Buscar

AVALIAÇÃO DISSERTATIVA 3 EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O Transtorno da Matemática, conhecido como discalculia não é relacionado à ausência de habilidades matemáticas básicas, como contagem, e sim, na forma com que a criança associa essas habilidades com o mundo que a cerca. A aquisição de conceitos matemáticos e outras atividades que exigem raciocínio são afetadas neste transtorno, cuja baixa capacidade para manejar números e conceitos matemáticos não é originada por uma lesão ou outra causa orgânica. Em geral, o Transtorno da Matemática é encontrado em combinação com o Transtorno da Leitura ou Transtorno da Expressão Escrita. Descreva as ações que o professor, em sala de aula, pode realizar para minimizar esta dificuldade.
	Resposta Esperada:
*Em sala de aula, o professor é essencial, dando o exemplo, demonstrando atenção e paciência especiais com a criança com discalculia, a cada oportunidade de explicar um enunciado matemático. *Trabalhar de forma lúdica também é importante: diferenciar o ensino, trabalhando a base, as quatro operações, recorrendo a estímulos visuais mais fortes são fundamentais para facilitar a aprendizagem. *O professor jamais deve demonstrar impaciência ante a dificuldade exagerada de um aluno na solução de problema matemático. *A criança que sofre de discalculia é vítima potencial de bullying e merece ser tratada com respeito por todos da mesma classe. *Cabe ao professor enfatizar o valor do que é diferente, incentivando o respeito mútuo.
	2.
	A educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea, que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. A escola, nesta perspectiva, deverá oferecer qualidade à permanência dos alunos com necessidades específicas. Isto vale para a proposta pedagógica, equipamentos ou área física. Descreva as principais características de uma escola inclusiva.
	Resposta Esperada:
Filosofia e visão de que todas as crianças podem aprender juntas e pertencem à escola e à comunidade em que estão.
Participação dos alunos em estratégias de apoio mútuo.
Os professores atuam em conjunto com os psicólogos, assim como o demais trabalhadores da escola fazem parte do processo de aprendizagem.
Os pais são parceiros essenciais na educação dos filhos.
Todos os ambientes físicos são tornados acessíveis e, quando necessário, é oferecida tecnologia assistiva.
São atividades comuns: aprendizado cooperativo, adaptação curricular, ensino de iguais, instrução direta, ensino recíproco e treinamento em habilidades sociais.
Aos professores são oferecidos cursos de aperfeiçoamento contínuo visando à melhoria de seus conhecimentos e habilidades para melhor educar seus alunos.

Outros materiais