Buscar

ANTROPOLOGIA SOCIAL E CULTURAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:455508) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13834722
	Nota da Prova:
	6,90
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Sendo a Antropologia o conhecimento científico da diversidade cultural humana e de como nossas diferentes características são imbuídas simbolicamente de significado, essa se ocupa também das percepções sociais acerca de nossas origens étnicas. No Brasil, o censo público realizado pelo IBGE adota o critério racial na classificação de nossa população. Disserte sobre as razões que levaram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística adotar o critério de "negro" para caracterizar os grupos sociais chamados de "pretos" e "pardos"pelo senso comum.
	Resposta Esperada:
O IBGE justifica a agregação dos componentes tradicionalmente chamados de "pretos" e "pardos" sob a designação de "negro", tendo em vista a condição social comum a essas duas classificações raciais feitas pelo senso comum. Outro fator que concorre para tal consiste na igual dificuldade de ascensão social que essas categorias enfrentam na sociedade brasileira. Também justifica a decisão do IBGE o racismo igualmente sofrido por essas categorias raciais.
	2.
	Alfred Kroeber (1876-1960), antropólogo americano, no artigo chamado "O superorgânico" mostrou como a cultura atua sobre o homem. Para o antropólogo, graças à cultura, a humanidade distanciou-se do mundo animal. Com relação a este antropólogo, disserte sobre o ser humano e suas necessidades orgânicas.
	Resposta Esperada:
Para o antropólogo, está claro que o ser humano possui necessidades orgânicas que limitam suas capacidades e possibilidades, da mesma forma como outras espécies animais. Exemplos seriam o sono, a fome, a respiração, a sede, a atividade sexual. Apesar de comuns a toda a humanidade, tais necessidades são culturalmente definidas, em contextos distintos. Como nossos comportamentos não são biologicamente condicionados, temos a capacidade de criar cultura e de responder às necessidades orgânicas de maneira cultural. Assim, nem todos os grupos humanos lidam com essas necessidades da mesma maneira. O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. A cultura é histórica, social e cumulativa, passível de ser compartilhada.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes