Buscar

Receita de Molho Pesto Caseiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

…Ingredientes…
para 4 pessoas (tempo de preparação: cerca de 20 minutos)
50 gramas de manjericão fresco (folhas apenas) 
2 dentes de alho 
100 ml de azeite extra virgem de oliva 
6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (cerca de 70 gramas) 2 colheres de sopa de queijo pecorino ralado (cerca de 30 gramas). 
Importante: se você não encontrar o queijo pecorino, você pode substituí-lo com mais queijo parmesão 
1 colher de sopa de pinoli (cerca de 30 gramas)
A receita original pede o uso de um socador para bater as folhas de manjericão, mas para facilitar as coisas te passamos a receita utilizando um liquidificador.
Para começar, é importante lavar as folhas de manjericão mas não com água e sim com um pano úmido. Este processo é muito importante para obter um excelente molho pesto, uma vez que as folhas de manjericão devem estar secas e não podem estar enrugadas. Coloque todos os ingredientes, menos o queijo, no liquidificador. Bata tudo lentamente até que a mistura vire um composto líquido e cremoso. Neste ponto, adicione o queijo e mexa bem até que tudo fique bem misturado. Mantenha o molho pesto na geladeira por durante 2-3 dias num recipiente hermético, tendo o cuidado de cobri-lo com uma camada de azeite extra virgem de oliva.
O pesto, além de ser um ótimo molho para massas e lasanhas, pode ser utilizado para preparar alguns pratos fritos mas também para acompanhar um prato de carne ou de peixe. …Dicas…
Antes de prosseguir com a preparação do pesto, é melhor colocar as lâminas (de preferência de plástico) e a jarra do liquidificador na geladeira por algumas horas, para evitar que as folhas de manjericão estraguem quando você estiver batendo. Pode-se também congelar o pesto em pequenos frascos e depois descongelar na geladeira ou em temperatura ambiente.

Outros materiais