A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
prova responsabilidade social

Pré-visualização | Página 1 de 3

· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto:
“A responsabilidade social desdobra-se em múltiplas exigências: relações de parceria entre clientes e fornecedores, produção com qualidade, satisfação dos usuários, contribuições para o desenvolvimento da comunidade; investimentos em pesquisa tecnológica, conservação do meio ambiente, participação de funcionários nos resultados e nas decisões das empresas, respeito aos direitos dos cidadãos, não discriminação dos gêneros, raças, idades, etnias, religiões, ocupações, preferências sexuais, investimentos em segurança do trabalho e em desenvolvimento profissional”.
 
BERTONCELLO, S. L. T.; CHANG JÚNIOR, J. A importância da responsabilidade social corporativa como fator de diferenciação. FACOM – Revista da Faculdade de comunicação da FAAP, n. 17, p. 70-76, 2007.
 
De acordo com o excerto apresentado e seus conhecimentos sobre responsabilidade social, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		
	
	Resposta Correta:
	 
O excerto apresentado aponta expectativas das partes interessadas.
	
	
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
A ABNT NBR 16001 estabelece requisitos mínimos relativos a um sistema de gestão da Responsabilidade Social, permitindo à organização formular e implementar uma política e objetivos que levem em conta as exigências legais, seus compromissos éticos e sua preocupação com a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável, além da transparência das suas atividades (MELO; GOMES, 2007, p. 4).
MELO, C. M.; GOMES, E. R. NBR 16001: a norma brasileira de gestão da responsabilidade social. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 3., 2007. Anais... Resende: Associação Educacional Dom Bosco, 2007.
 
A respeito dos requisitos da NBR 16.001, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) A organização deve identificar as questões pertinentes a sua responsabilidade social, considerando os temas centrais previstos na norma.
II. ( ) Política da responsabilidade social é a compreensão de como indivíduos ou grupos são ou podem ser afetados pelas decisões e atividades de uma organização.
III. ( ) Identificação das partes interessadas é um documento expresso pela alta direção com as intenções e diretrizes globais de uma organização relativas à responsabilidade social
IV. ( ) Devem ser criados procedimentos para o cumprimento pela organização das normas legais e os compromissos assumidos voluntariamente.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, a afirmativa I é verdadeira e os temas centrais previstos na norma são: governança organizacional; direitos humanos; práticas de trabalho; meio ambiente; práticas leais de operação; questões relativas ao consumidor; envolvimento e desenvolvimento da comunidade. As afirmativas II e III são falsas porque os conceitos apresentados na questão para política de responsabilidade social e identificação das partes interessadas estão trocados entre si, por fim, a afirmativa IV está correta porque é um requisito expresso na norma a criação de procedimentos para o cumprimento pela organização das normas legais e os compromissos assumidos voluntariamente, como, por exemplo, os assumidos na política, com os objetivos de desenvolvimento sustentável e outros.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Atualmente, devido a muitos anos de colonização e miscigenação, quase todos os países possuem a sua diversidade cultural, ou seja, um pouco da cultura de cada lugar misturada em seu território. “Algumas pessoas consideram a globalização um perigo para a preservação da diversidade cultural, pois acreditam na perda de costumes tradicionais e típicos de cada sociedade, dando lugar a características globais e ‘impessoais’.”
 
SIGNIFICADO de Diversidade cultural. Significados, 06 mai. 2019. Disponível em: < https://www.significados.com.br/diversidade-cultural/>. Acesso em: 09 jul. 2019.
 
Em relação à preservação da diversidade cultural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) As empresas têm um papel significativo na preservação da diversidade cultural.
II. ( ) Para preservar cada cultura existente em uma região, é necessário isolá-las para que não interfiram umas nas outras.
III. ( ) Para promover a diversidade cultural, é necessário respeitar e incentivar as mais variadas formas de expressão de cada cultura.
IV. ( ) Para preservar as diversas culturas, as pessoas devem ser obrigadas a usarem apenas roupas típicas da sua região.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois apresenta a sequência adequada: V, F, V, F. Todas as formas de constituição social têm um importante papel na preservação da diversidade cultural, sejam escolas, governos, sejam empresas, entre outras. O incentivo e, principalmente, o respeito às diferentes formas de expressão cultural - música, dança, tradições, entre outras - são a base para que a diversidade cultural seja preservada. Essa preservação não significa isolamento em relação às outras e tampouco que os indivíduos de cada cultura são obrigados a usarem elementos que a representem.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto:
O consumo de insumos no mundo vem crescendo de forma contínua, cuja parcela relativa ao ciclo da energia corresponde à maior parte. Esse consumo já superou em muito o limite da sustentabilidade e se deve basicamente ao terço mais rico da população mundial (1,7 bilhão de pessoas), que não está necessariamente apenas nos países ricos. Verifica-se também que grande parte desse consumo, muitas vezes, pode ser considerado supérfluo quando, ao mesmo tempo, necessidades vitais urgentes não são atendidas. 
 
ANDREASSA, W. L. et al. O consumismo como um fator de relevância na degradação ambiental global. IPEN/CNEN-SP, Brasil.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Uma das ambiguidades do mundo contemporâneo é expressa pelo consumismo.
Porque
II. Muitos consomem de forma supérflua enquanto outros não têm as necessidades vitais atendidas.
 
 A seguir, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, visto que as duas proposições apresentadas são verdadeiras e a asserção II justifica a I, pois a complexidade contemporânea reflete ambiguidades como a desigualdade no consumo, em que alguns consomem em excesso e outros são privados de bem de primeira necessidade.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto:
“Para que ocorram mudanças nos comportamentos dentro de uma organização, é preciso mudar sua cultura, e a implantação do código de ética seria o primeiro passo dessa mudança. Sendo assim, é preciso que instrumentos de apoio sejam inseridos através de programas de internalização dos valores para que a cultura ética possa ser consolidada”.
 
SANTOS, A. P. et al. Ética e responsabilidade social nas empresas: um estudo bibliográfico. Educação, Gestão e Sociedade – Revista da Faculdade Eça de Queirós, 2017, p. 4-5.
 
Utilizando o excerto disponibilizado e seus conhecimentos sobre comportamento organizacional e ética, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A implantação de um código de ética é capaz de influenciar o comportamento organizacional.
	Resposta Correta:
	 
A implantação de um código de ética é capaz de influenciar o comportamento organizacional.
	Feedback da resposta: