingir um conhecimento maior sobre o contexto escolar cuja negociação deve ser construída com um diálogo entre professores e gestores.
	
	um planejamento; a proposição de um objetivo embasado na escrita; uma negociação entre professor e aluno baseada em um propósito comunicativo; a execução dos passos sugeridos para atingir o produto final.
 
Pergunta 2 2 pts
Na videoaula 9, a profª Claudia Aratangy nos ensina a interpretar o desenho como um texto visual que dialoga com o texto verbal produzido por um aluno de 6 anos. Com base nessa aula, podemos afirmar que:
	
	a criança desenha para fins lúdicos, sem se preocupar com a construção semântica daquilo que foi desenhado.
	
	o desenho é considerado algo menor, pois o importante é que os alunos aprendam a ler e escrever para inserirem-se nas práticas sociais perpassadas pela escrita.
	
	o desenho não pode ser considerado texto se o visual não estiver relacionado a um texto escrito.
	
	o professor precisa considerar o processo de produção de sentidos dos textos visuais tanto quanto dos textos verbais, pois toda passagem que produz sentido é um texto, seja qual for sua materialidade.
 
Pergunta 3 2 pts
Ainda com base na videoaula 9, em que a profª Claudia Aratangy analisa a produção escrita por um aluno, Cassio, de 6 anos, observamos que a escrita da criança ainda não obedece às regras combinatórias da língua portuguesa. Com base nisso, é correto afirmar que:
	
	o fundamental na aprendizagem da escrita é que o aluno consiga escrever corretamente, desde os anos iniciais, por isso, a ortografia deve ser o ponto central do processo da escrita escolar.
	
	os erros de escrita apresentados pelo aluno, cujo texto foi analisado pela professora, atrapalham a construção dos sentidos, o que dificulta a compreensão do leitor.
	
	a escrita da criança em processo de aprendizagem pode apontar um conhecimento sobre o sistema alfabético, sobre a estrutura textual, sobre a formação e separação das palavras, mesmo que a escrita apresente desvios em relação à língua padrão, ou à escrita convencional.
	
	o texto escrito deve ser a tradução do texto visual, pois nem todos os elementos desenhados são facilmente compreendidos pelo leitor cujas possíveis dúvidas podem ser esclarecidas pela escrita.
 
Pergunta 4 2 pts
Com base na leitura do texto-base da Semana 6 “Leitura e interpretação: percursos que engendram a escrita infantil”, de Pacífico, Romão e Tizioto (2009), que analisam o desenvolvimento da escrita e da autoria na Educação Infantil, assinale a alternativa correta:
	
	A linguagem não é neutra, é opaca e heterogênea.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Leitura e interpretação de texto consistem em atividades diferentes.
	
	Os textos sempre apresentam várias possibilidades de leitura.
 
Pergunta 5 2 pts
O texto-base “Leitura e interpretação: percursos que engendram a escrita infantil”, de Pacífico, Romão e Tizioto (2009), reflete sobre a leitura e a escrita em atividades na Educação Infantil, de acordo com a perspectiva discursiva, e defende que:
	
	interpretar textos é compreender o sentido literal das palavras, é decifrar o enigma daquilo que se lê.
	
	a escola deve possibilitar ao sujeito a compreensão do valor social da escrita, a partir de atividades polissêmicas, da leitura de livros de literatura e de textos que circulam na sociedade.
	
	de modo geral, os alunos de Educação Infantil ainda não sabem ler; logo, eles não têm conhecimento sobre linguagem.
	
	a relação do aluno com a leitura deve estar presente, necessariamente, no contexto escolar, visando ao estudo dos elementos linguísticos presentes nos textos lidos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais