Buscar

AVALIAÇÃO 1 CULTURA POPULAR BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Cristiani Alessandra Sampaio Maffioletti (1984546)
	
	Disciplina:
	Cultura Popular Brasileira (ART21)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512891) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19079503
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Com o intuito de promover uma educação que valorize e reconheça a diversidade cultural brasileira, foram feitas alterações no texto original da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 2003, com a promulgação da Lei Federal 10.639/03 estabeleceu a inclusão de conteúdos relacionados à história da África e da Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares. Em 2008, foram acrescentados à lei aspectos relativos à História e Cultura Indígena. Sendo assim marque (V) para verdadeiro e (F) para falso sobre as novas alterações e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(   ) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.
(   ) Incluirá aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, contextualizando toda a parte histórica brasileira até a formação de uma sociedade miscigenada.
(   ) Incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgata-se as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
(   ) Participação de todos profissionais da educação no núcleo escolar, para elaboração de projetos afro-brasileiros, que por sua vez se  tornará um projeto único no ano escolar.
	 a)
	A sequência correta é: V - F - V - F.
	 b)
	A sequência correta é: F - F - V - V.
	 c)
	A sequência correta é: V - F - F - V.
	 d)
	A sequência correta é: V - V - V - F.
	2.
	?É um conjunto de conteúdos educativos e eixos condutores da atividade escolar que, não estando ligados a nenhuma matéria particular, pode se considerar que são comuns a todas, de forma que, mais do que criar novas disciplinas, acha-se conveniente que seu tratamento seja transversal num currículo global da escola?. Referente a este conceito, assinale  a alternativa CORRETA:
	 a)
	Temas Transversais.
	 b)
	Projeto Político-Pedagógico.
	 c)
	Teorias de Aprendizagem.
	 d)
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
	3.
	Atualmente, para se promover eventos culturais, muitos setores da cultura buscam através de projetos dentre Nacionais e Municipais auxílio para tal realização. Em 2010 foi instituído um novo programa para incentivar e buscar recursos para apoio de projetos culturais regionais, que venha a substituir a Lei Rouanet. Qual o nome do novo Programa Instituído?
	 a)
	Fundeb.
	 b)
	Procultura.
	 c)
	Minc.
	 d)
	Funarte.
	4.
	A palavra "cultura" agrega múltiplas concepções: cultura nacional, cultura popular, cultura erudita ou de elite, cultura de massa, cultura alternativa ou contracultura, cultura de classe. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- A música sertaneja do interior do Brasil e os ditos "sambas de raiz" dos morros cariocas são expressões típicas da cultura de massa. 
II- A oposição entre cultura popular e cultura erudita está centrada nas contradições sociais de classe, segundo estudiosos marxistas. 
III- A expressão "subcultura" é usada para designar a parte de um conjunto cultural mais vasto, no qual se integram as culturas de classe. 
IV- A cultura erudita ou de elite está associada às camadas sociais média e alta, embora possa ser transformada pela indústria cultural para o consumo de massa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	5.
	A indústria cultural, com suas vantagens e desvantagens, pode ser caracterizada pela transformação da cultura em mercadoria, com produção em série e de baixo custo, para que todos possam ter acesso. É uma indústria como qualquer outra, que deseja o lucro e que trabalha para conquistar o seu cliente, vendendo imagens, seduzindo o seu público a ter necessidades que antes não tinham. Sobre a indústria cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  ) A indústria cultural não é uma característica da sociedade contemporânea. Ela é um produto natural em qualquer sociedade.
(  ) A indústria cultural é responsável por criar no indivíduo necessidades que ele não tinha e transformar a cultura em mercadoria.
(  ) A indústria cultural não influencia nas necessidades do indivíduo com a sua produção em série e de baixo custo.
(  ) A indústria cultural faz com que o indivíduo reflita sobre o que necessita, não desejando lucro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	6.
	No final do século XIX, a crise econômica que assolava alguns países da Europa trouxe para o Brasil milhões de imigrantes. Eles vinham com o sonho de conseguir um bom emprego, cultivar o próprio pedaço de terra ou assegurar um melhor futuro para os seus filhos. Sendo assim, qual artista brasileiro retratou a obra Os Imigrantes - óleo sobre tela - 1910?
	 a)
	Domênico Morelli.
	 b)
	Victor Mirelles.
	 c)
	Antônio Rocco.
	 d)
	Pedro Américo.
	7.
	Muitas práticas culturais dos nativos que viviam no território brasileiro no período da colonização chamaram a atenção dos europeus. Algumas das peculiaridades da cultura indígena acabaram por influenciar drasticamente a formação da identidade cultural brasileira, como, por exemplo, o "cunhadismo". Sobre o cunhadismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ritual religioso de origem indígena.
	 b)
	Hábito indígena de incorporar estranhos à sua comunidade.
	 c)
	Língua falada pelo povo indígena.
	 d)
	Forma de catequização utilizada pela Companhia de Jesus.
	8.
	A cultura é classificada em três grandes áreas diferentes. Cada uma destas áreas possui características específicas e que muitas vezes se contrapõem umas às outras. Sobre os tipos de cultura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cultura Erudita.
II- Cultura de Massa.
III- Cultura Popular.
(    ) Envolve todas as camadas sociais e é resultado dos meios de comunicação, como o rádio, a televisão, o cinema, entre outros.
(    ) Contempla a maior parte do povo e é transmitida principalmente por meio oral e de geração em geração. 
(    ) Está associada às classes dominantes e é legitimada por instituições acadêmicas, tais como universidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - I - III.
	9.
	A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente. Sobre a contribuição africana no que diz respeito às manifestações culturais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
	 b)
	Demonstram a menor complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
	 c)
	Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
	 d)
	Derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
	10.
	Uma das superstições características da culturapopular é a relativa ao mês de agosto, considerado mês de mau agouro, quando nenhuma decisão importante deve ser tomada: não se deve fechar negócios, nem marcar casamentos ou fazer mudanças de qualquer espécie. O Jornal Correio de Uberlândia, em agosto de 2008, publicou uma reportagem que atestava mudanças desse comportamento, durante o referido mês, tais como: realizações de casamentos, de mudanças de residências, ou de negócios em andamento ou, ainda, salões de beleza com movimento normal para "mudanças de visual". Com base no exposto e no conceito de cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Só há pureza e autenticidade nas manifestações provindas da zona rural, não contaminadas pelas vertiginosas transformações do mundo urbano. 
(    ) A cultura herdada torna-se desnecessária à medida que os anos passam, sendo, portanto, salutar que os homens do presente esqueçam seus antepassados.
(    ) As manifestações culturais populares passam por um processo de descaracterização, pois para permanecerem autênticas e tradicionais devem reproduzir integralmente o passado e evitar mudanças. 
(    ) A cultura se mantém pela tradição, contudo ela pode ser continuamente recriada com a finalidade de exprimir as novas realidades vividas por indivíduos e grupos sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
Parte inferior do formulário

Outros materiais