Buscar

AD1- Educação para a Diversidade 2020 01 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

0
 
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF
Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Educação para a Diversidade
Coordenadora: Professora Doutora Shirlena Campos de Souza Amaral
Mediadora Pedagógica: Professora Mestra Gabriela do Rosario Silva
Semestre: 2020.01
JOCILANE DMASCENO RODRIGUES FERREIRA
18111080116
AD2 – Educação para a Diversidade
	
Questão
Com base no material disponibilizado para as Aulas 1, 2, 3 e 4, bem como dos seus 8 respectivos textos, produza um texto dissertativo-argumentativo entre uma a três laudas, perpassando pelos conceitos de Educação, Diversidade, Direitos Humanos, Políticas Públicas, Ações Afirmativas e Racismo de modo a elencar argumentos acerca do que pode ser concebido como diversidade cultural e quais os caminhos que podem ser delineados para uma prática educacional que contribua para o ato de educar em/para os Direitos Humanos.
A escola é considerada como um do universo em que a diversidade se faz presente. Quando abordamos o assunto diversidade na escola temos que ter ideia que temos que dar oportunidade a todos os alunos, a ter o acesso e permanência na escola, todos com as mesmas condições, respeitando as diferenças. Diversidade é um assunto que está presente no nosso dia a dia nas condições éticas e culturais, nas relações discriminatórias, nas desigualdades socioeconômicas em nossas escolas que compõem vários grupos sociais Temos que ter em mente ao elaborar o projeto pedagógico, como objetivo o perfil dos alunos o que demonstra claramente que a educação tem que estar voltada para todos e não somente para uma minoria. Vemos nos dias atuais que o acesso à escola pública de acordo com a LDB’’ é obrigatória dos 7 aos 14 anos, não só o acesso, mas a sua permanência e o seu sucesso escolar. É necessário universalizar o acesso e promover a igualdade melhorando sua qualidade bem como tomar medidas para reduzir as desigualdades’’. As escolas de hoje apresentam grande heterogeneidade. A escola a cada dia que passa é composta por grupos diferentes tais como: sociais, econômicos religiosos e culturais de gênero, étnicos, com necessidades especiais, etc. Ainda encontramos aqueles que apresentam facilidade para aprender e outros que sofre dificuldade para assimilar o conteúdo ensinado. Os quadros que compõem uma sala de aula são totalmente heterogêneos, não é possível desenvolver uma ação pedagógica única. A escola pública ao trabalhar com a diversidade é necessário respeitar as diferenças existentes em sala de aula em todo o ambiente escolar. O professor ao fazer o seu planejamento tem que pensar em um conteúdo que atende a todos, tem que diversificar a prática pedagógica buscando atender as características e as necessidades de cada aluno criando situações que permitem atender a especificidade de todos e se preocupe em desenvolver uma aula reconhecendo as diferenças existentes entre os alunos, sendo assim, estará desenvolvendo um ensino para todos, valorizando não somente a exposição do conteúdo, mas também um trabalho contextualizado que os leva a produção de uma verdadeira aprendizagem objetivando assim com que seus alunos atingirem seus objetivos.
"A consciência do direito de constituir uma identidade própria e do reconhecimento da identidade do outro se traduz o direito à igualdade e no respeito às diferenças, assegurando oportunidades diferenciadas (equidade), tantas quantas forem necessárias, com vistas à busca da igualdade o princípio da igualdade reconhece a diferença E a necessidade de haver condições diferenciadas para o processo educacional." (Brasil, 200, p.11).
Uma escola tem que atender todos os seus alunos independentes de suas condições físicas, intelectuais, sociais, linguísticas, religiosas sexuais ou outras, a ter acesso de permanência de sucesso. “De acordo com Carvalho’’ uma escola inclusiva é aquela que inclui a todos, que reconhece a diversidade e não tem preconceito contra as diferenças, que atende às necessidades de cada um e que promove a aprendizagem.”
Temos que identificar os obstáculos que dificultam o sucesso na aprendizagem e fazer com que o ensino-aprendizagem se torne um processo prazeroso e que a interação professor e aluno aconteçam de forma continua. Um professor tem que estar bem preparado para estarem desafiando os seus alunos constantemente através de situações que permitem uma participação dos alunos reflexiva, ativa e critica. Professor e aluno tem que ser parceiros, o educador tem que ser um exemplo para seu aluno. Professores inclusivos terão alunos que reconhecem na diversidade o significado do ser humano.

Continue navegando