Buscar

Atividade discursiva - Metodologia científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico.
A pesquisa é uma das atividades primordiais para a elaboração dos trabalhos realizados com base na metodologia científica. É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser estudado.
O texto científico, é um tipo de texto que busca aproximação de verdade, e por isso é muito importante que haja um diálogo entre os autores, e essa conversa vem para selecionar e organizar as informações, melhorando a compreensão do que está estudando, padronizando os conceitos e ampliando o entendimento sobre as coisas e sua essência. É necessário haver diálogo (A) com os autores porque ao escrever um texto científico, você estará escrevendo sobre alguma coisa já abordada por algum autor. Então citá-los (B) em seu texto pode ajudar na compreensão do leitor, já que alguns autores podem ter facilitado determinada explicação em algum assunto abordado dentro do seu texto.
As citações e as referências enriquecem (C) a produção textual por trazerem pesquisas de outros autores, ou seja, trabalhos já feitos em alguma área por alguns autores que podem auxiliar você na corroboração ou refutação desses textos.
Ambas nos permitem uma boa compreensão, articulação e a busca da veracidade e fundamentação científica do texto.
E nesse pensamento, as citações e referências tem o poder de enriquecer o texto dando um peso acadêmico e uma magnitude verídica no que foi pesquisado.

Continue navegando