Buscar

Técnicas de Exame Psicológico I - Avaliando - 1

Prévia do material em texto

Técnicas de Exame Psicológico I – 1
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	De acordo com as características abaixo identifique a seqüência correta para: testagem psicológica(T) e avaliação psicológica (A).
(  ) Mais simples; envolve um procedimento uniforme.
(  ) É necessária subjetividade, na forma de julgamento clínico.
(  ) Mais complexa; cada avaliação envolve vários procedimentos e dimensões.
(  ) Engloba aspectos estruturados e não-estruturados.
(  ) Altamente estruturada.
		
	
	A - A - T - A - A
	 
	T - A - A - A -T
	
	A - T - A - T - T
	
	T - A - T - A - A
	
	T - T- T - A - A
	Respondido em 27/05/2020 16:17:53
	
Compare com a sua resposta:
O aluno deverá descrever entre as seguintes responsabilidades:
A responsabilidade de ler e/ ou escutar seus direitos e suas responsabilidades;
A responsabilidade de fazer perguntas antes da testagem, sobre porque o teste está sendo aplicado, como será aplicado, o que ele terá que fazer e o que será feito com os resultados.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(Concurso Público- Universidade Federal de Lavras 2009) Em uma avaliação psicológica, é importante que o profissional avalie a qualidade dos instrumentos psicológicos para definir quais usar. De acordo com o exposto por Cunha (2000) e por Pasquali (2001), analise as proposições abaixo, a respeito dessa afirmativa e, a seguir, marque a alternativa correta.
I - Validade refere-se à investigação do quanto o conjunto de itens de um teste representa, adequadamente, a característica psicológica avaliada.
II - Quando o profissional selecionar um teste psicológico construído em outro país, deverá verificar se, além da tradução e da adaptação, a validade e a precisão foram avaliadas para o contexto brasileiro.
III- Quanto maior a precisão de um teste, menor a quantidade de erro presente na mensuração da característica psicológica.
		
	
	Apenas a proposição I está correta
	
	Apenas a proposição II está correta
	 
	As proposições I, II, III estão corretas
	
	Nenhuma das opções acima
	
	 Apenas as proposições II e III estão corretas
	Respondido em 27/05/2020 16:18:21
	
Compare com a sua resposta: validade e fidedignidade
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	As técnicas de entrevista psicológica permitem diferentes graus de liberdade para o entrevistador no manejo da entrevista, podendo ser classificadas como entrevistas abertas, semidirigidas, ou fechadas. Tendo em vista a distinção entre os referidos tipos de entrevistas, podemos afirmar que:
		
	
	A entrevista semidirigida prevê uma programação das perguntas, não podendo haver alteração das questões, nem da sua sequência;
	 
	A entrevista aberta ou livre prevê a liberdade para o entrevistador fazer perguntas e intervenções, permitindo uma investigação profunda da personalidade do entrevistado;
	
	A entrevista fechada ou diretiva permite que o entrevistado escolha o assunto pelo qual iniciará sua fala e o entrevistador pode intervir para esclarecer pontos obscuros, ou ambiguidades;
	
	A entrevista semidirigida possibilita uma ampla liberdade do entrevistador para realizar perguntas, enquanto o entrevistado inicia e escolhe os temas a serem tratados;
	
	A entrevista aberta ou livre prevê uma elaboração prévia das perguntas, que são planejadas e sequenciadas;
	Respondido em 27/05/2020 16:20:24
	
Compare com a sua resposta: Processo através do qual o psicólogo avalia atributos psicológicos, transformando dados qualitativos em dados quantitativos a fim de tomar decisões sobre as pessoas
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	1) A entrevista psicológica pode fornecer uma ampla gama de informações para o processo de avaliação psicológica. Sendo assim, considera-se que a entrevista psicológica:
		
	
	É uma ferramenta inflexível, que deve ter um modo padrão de condução, invariável, para garantir a confiabilidade dos resultados alcançados.
	
	Deve priorizar a verificação do valor crítico do entrevistado para que este possa exercer a condição de tomada de decisão sobre os passos do seu processo avaliativo.
	
	É um momento secundário do processo avaliativo, que deve colocar em primeiro plano a testagem psicológica.
	 
	Propicia a oportunidade de observar o comportamento do entrevistado e coletar dados pertinentes de sua história de vida.
	
	Funciona de modo independente da habilidade e objetividade do entrevistador, pois, sua fidedignidade e validade estão garantidas a priori.
	Respondido em 27/05/2020 16:21:26
	
Compare com a sua resposta: Quanto ao aspecto formal as entrevistas podem ser classificadas em estruturadas, semiestruturadas e de livre estruturação. A entrevista estruturada desenvolve-se a partir de uma relação fixa de perguntas, cuja ordem e redação permanece invariável para todos os entrevistados, que geralmente são em grande número. Livre estruturação é o tipo menos estruturado, e só se distingue da simples conversação porque tem como objetivo básico a coleta de dados. O que se pretende é a obtenção de uma visão geral do problema pesquisado. Semiestruturada apresenta certo grau de estruturação, já que se guia por uma relação de pontos de interesses que o entrevistador vai explorando ao longo do seu curso. As pautas devem ser ordenadas e guardar certa relação entre si.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Quando para o estabelecimento de um diagnóstico, inicia- se a investigação com a obtenção de uma história clínica do paciente, a mais completa possível esclarecimento dos sintomas atuais com sua descrição objetiva e detalhada, as circunstâncias em que surgiram, se houve ou não algum estressor que desencadeou ou agravou o quadro, o grau de interferência na vida social, nas atividades profissionais diárias, nas relações interpessoais e a intensidade do sofrimento psíquico; breve histórico do desenvolvimento pessoal e de como ocorreu a ultrapassagem das diferentes etapas evolutivas), tal procedimento usualmente recebe o nome de :
		
	
	Entrevista prévia.
	
	Histórico social.
	
	Biografia.
	
	Entrevista aberta.
	 
	Anamnese.
	Respondido em 27/05/2020 16:23:21
	
Compare com a sua resposta: No Código de Ética, no Art. 2 alínea b é vedado ao psicólogo/a ¿ Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais e a Resolução CFP 018/02 que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial ,considerando que o preconceito racial humilha e a humilhação social faz sofrer , em seus Artigos : Art. 1º - Os psicólogos atuarão segundo os princípios éticos da profissão contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo; Art. 2º - Os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a discriminação ou preconceito de raça ou etnia. Art. 3º - Os psicólogos, no exercício profissional, não serão coniventes e nem se omitirão perante o crime do racismo.Art. 4º - Os psicólogos não se utilizarão de instrumentos ou técnicas psicológicas para criar, manter ou reforçar preconceitos, estigmas, estereótipos ou discriminação racial.

Continue navegando