Buscar

Questionário de técnica de reportagem jornalística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Técnica de reportagem jornalística
1 - DE ONDE PODE SURGIR UMA PAUTA JORNALÍSTICA?
2 - AS PAUTAS PODEM SER FACTUAIS E NÃO FACTUAIS. EXPLIQUE E DÊ EXEMPLOS. (Resposta da 1 e 2)
Podem surgir através de qualquer movimento social que venha a ser noticioso.
Seja de forma produzida (transporte público da cidade do Rio, história de monumento, vida de uma personalidade) ou factual (acidente, trânsito, pesquisas do IBGE, dados da segurança ou saúde). Pauta é atrelada ao faro do profissional, que precisa questionar o objeto da investigação ou ter olhar crítico do seu dia. Podendo ser inesperado ou não.
O factual está relacionado ao fato momento podendo ser uma grande cobertura (Brumadinho, greve do transporte público, atos contra poderes em vários lugares do país, Corona vírus) ou não de grande impacto como trânsito, crimes locais e os não factuais (cobertura de um show, feira de cultura, investigativa, lançamento de livro, analise e desdobramentos de dados econômicos.).
3 - EXPLIQUE SUÍTE E SUAS CARACTERÍSTICAS. DÊ EXEMPLOS.
Suítes são desdobramentos da pauta, acontecimentos decorrentes ao lead principal. Queda do avião da Chapeco: A queda, motivos, números de vítimas, novidades, reviravoltas, punições e sanções 
4 - POR QUE UMA PAUTA PARA TV PODE APRESENTAR CARACTERÍSTICAS DIFERENTES DE OUTROS VEÍCULOS? 
Porque a pauta para TV é relacionada ao vídeo, ela para ser contextualiza precisa de imagens seja de apoio, acervo, ao vivo, enviadas pelo telespectador ou do momento em si. O processo televisivo requer bastante exigências técnicas. 
5-DISSERTE SOBRE FONTES. O QUE SÃO FONTES? TIPOS DE FONTES. CLASSIFICAÇÕES DE FONTES. CLASSIFICAÇÕES QUANTO: À CATEGORIA, AO GRUPO E AO CRÉDITO.
7 - FONTES EM RELAÇÃO AO CRÉDITO. DISSERTE. IDENTIFICADA? SIGILOSA?( Resposta da 5 e 7)
As fontes parte do corpo da reportagem para que as pautas sejam construídas e terem corpo são necessárias a presença desse item. Fonte pode ser o governo, uma assessoria de imprensa, uma pessoa, um grupo social, documentos legítimos podem ser abertas ou sigilosas. Elas são usadas para contextualizar, apurar, desdobrar e dar objetivo da pauta. Utilizam em média três fontes de informações para apuração e confrontamento para chegar à versão verdadeira. São duas categorias primárias e secundárias, sendo a primeira dando liga as informações primordiais da matéria, relacionada ao acontecimento ou apresentando versões dos fatos e a segunda que podem ser especialistas, assessorias, empresas, pessoas para ilustrar os fatos. A fonte quando identificada possui um grau maior credibilidade e confiabilidade, pois a apuração requer cuidados. Ela é parte e revelada no contexto da matéria com dados de nome, sobrenome, local, profissão, idade de forma que torna mais próximo e transparente para o público dando crédito. Quando sigilosa existirá uma relação de confiança entre o repórter e a fonte, tendo ela o direto resguardado do sigilo, sem risco de exposição. 
6 - E QUANTOS AOS GRUPOS? OFICIAL E OFICIOSA. E INDEPENDENTE.
– Oficiais: São instituições mantidas pelo Estado, empresas, e organizações como sindicatos e associações. Consideradas as mais confiáveis, verdadeiras, identificadas. 
– Oficiosas: Tem ligação reconhecida com instituições, organizações ou empresas, mas expressa interesses particulares. Pode ser não confiável e sigilosa. 
– Independentes: Não tem relação de poder nem interesse específico como as fontes oficiais e oficiosas. Não-governamentais.
8 - O QUE É FONTISMO? 
Quando o jornalista cria uma de dependência com sua fonte, de forma única. Esse tipo de contato pode atrapalhar no questionamento do fato e apuração da matéria. Essa prática não é bem vista no âmbito jornalístico é preciso ouvir sempre mais de uma ideia e outras vertentes dentro do lead.
9 - ESCREVA SOBRE O OFF. RELACIONE A ISSO À SEGURANÇA DAS FONTES.
O off é a fala gravada, somente voz, podendo ser coberta com a imagem blur se for o personagem que pediu sigilo ou narrativa do repórter e/ou apresentador durante uma matéria com imagens cobertas. 
10 - ESCREVA O SEU ENTENDIMENTO DA RELAÇÃO DO OFF COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, COM O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E COM O CÓDIGO DE ÉTICA DOS JORNALISTAS.
No Brasil Constituição Federal temos:
§ 2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XIV - e assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
Código de Ética dos Jornalistas Profissionais do Brasil:
No artigo 8º, ficou estabelecido que, “sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem da identidade de suas fontes de informação”
Crianças e adolescentes não podem ter sua imagem ou ser fonte sem autorização dos pais via documentação ou vídeo aprovando e informando os dados.

Outros materiais