Buscar

ATIVIDADE 3 ATIVIDADE 3 Dissertativa sociedade da informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 – Dissertativa
"A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA GERAÇÃO “MIMIMI”
Com o advento da internet evidenciou-se um novo cenário de interação social. Hoje, a quantidade de pessoas que utilizam da rede mundial de computadores como ágoras para difundir a sua visão de mundo, aumentou exponencialmente, de forma que o que se verifica uma mutação de cenário, em que ágoras se tornam ringues de batalha em busca do “politicamente correto”.
Neste embate, comumente levanta-se o grito, “MAS É O MEU DIREITO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO! ”, contudo, recai a dúvida: até quando eu tenho o direito à liberdade de expressão? Por liberdade de expressão deve-se entender “tanto a liberdade de pensamento, que se restringe aos juízos intelectivos, como também o externar sensações” (TRINDADE, 2015, P.95).
Muito embora, a liberdade de pensamento, esteja no rol do artigo 5º do texto constitucional, por conseguinte, elevada à categoria de cláusula pétrea, não podendo ser abolida, “não podem ser utilizados como um verdadeiro escudo protetivo da prática de atividades ilícitas” (MORAES, 2018, p.70). Assim, evidencia-se uma certa restrição ao uso das liberdades constitucionais, outras mais podem ser destacadas, como afirma MAGALHÃES ao dizer “que a liberdade de se manifestar pode ser realizada até o momento em que não causará prejuízos diretos e evidentes a demais indivíduos”.
COUTO, Bruno Nascimento de. NEWSLETTER DIGITAL - A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA GERAÇÃO “MIMIMI” Disponível em: <http://oabprudente.org.br/noticias/976>. Acesso em ago 2019.
 
1 – Após realizar a leitura do material e do texto acima, cite dois exemplos de casos reais (da internet), no qual:
a) A liberdade de expressão não foi respeitada;
Um exemplo que a liberdade de expressão não é respeitada é quando Facebook apaga suas postagens, alegando que esta fora da política da empresa. É possível Facebook limitar a liberdade de expressão? Discutimos a legitimidade de uma empresa privada de censurar cidadãos – algo que, como vimos acima, a própria Constituição proíbe - seja a censura pelo Estado, seja por agentes privados.
Um bom parâmetro é o jargão "o seu direito termina quando começa o direito do outro", Se, de um lado, temos a liberdade de expressão, do outro podemos ter a dignidade da pessoa humana, o direito à vida privada, à imagem e à honra. Com essa contraposição fica mais fácil perceber que a liberdade de expressão, apesar de fundamental e importantíssima como meio de garantia e desenvolvimento da nossa democracia, não pode ser utilizada como desculpa para prática de crimes e atividades ilícitas – como é o caso dos discursos que incitam a violência contra à mulher, dos discursos de ódio contra minorias, da difamação, calúnia e injúria e até discursos de incentivo ao terrorismo.
b) A liberdade de expressão foi confundida, tornando-se um crime (por exemplo, nos casos de ofensa, calúnia ou difamação)
O “seu direito termina onde começa o do outro”. não se condena ninguém, civil ou criminalmente, por meras opiniões, visões de mundo ou por fazer humor, condena-se pelo abuso da liberdade de expressão quando fere outros direitos fundamentais de outras pessoas que merecem igual proteção. Injúria, calúnia e difamação são crimes e ilícitos civis, o que não pode se confundir com exercício de liberdade de expressão.
Ninguém pode impedir o outro de postar, mas pode responsabilizar os que excedem os limites da garantias fundamentais da CF, se escondem atrás das bandeiras da liberdade de expressão. Atualmente se percebe grandes aumentos de ofensas, discursos de ódio nas redes sociais as pessoas publicam suas opiniões achando que estão protegidas pelos seus computadores ou celulares, postam ofensas e desligam o aparelho, assim não encaram a realidade e nem são responsabilizadas.
2 – Disserte sobre os limites da liberdade de expressão.
 A CF garante a liberdade de expressão como direito fundamental. Já vivemos um período no Brasil no qual as liberdades individuais eram privadas, sendo passíveis à repressão, censura e até morte, o chamado Regime Militar. No entanto, percebe-se que os brasileiros estão usufruindo em excesso de tal, principalmente nas redes sociais, ultrapassando, assim, seu limite que configura, então, o desrespeito e o discurso de ódio.
A liberdade de expressão em seu Art. 5° por meio dos seguintes incisos: IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; e X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação. Portanto, deve ser responsabilizados as pessoas pelos excessos na liberdade de expressão, não se trata, de forma alguma, de censura, patrulhamento ideológico do “politicamente correto” ou qualquer outra dessas coisas que se diz por aí. Trata-se, sim, do resguardo de direitos fundamentais tão relevantes quanto a liberdade de expressão e que devem ser respeitados. É uma medida de ponderação do próprio direito.
Liberdade de expressão, sim. Censura prévia, nunca. Mas, a sociedade civilizada exige que cada um responda pelos seus próprios atos e pelas idéias que expressa. Liberdade com responsabilidade é a diferença entre a vida selvagem e a vida civilizada....
 - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2020/06/01/artigo-liberdade-de-expressao-tem-limites.htm?cmpid=copiaecola
-
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:  
- Sua resposta deve ser original, de sua autoria, elaborada a partir de suas reflexões e leituras. Ou seja, não pode ser cópia nem do e-book nem de qualquer outro site ou fonte. As respostas que contiverem textos copiados de outras fontes sem os devidos créditos não serão aceitas. 
- Caso você decida enriquecer seu texto com uma citação, forneça os créditos do autor da produção original seguindo as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Todas as Referências Bibliográficas eventualmente utilizadas devem ser indicadas ao final de sua resposta.
- Lembre-se de que a citação pode complementar sua resposta, mas sua atividade será avaliada com base em sua reflexão e adequação em relação ao enunciado da questão.
- Sua resposta deve atender a norma culta da língua portuguesa, portanto, não utilize abreviações e linguagem de internet, releia seu texto antes de enviá-lo. Recomenda-se que faça uma revisão do texto antes de enviá-lo.
- Seu texto deverá conter, de 10 a 20 linhas, fonte Times New Roman ou Arial, com Tamanho 12, digitados diretamente no campo abaixo.
- É dever do aluno ler todas as informações das Atividades N1 e orientações da atividade, bem como SALVAR e ENVIAR sua resposta para que o professor possa corrigi-la.  Uma vez enviada a resposta da atividade, não haverá possibilidade de realizá-la novamente. 
- Os prazos e critérios de avaliação são determinados pela Instituição de Ensino e devem ser respeitados pelos Estudantes.
Bons estudos!
"
Olá DYANA.

Outros materiais