Buscar

História do Urbanismo e Arquitetura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

**A história do urbanismo teve início com o surgimento das cidades e com seus planejamentos. A expressão está relacionada ao estudo, à regulação e ao desenvolvimento humano das áreas urbanas. Com relação à ciência, mostra-se humana de caráter multidisciplinar, necessitando da contribuição de áreas do conhecimento divergentes, como a Ecologia, a Geologia, a Arquitetura, as Ciências Sociais, a Geografia e outras ciências. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o papel do urbanista na sociedade:
O urbanismo não é um campo do conhecimento empregado ao desenvolvimento e planejamento das cidades.  
O urbanista desenhará ou projetará uma cidade a partir dos espaços vazios, com o objetivo de criar condições satisfatórias de vida nos centros urbanos.  
O urbanista não dialoga com o arquiteto, o paisagista, o engenheiro e com o designer.
O urbanismo está relacionado ao planejamento, à organização e à construção de uma obra arquitetônica.
**Não existe dúvida alguma sobre a influência da arquitetura e da estrutura sobre o caráter e as atividades do homem. Criamos nossas construções, e depois são elas que nos criam. Elas determinam os caminhos de nossas vidas. A arquitetura está relacionada ao planejamento, à organização e à construção de uma obra arquitetônica. Toda arquitetura reflete tais valores - e a melhor arquitetura expressa os gostos e as aspirações da sociedade como um todo (FAZIO, 2011, p. 20). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o início da história da arquitetura:
FONTE: FAZIO, M. A história da arquitetura mundial. 3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.
As primeiras cabanas surgiram na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, sendo o primeiro abrigo artificial desenvolvido pelo homem.
A arquitetura surgiu ao longo da história a partir das necessidades dos homens, sendo reproduzida pelas induções técnicas.  
A arquitetura tem suas origens nas castelos, villas e palazzos.
A arquitetura tem suas origens no Período Pré-Histórico, induzido pela literatura ocidental da Grécia, a partir do momento que a humanidade começou a dominar a técnica de trabalhar a pedra.  
**Na Antiguidade Clássica, as edificações mais marcantes foram os templos. Enquanto os outros povos investiam em construções relacionadas à arquitetura militar, religiosa e residencial, os gregos e romanos foram responsáveis por obras arquitetônicas com enfoque aos espaços de manifestações e cidadania (SUMMERSON, 2006). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os principais materiais construtivos utilizados nas obras na Antiguidade Clássica:
FONTE: SUMMERSON, J. A Linguagem Clássica da Arquitetura. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Madeiras, metais e telhas para cobertura.
Porcelanato, pedras e mármores.
Vidros, cobres e metais.
Mármores, madeiras e telhas para coberturas.  
Considera-se que a história do Urbanismo remete ao surgimento das cidades e à demanda pelo planejamento delas. A partir desses pressupostos, o profissional urbanista tem o papel de projetar a cidade a partir dos espaços vazios, com o objetivo de criar condições satisfatórias de vida nos centros urbanos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o engenheiro responsável pela ampliação de Barcelona na década de 1850:
Toshio Mukai.
Oscar Niemeyer.
Le Corbusier.  
Ildefonso Cerdá.  
**O abrigo é considerado primitivo com relação às necessidades humanas. A cabana foi o primeiro abrigo artificial desenvolvido pelo homem. No início, as construções eram de origem simples, compostas por pedras e ossos sobrepostos. Cabanas, domus, castelos, villas e palazzos são denominações históricas do espaço familiar. Cada modelo de lar obedece a certas circunstâncias regionais, culturais e climáticas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as principais construções advindas do homem:
Habitações sociais.
Cidades industriais.
Espaços que contemplavam cultos, adorações e câmaras mortuárias.  
Cidades romanas.  
**Anteprojeto (AP) é a etapa intermediária do projeto arquitetônico que consiste em uma configuração definitiva da construção proposta, ainda podendo haver mudanças. É formado por um conjunto de desenhos que representam o projeto com maior clareza e personalidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os projetos que o projetista deve desenvolver no anteprojeto:
Plantas baixas, plantas de cobertura, cortes gerais, fachadas, especificações, perspectivas, anteprojetos complementares.  
Planta de situação, plantas baixas, plantas de cobertura, cortes gerais, fachadas, especificações, perspectivas, anteprojetos complementares, orçamento estimativo.
Planta de situação, plantas baixas, cortes gerais, fachadas, perspectivas, anteprojetos complementares, orçamento estimativo.  
Planta de situação, plantas baixas, plantas de cobertura, fachadas, especificações, perspectivas, orçamento estimativo.
**Para projetar e criar soluções diferenciadas no campo arquitetônico, é necessário abrir o horizonte de conhecimentos. Como ponto de partida, em um estudo minucioso, leva-se em conta o aprendizado da representação dos desenhos técnicos. O projeto arquitetônico tem a função de gerar bem-estar, tanto funcional quanto psicológico, pessoas ou coletivo, garantindo a qualidade do espaço aos usuários da edificação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as variáveis da função psicológica nas obras arquitetônicas:
O estudo da psicologia nas construções pode proporcionar melhor: características funcionais da obra, compartimentação e dimensionamento preliminares.  
O estudo da psicologia nas construções pode proporcionar melhor: conexão, expectativa e concretização do ambiente desejado.
O estudo da psicologia nas construções pode proporcionar melhores sensações aos indivíduos, influenciando a clareza do que o ambiente pretende transmitir.  
O estudo da psicologia nas construções pode proporcionar melhor: conforto estético e funcional.
**A "contrastação" tem por objetividade a inserção do projeto arquitetônico diferenciado do seu contexto, demonstrando suas qualidades próprias, sem qualquer concessão às formas naturais. Esse princípio parte do aparecimento intelectual como produto humano, em oposição à natureza. Esse tipo de contexto corresponde aos projetos da Era Iluminista (COLIN, 2000). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o principal objetivo do projeto arquitetônico no conceito cultural:
FONTE: COLIN, S. Uma introdução à engenharia. Rio de Janeiro: Uapé, 2000.
Respeitar o individual, o único.  
A harmonização tem predominância no projeto arquitetônico com relação ao conceito cultural.
Respeitar a coletividade.  
Levar em consideração o isolamento do entorno urbano, nunca com o intuito de reforçar a identidade cultural local.
**A organização proporcionada pelo programa projetual, uma boa representação do desenho arquitetônico, facilita os processos de interpretação das ideias e, consequentemente, a execução da obra. Em suma, um bom gerenciamento do projeto passa pelas etapas descritas neste tópico e, cabe ao projetista, seguir a normas e desenvolver o projeto de forma organizada e de fácil interpretação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os benefícios do bom gerenciamento da obra:
O bom gerenciamento dos materiais da obra evita o desperdício e os gastos excessivos.  
O bom gerenciamento contempla todo o material que será aplicado no acabamento da obra.
O bom gerenciamento se resume no instrumento para o dimensionamento da quantidade e o cálculo orçamentário dos materiais que serão necessários para a conclusão da obra.
O bom gerenciamento descreve e detalha os materiais que serão aplicados ao imóvel, como tijolos, lajes, madeira etc.
**É comum ver as obras arquitetônicas como síntese entre os elementos: forma, espaço e ordem. Um dos elementos fundamentais das obras arquitetônicas é o espaço. Além de projetar uma edificação, o profissional deve configurar seus espaços internos, de modo que possam ser utilizados para uma função específica. O projeto de espaços exige que o projetista tenha conhecimentos de proporções e organização. Assinalea alternativa CORRETA que apresenta as variáveis da função do espaço:
Comprimento, largura e profundidade.
Ponto, reta, plano e volume.  
Tamanho e proporção, organização e materiais.  
Formato, textura, cor e tamanho.
**Sua resposta está incorreta
As áreas íntimas estão relacionadas aos ambientes de privacidade e higiene dos moradores da residência, com enfoque no relaxamento e conforto dos usuários. "Além da área de descanso, pode ser incorporada a área de estar, TV e leitura, ou seja, de uso eventual, e a área de serviços que, por sua vez, divide-se em área de rouparia e vestir e do banheiro" (ODEBRECHT, 2006, p. 41). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os ambientes que se enquadram na área social de uma residência:
FONTE: ODEBRECHT, S. Projeto arquitetônico: conteúdos técnicos básicos. Blumenau: Edifurb, 2006.
Piscina; churrasqueira, garagem e escritório.
Dormitórios ou suítes; closet; banheiros e sala de estar íntima.  
Hall de entrada; lavabo; sala de estar; sala de jantar; home-theater; escritórios home-office; varanda e sacada e terraços.  
Cozinha; copa; lavanderia; despensa; rouparia e depósito.
**O desenho arquitetônico é um desenho técnico normatizado, com enfoque para a execução e representação de projetos arquitetônicos. Este manifesta-se como um código para uma linguagem, estabelecida entre o desenhista e o leitor do projeto. Assim, o desenho arquitetônico é a forma de comunicação dos engenheiros, arquitetos e designers de interiores. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as principais categorias das projeções:
Plantas; elevações/fachadas e cortes.
Plantas; elevações/fachadas; cortes e imagens em 3D.
Plantas; elevações/fachadas; cortes e maquetes físicas.
Plantas; elevações/fachadas; cortes e detalhamentos técnicos.  
**O princípio da setorização é a simplificação. A setorização pode ser denominada como uma ferramenta de projeto arquitetônico que auxilia a minimização dos problemas de fluxo ou/e de hierarquia, permitindo que o usuário utilize a construção de maneira adequada (ODEBRECHT, 2006). Para auxiliar o planejamento e o desenvolvimento da setorização, os engenheiros e arquitetos dimensionaram os espaços residenciais em três setores. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três setores dos espaços residenciais:
FONTE: ODEBRECHT, S. Projeto arquitetônico: conteúdos técnicos básicos. Blumenau: Edifurb, 2006.
Setor social, setor de lazer e setor íntimo.
Setor social; setor íntimo e setor de serviço.  
Setor de lazer, setor íntimo e setor de serviço.
Setor administrativo, setor íntimo e setor de serviço.
**As circulações horizontais interligam espaços que correspondem ao mesmo nível, exemplo: hall de entrada, corredores de passagem, galerias entre outros (NEUFERT, 2013). As saídas de emergências (instrução técnica no 11/01 - Corpo de Bombeiros) devem atender às Normas Técnicas da ABNT, aos Códigos Municipais e ao Decreto Estadual nº 46.076 do Corpo de Bombeiros. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a unidade de passagem das circulações em áreas privativas:
FONTE: NEUFERT, P. A arte de projetar em arquitetura. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
45 centímetros.
80 centímetros.  
60 centímetros.
95 centímetros.
**As circulações horizontais interligam espaços que correspondem ao mesmo nível, exemplo: hall de entrada, corredores de passagem, galerias entre outros (NEUFERT, 2013). As saídas de emergências (instrução técnica no 11/01 - Corpo de Bombeiros) devem atender às Normas Técnicas da ABNT, aos Códigos Municipais e ao Decreto Estadual nº 46.076 do Corpo de Bombeiros. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a unidade mínima de passagem das circulações em áreas de uso comum:
FONTE: NEUFERT, P. A arte de projetar em arquitetura. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
195 centímetros.
120 centímetros.  
160 centímetros.
145 centímetros.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes