proteinas
11 pág.

proteinas


DisciplinaBioquímica I57.803 materiais1.313.880 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Proteínas, aminoácidos e enzimas 
1. Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem um átomo de carbono ao qual se liga um átomo de hidrogênio, um grupo amina, um grupo carboxílico e uma cadeia lateral \u201cR\u201d. Marque a alternativa que indica corretamente o que difere um aminoácido de outro.
a) Átomo de hidrogênio. 
b) Átomo de carbono. 
c) Cadeia lateral \u201cR\u201d. 
d) Grupo carboxílico. 
c) Grupo Amina.
2. Sabemos que os aminoácidos são as unidades constituintes das proteínas. Essas moléculas orgânicas são ligadas umas às outras por ligações denominadas de: 
a) ligações de hidrogênio. 
b) ligações dativas. 
c) ligações iônicas. 
d) ligações metálicas. 
e) ligações peptídicas. 
3. As proteínas são substâncias que estão presentes em todos os seres vivos. As proteínas são formadas por unidades menores, denominadas de: 
a) ácidos nucléicos
 b) aminoácidos 
c) monossacarídeos 
d) enzimas 
e) ligação peptídica 
4. Como todos sabem, os aminoácidos são as moléculas orgânicas que formam as proteínas. Todas as proteínas são formadas por diferentes aminoácidos, que se combinam de formas diferentes. Sabemos que existem 20 aminoácidos e que alguns podem ser produzidos no nosso organismo; outros, no entanto, devem ser ingeridos na nossa dieta. Os aminoácidos que não podem ser produzidos pelo organismo são chamados de:
( ) Essenciais 
( ) Alimentares 
( ) Dietéticos
( ) Fundamentais
( ) especiais 
5. (UE/PG) - As proteínas, que são moléculas grandes, apresentam estrutura complexa, já que uma molécula de proteína é constituída por várias unidades menores, ligadas entre si, que são os aminoácidos. A respeito dos aminoácidos, assinale o que for correto. 
I. São exemplos de aminoácidos naturais: glicina, alanina, serina, cisteína, tirosina, fenilalanina, valina, lisina e leucina. 
II. Os seres vivos necessitam de 20 aminoácidos para promover a síntese de suas proteínas. Os vegetais são capazes de produzir todos eles, ao passo que os animais, tendo em vista que suas células só sintetizam 12 deles, obtêm os 8 restantes a partir dos alimentos. 
III. Toda molécula de aminoácido tem um grupo ácido carboxílico (\u2013COOH) e um grupo amina (\u2013NH2) ligado a um átomo de carbono. A esse mesmo carbono se liga ainda um átomo de hidrogênio e um radical (R). Assim, os aminoácidos existentes na natureza diferem entre si apenas quanto aos seus radicais. 
IV. Na molécula de proteína, dois aminoácidos se unem por meio de uma ligação peptídica entre as suas carboxilas, com a perda de uma molécula de água, caracterizando uma síntese por desidratação. 
Assinale a alternativa que melhor responde a questão: 
a) Apenas as alternativas I, II, IV estão corretas 
b) Apenas as alternativas II e III estão corretas 
c) I, II, III estão corretas. 
d) II e IV estão corretas. 
6. São alimentos ricos em proteínas: 
a) leite, carne e soja 
b) leite, carne e mandioca 
c) leite, ovo e farinha de milho 
d) leite, café e banana 
e) leite, batata e azeite 
7. (UEM-PR) - A ligação peptídica resulta da união entre o grupo 
a) carboxila de um aminoácido e o grupo carboxila do outro. 
b) carboxila de um aminoácido e o grupo amina do outro. 
c) amina de um aminoácido e o grupo amina do outro. 
d) amina de um aminoácido e o radical (R) do outro. 
e) carboxila de um aminoácido e o radical (R) do outro. 
8. São substâncias químicas constituídas por aminoácidos, unidas por sucessivas ligações peptídicas, e importante como nutrientes e com outras funções no nosso organismo. Referimo-nos aos(às): 
a) carboidratos 
b) proteínas 
c) lipídios 
d) vitaminas 
e) sais minerais 
Leia o texto a seguir, escrito por Jacob Berzelius, em 1828: 
9. \u201cExistem razões para supor que, nos animais e nas plantas, ocorrem milhares de processos catalíticos nos líquidos do corpo e nos tecidos. Tudo indica que, no futuro, descobriremos que a capacidade de os organismos vivos produzirem os mais variados tipos de compostos químicos reside no poder catalítico de seus tecidos.\u201d A previsão de Berzelius estava correta, e hoje sabemos que o \u201cpoder catalítico\u201d mencionado no texto deve-se 
a) aos ácidos nucleicos 
b) aos carboidratos 
c) aos lipídios 
d) às proteínas 
e) às vitaminas 
10. Atletas devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Assim, devem consumir preferencialmente os seguintes alimentos, respectivamente: 
a) verduras e legumes pobres em amido 
b) óleos vegetais e verduras 
c) massas e derivados de leite 
d) farináceos e carnes magras 
e) carnes magras e massas 
11. As enzimas são substâncias que participam de reações biológicas, aumentando a velocidade do processo. Assinale a alternativa em que está indicada a natureza dessa substância: 
( ) Lipídeos 
( ) Minerais 
( ) Carboidrato 
( ) Proteína 
( ) fibra 
12. Atualmente, muitos pesquisadores consideram que a enzima ajusta-se à molécula do substrato com a qual interage, uma teoria conhecida como \u201cteoria do encaixe induzido\u201d. Entretanto, ainda é comum vermos nos livros didáticos um modelo extremamente conhecido que explica que os centros ativos de uma enzima encaixam-se perfeitamente em seus substratos específicos. Esse último modelo é chamado de: 
( ) modelo do encaixe perfeito. 
( ) modelo da enzima-substrato. 
( ) modelo chave-fechadura. 
( ) modelo antígeno-anticorpo. 
( ) modelo do encaixe fixo. 
13. As enzimas são moléculas polipeptídicas de grande tamanho que muitas vezes apresentam uma forma globosa. Elas são capazes de interagir com substratos e atuar como catalisadores biológicos. O nome dado à região da enzima capaz de interagir com o substrato é: 
( ) núcleo ativo. 
( ) neurotransmissor. 
( ) sítio ativo. 
( ) cofator.
( ) complexo enzimático 
14. As enzimas são proteínas globulares que atuam nas mais variadas reações do corpo. Alguns fatores podem afetar a atividade dessas substâncias, alterando a velocidade de uma reação. A respeito desses fatores, marque a alternativa incorreta. 
a) A temperatura influencia ativamente na atividade das enzimas, causando a aceleração da reação enzimática. 
b) O pH apresenta um papel importante na atividade enzimática, entretanto sua variação causa poucos problemas no funcionamento das enzimas. 
c) Temperaturas muito elevadas podem fazer com que ocorra a interrupção da atividade enzimática, pois causa a desnaturação da enzima. 
d) A maioria das enzimas apresenta pH ótimo em torno de 7. 
15. (MACK-SP) Para inibir a ação de uma enzima, pode-se fornecer à célula uma substância que ocupe o sítio ativo dessa enzima. Para isso, essa substância deve: 
a) estar na mesma concentração da enzima. 
b) ter a mesma estrutura espacial do substrato da enzima. 
c) recobrir toda a molécula da enzima. 
d) ter a mesma função biológica do substrato da enzima. 
e) promover a desnaturação dessa enzima. 
16. O gráfico abaixo mostra a correlação entre a atividade enzimática e a temperatura. O que indica o ponto assinalado pela seta? O que acontece com a enzima a partir desse ponto? 
 R: É o ponto ótimo. A temperatura em que a atividade enzimática é maior. A partir dessa temperatura as enzimas sofrem desnaturação e perdem a função. 
17. Os organismos vivos possuem a capacidade de sintetizar milhares de moléculas de diferentes tipos em precisas proporções, a fim de manterem o protoplasma funcional. Estas reações de síntese e degradação de biomoléculas, que compõem o metabolismo celular, são catalisadas por um grupo de moléculas denominadas enzimas. Estes importantes catalisadores biológicos podem possuir algumas das seguintes características: 
I. Enzimas são a maior e mais especializada classe de lipídios. 
II. Enzimas possuem grande especificidade para seus substratos e freqüentemente não atuam sobre moléculas com pequena diferença em sua configuração. 
III. Enzimas aceleram as reações químicas, sem serem modificadas durante o processo. 
IV. Substratos são substâncias sobre as quais as enzimas agem, convertendo-os em um ou mais produtos. 
Marque a alternativa correta. 
a) Estão corretas apenas as características I, II e III.
 b) Estão corretas apenas as características II, III e IV. 
c) Estão