Buscar

avaliação - Psicologia Cognitiva-Comportamental 1 - 7 semestre 2020

Prévia do material em texto

Disciplina: Psicologia Cognitiva Comportamental 1
Docente: Ana Maria Capitanio
				
	Nome: Camila Santos de Mello
	RA:3490831
Data: 06 /06 / 2020
AVALIAÇÃO 
Questão 1 - (vale 1,0) – O principal objetivo da Terapia Cognitiva é corrigir as distorções de pensamento, ou seja, propor a modificação dos erros cognitivos. Dessa maneira:
I. A TCC busca promover maior flexibilidade cognitiva;
II. Busca desenvolver pensamentos alternativos mais funcionais, capazes de gerar uma melhora no estado de humor do paciente
III. Defende que as situações geram os transtornos psicológicos
É correto afirmar em:
a) I, apenas
b) I e II, apenas
c) III, apenas
d) I e III, apenas
e) I, II e III.
Questão 2 - (vale 1,0) As abordagens atuais em Terapia Cognitiva-Comportamental compartilham as seguintes proposições:
I. Há sempre um processamento cognitivo e avaliação de eventos internos e externos que podem afetar a resposta a esses eventos; 
II. A atividade cognitiva não pode ser monitorada, avaliada e medida; 
III. A mudança de comportamento não pode ser mediada por essas avaliações cognitivas e, desta forma, pode ser uma evidência indireta de mudança cognitiva.
É correto afirmar em:
a) I, apenas
b) II, apenas
c) III, apenas
d) I e III, apenas
e) Todas as alternativas estão corretas 
Questão 3 - (vale 1,0) - A Teoria Cognitiva-Comportamental postula que há pensamentos nas fronteiras da consciência que ocorrem espontânea e rapidamente e que são uma interpretação imediata de qualquer situação. As características correspondentes são:
I. São distintos do fluxo normal de pensamentos observados no raciocínio reflexivo ou na livre associação. 
II. Não são geralmente aceitos como plausíveis.
III. A maioria das pessoas não está imediatamente consciente da presença de desses pensamentos, a não ser que estejam treinadas para monitorá-los e identificá-los
 É correto afirmar em:
a) I, apenas
b) II, apenas
c) III, apenas
d) I e II, apenas
e) I e III, apenas.
Questão 4 - (vale 1,0) – Em relação às gerações das Terapias Cognitivo-Comportamentais:
I. Essa abordagem integrou técnicas para apresentar uma intervenção mais completa e abrangente para o tratamento de transtornos de personalidade. É definida por modelos mais integrativos e conceituais, utilizando ferramentas complementares à clínica – como práticas meditacionais – na busca pela saúde mental, por exemplo o mindfulness.
II. Terapias comportamentais que priorizam a mudança da conduta do paciente, dedicando menor atenção a pensamentos e sentimentos. Implementou uma tradição cientificista para a psicologia. Seus estudos foram o gatilho para a moderna psicoterapia baseada em evidências.
III. É uma abordagem em que tratamento e consulta apresentam uma estrutura que visa a eficiência e a otimização do tempo. Os tratamentos integram as crenças e percepções do indivíduo sobre o mundo, com a possibilidade real de transformá-las.
É correto afirmar a ordem correta para as assertivas acima:
a) I = Primeira geração; II = Segunda Geração; III = Terceira Geração.
b) I = Terceira Geração; II = Primeira Geração; III = Segunda Geração.
c) I = Segunda Geração; II = Primeira Geração; III = Terceira Geração.
d) I = Terceira Geração; II = Segunda Geração; III = Primeira Geração.
e) I = Segunda Geração; II = Terceira Geração; III = Primeira Geração.
Questão 5 - (vale 1,0) – A TCC tem considerado dois níveis de problemas e com os quais se deve trabalhar: mecanismos subjacentes e dificuldades manifestas. 
Identifique abaixo e preencha a lacuna com uma delas: Ou mecanismos subjacentes ou dificuldades Manifestas
· (dificuldades manifestas) problemas que as pessoas procuram ajuda profissional – depressão, ansiedade, fobias, dificuldades nos relacionamentos. Essas dificuldades têm três componentes: Humor, cognições manifestas (pensamentos automáticos) e os comportamentos.
· (mecanismos subjacentes) são fenômenos cognitivos e comportamentos disfuncionais que produzem ou mantêm as dificuldades manifestas (crenças centrais ou intermediárias – condicionais).
Questão 6 - (vale 1,0) - A avaliação negativa de si mesmo; avaliação negativa do mundo; e avaliação negativa do futuro são elementos que constituem:
I – Regras, pressuposto e atitudes
II – Crenças Nucleares
III – Tríade Cognitiva
IV - Crenças Intermediárias
É correto afirmar em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) IV, apenas.
e) I e IV apenas.
Questão 7 – (vale 1,0) – Em relação à ativação comportamental, no caso de depressão maior:
I - Diz que a aprendizagem social e o reforço positivo não são fatores que contribuem para o início e a manutenção dos estados depressivos. Os pacientes sentem depressão porque não estão experimentando redução no reforço geral do mundo externo – decorrente da redução do reforço positivo e/ou excesso de experiências aversivas.
II - Diz que a aprendizagem social e o reforço negativo são fatores que contribuem para o início e a manutenção dos estados depressivos. Os pacientes sentem depressão porque estão experimentando redução no reforço geral do mundo externo – decorrente da redução do reforço positivo e/ou excesso de experiências aversivas.
III - Diz que a aprendizagem social e o reforço positivo são fatores que contribuem para o início e a manutenção dos estados depressivos. Os pacientes sentem depressão porque estão experimentando redução no reforço geral do mundo externo – decorrente da redução do reforço positivo e/ou excesso de experiências aversivas.
É correto afirmar em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) Nenhuma das alternativas são corretas.
Questão 8 – (vale 1,0) – Atente-se às características unificadoras dos transtornos da Personalidade:
I. Inflexibilidade dos padrões comportamentais e do processamento de informação;
II. A invasibilidade dos traços de personalidade em todas as dimensões da vida do sujeito, ou seja, eles se fazem presentes em praticamente todas as facetas e contextos da vida do sujeito.
III. A estabilidade em termos temporais, razão pela qual tende-se somente diagnosticar um transtorno da personalidade quando a personalidade já está formada, o que convencionalmente, ocorre após o início da vida adulta, após o indivíduo completar 18 anos (em alguns casos, como no transtorno de personalidade antissocial, a idade mínima de 18 anos para o diagnóstico é obrigatória, pois antes o transtorno deve ser enquadrado em outra categoria diagnóstica – o transtorno de conduta)
IV. A disfuncionalidade, que obviamente tem relação com questões culturais, na medida em que, aquilo que se configura como uma personalidade disfuncional em uma cultura pode não o ser em outra.
É correto afirmar em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas
d) IV, apenas
e) Todas as alternativas estão corretas.
Questão 9 – (vale 1,0) – Quanto aos Esquemas, podemos compreender que são:
I. Uma rede estruturada ou interrelacionada de crenças que orientam o indivíduo em suas atitudes e comportamentos nos mais variados eventos de sua vida.
II. Podem estar dormentes ou inativos e não são evocados por situações estressoras e fatores precipitantes (perda de emprego ou separação conjugal)
III. Uma vez retirada a fonte estressora o indivíduo pode voltar à um esquema mais funcional
É correto afirmar em:
a) I, apenas.
b) II, apenas,
c) III, apenas
d) I e II, apenas
e) I e III, apenas.
Questão 10 – (vale 1,0) – São constituídos de vieses sistemáticos na forma como indivíduos interpretam suas experiências. Quando a situação é avaliada erroneamente, em razão do processo defeituoso da informação, levam o indivíduo a conclusões equivocadas.
A definição acima refere-se à:
I – Transtorno de Personalidade
II – Distorções Cognitivas;
III – Crenças Intermediárias;
IV – Comportamentos Desadaptativos.
V - Seta Descendente. 
É correto afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) IV, apenas.
e) V, apenas.
Boa avaliação! 😊

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes