Buscar

Projeto TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Terceira entrega - “ PROJETO DE TCC” – (Não há arquivo com formulário Modelo)
Prazo de entrega: até 02/06.
Para concluir a disciplina TCC1 não é necessário escrever o TCC completo. Serão apenas escritas as partes do TCC necessárias para indicar o tema tratado, a justificativa e os elementos teóricos e metodológicos, os quais determinarão como será conduzida a pesquisa que vai gerar o conteúdo final do TCC. A entrega do trabalho final de TCC1 se caracteriza, portanto, como um “Projeto de TCC” e vai gerar um documento com a estrutura descrita abaixo.
Para escrever o “Projeto de TCC” você pode usar o conteúdo do pré-projeto, mas de forma expandida. Não há uma quantidade de páginas determinada para um Projeto de TCC. Sugiro que o “Projeto de TCC” tenha de sete a quinze páginas de texto (excluindo os elementos pré-textuais).
O “Projeto de TCC” deve estar formatado conforme as normas da ABNT. A aula 10 do conteúdo online oferece o detalhamento desta formatação. 
O “Projeto de TCC” deverá ser entregue no formato PDF através de postagem no webaula na guia PROJETO.
A aula 1 oferece explicações sobre a composição do TCC de forma geral. O conteúdo mínimo do “Projeto de TCC” é composto por elementos pré-textuais e elementos textuais:
=> ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS: 
Os elementos pré-textuais são compostos por uma série de informações que caracterizam o trabalho. A descrição de cada um dos conteúdos descritos abaixo encontra-se na aula 1, slide 7:
· Capa
· Folha de Rosto
· Folha de Aprovação
· Dedicatória *
· Agradecimentos *
· Epígrafe *
· Resumo / Abstract
· Listas de ilustrações, tabelas, abreviaturas
· Sumário
Obs: Os itens assinalados com “*”, não são obrigatórios no Projeto de TCC.
=> ELEMENTOS TEXTUAIS:
INTRODUÇÃO
Neste item será descrito do que se trata o trabalho (objeto de estudo) e qual a contextualização do tema no cenário profissional da Engenharia.
JUSTIFICATIVA
A justificativa num projeto de TCC, como o próprio nome indica, é a descrição dos motivos que esclarecem qual a relevância do trabalho de pesquisa que está sendo executado.
 OBJETIVOS
Uma vez identificado o tema e o objeto de estudo, os objetivos devem esclarecer quais são as análises a serem feitas e os resultados que se busca alcançar com a execução do trabalho de pesquisa. Os objetivos podem ser divididos em objetivo geral e objetivos específicos. Veja a diferença no conteúdo online da disciplina.
 METODOLOGIA
Nesta seção, devem ser indicados, de forma resumida, quais serão os procedimentos e as técnicas utilizados na pesquisa (análise qualitativa, quantitativa, revisão bibliográfica, utilização de questionários, estudos de caso etc). Você vai fazer um resumo das atividades realizadas para desenvolver e escrever o TCC. Por exemplo: Levantamento bibliográfico, levantamento de dados através de uma pesquisa utilizando um questionário, tratamento estatístico dos dados etc.
Ou seja, é de fato escrever o procedimento que você está seguindo para escrever o TCC.
 A metodologia deve apresentar: O tipo de pesquisa; Universo e Amostra; Instrumentos de coletas de dados; Método de análise 
REFERENCIAL TEÓRICO
Este item refere-se ao embasamento teórico e acadêmico sobre o tema tratado no TCC. Ele deverá ser apresentado na forma de um texto que fala sobre as teorias acadêmicas aprendidas ao longo do curso de Engenharia e que estão sendo utilizadas para a execução do TCC. Este item deve ser composto de um texto elaborado com base nas bibliografias adotadas para o TCC, explicando quais são os principais conceitos acadêmicos envolvidos no trabalho. Deve ser explicado também como estes conceitos se relacionam com a pesquisa que será feita ao longo do trabalho.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Composto pela análise que o aluno fará, conforme descrito nos objetivos e na metodologia. Esta parte não precisa ser desenvolvida no TCC1.
CONCLUSÃO
Considerações finais sobre os resultados do trabalho encontrados pelo aluno. Esta parte não precisa ser desenvolvida no TCC1.
BIBLIOGRAFIA
Neste item é relacionada a literatura citada no texto do projeto de TCC 1, ou que será estudada durante o seu desenvolvimento. Nela normalmente constam os documentos, livros, artigos científicos e outras fontes de informação, consultados no levantamento da literatura. A elaboração das referências bibliográficas deve seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. 
Não deixem de ver o conteúdo online desta disciplina pois ele é muito bom e ajudará você a entender como se desenvolve um TCC. Inicie pela aula 1 que fala sobre a estrutura do TCC.
A seguir estão os livros sugeridos para a disciplina TCC 1:
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
PATACO, Vera Lucia; VENTURA, Magda Maria; RESENDE, Érica dos Santos. Metodologia Para Trabalhos Acadêmicos e Normas de Apresentação Gráfica.2.ed. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2005.
O segundo livro é editado pela Estácio e está na biblioteca do campus para consulta. Estes livros contêm detalhes de cada etapa a ser desenvolvida nos trabalhos TCC. 
A entrega do projeto de TCC deverá ser feita através de postagem de arquivo PDF na guia “Projeto de TCC”, até o dia 02/06/2020.
ATENÇÃO: Projetos de TCC entregues na guia de “Entregas Pendentes” não serão aceitos e serão devolvidos sem correção.

Outros materiais