Buscar

PROVA SAÚDE E FUCIONAL ANTÔNIA SANTOS DA COSTA

Prévia do material em texto

DISCENTE: Antônia Santos da Costa / MATRÍCULA: 03039683;
DOCENTE: Dayanne Consuelo Da Silva
DISCIPLINA: Saúde e Fucional
LOCAL E DATA: João Pessoa, 22 de abril de 2020.
BACHARELADO EM GASTRONOMIA
ENTRADA: ANTEPASTO DE BERINGELA COM TORRADAS
- Ingredientes: Beringelas, Pimentão vermelho , Cebola , Semente de chia ,Azeitonas pretas ,Azeite, Oregano, Pimenta do reino, Sal e Alho, uva passas e fatias de pão para acompanhar.
· Berinjelas: vitaminas A, B1, B2, B5 e C, cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, propiciando para reduzir o colesterol e eficaz no combate a diabetes, reumatismo, dentre outros;
· Uva Passa: Rico em vitaminas fibras, minerais, ferro , é estimula o funcionamento do intestino.
· pimentão vermelho: Rico em vitamina C, E.
· Cebola: Rica em Fibra e vitaminas B1, B2, C, ajuda na prevenção de trombos, câncer, anemia e doenças cardiovasculares
· Azeitonas: Possui vitamina E e sais minerais como fósforo, potássio , sódio, além de ser fonte de ácidos graxos. Ela também é composta por água, fibras e antioxidantes.
· Azeite de oliva extra virgem:Vitamina A, D, E, K, contribuindo para o controle do colesterol, auxiliando na absorção de vitaminas. e também atua no processo de coagulação sanguínea. melhora o funcionamento do estômago, do intestinos
· Chia: Rico em vitaminas B1, B2, B3, ferro , calcio, zinco, potássio e magnésio. ajuda a emagrecer, previne e controla o diabete , regula o colesterol, Tem efeito desintoxicante. É considerada como uma boa fonte proteica por possuir um alto teor de proteínas, sendo em sua maior parte aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo e fortalece a imunidade.
· Pimenta do reino: Age nas enzimas digestivas, aumentando a absorção das vitaminas B e C, selênio e betacaroteno durante uma refeição. ajuda a digerir alimentos reduzindo gases, azia e prisão de ventre, pois estimula enzimas digestivas. Além disso, a pimenta contém uma substância chamada piperina que aumenta a absorção de vários nutrientes.
· Orégano: Rico vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C, é antioxidantes, antiflamatorio, ajuda na presevação do cançer, pode ajudar a reduzir a infecção viral. Proteínas
· Cebolinha: Rica em vitaminas A e C, auxilia no crescimento capilar e retarda o envelhecimento das células. Considerada um antibiótico natural.
· Alho: vitamina C e outros nutrientes que ajudam, contra os sintomas de gripes e resfriados; Combater vírus, bactérias e fungos, pois é Possui vitaminas e sais minerais como fósforo, potássio e sódio, além de ser fonte de ácidos graxos. Ela também é composta por água, fibras e antioxidantes.
· Sal: Alto teor de Cálcio, Potássio e Magnésio
· Farinha Integral: rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais, facilita na saciedade, sendo importante para a dieta do comensal em tela.
PRATO PRINCIPAL:FRANGO GRELHADO COM LEGUMES
- Ingredientes: brócolis, abobrinha, berinjela, cenoura, cebola e pimentão vermelho salteado no azeite extra virgem, sal e pimenta do reino.
· Prato muito nutritivo, ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, descritos a seguir:
· Frango: Rico em vitamina B3, que é indispensável no sistema respiratório e na dilatação de vasos sanguíneos, Também é rica em ferro e em fósforo, promovendo o fortalecimento do organismo.
· Brócolis: Rico em vitamina C e fibra, ajudando o organismo nas doenças imunológicas, bem como auxiliando o trânsito intestinal;
· Abobrinha: Rica em vitamina A, nutriente importante no sentido da visão;
· Berinjela: vitaminas A, B1, B2, B5 e C, cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, propiciando para reduzir o colesterol e eficaz no combate a diabetes, reumatismo, dentre outros;
· Cenoura: rica em vitamina A, B, C, K, sais minerais como o potássio , sódio, cálcio e magnésio, prevenindo contra doenças cardiovasculares;
· Cebola: Rica em Fibra e vitaminas B1, B2, C, ajuda na prevenção de trombos, câncer, anemia e doenças cardiovasculares.
· Pimentão Vermelho: Rico em vitamina C, E.
· Azeite de Oliva: Vitamina A, D, E, K, contribuindo para o controle do colesterol, auxiliando na absorção de vitaminas. e também atua no processo de coagulação sanguínea. melhora o funcionamento do estômago, do intestinos, estimula a produção de suco hepático, ajudando no esvaziamento gástrico e facilitando a absorção intestinal de vitaminas.
· Sal: Alto teor de Cálcio, Potássio e Magnésio.
SOBREMESA:COOKIE DE BIOMASSA DE BANANA VERDE
 - Ingredintes: Biomassa de bananas verde, Aveia , Uva passa, Canela e cacau 
 Simbiotico: nada mais é o probiotico com prebiotico, no presente caso a biomassa de Banana é um excelente e saboroso alimento simbiótico, visando a saúde e bem estar dos comensais.
· Biomassa de banana verde: Amido resistente é um tipo de carboidrato que o intestino não consegue digerir, e por isso ele ajuda a reduzir a absorção de açúcares controla a glicemia e reduz o colesterol e as gorduras dos alimentos. Ao chegar no intestino grosso, o amido resistente é fermentado pela flora intestinal, favorecendo o crescimento das bactérias boas que ajuda a prevenir problemas como prisão de ventre, inflamação intestinal e outros mais.
· Farinha de aveia: Rico em vitaminas B1, B5, é um cereal rico em proteínas, ferro, magnésio, fósforo, zinco, além de ser excelente fonte de fibras e nutrientes contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares. 
· Coco: Rico em vitaminas, fibras e muitos minerais, como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, selênio, iodo, zinco. Também é fonte de ácidos graxos importantes e de ácido láurico, um componente com propriedades antimicrobianas.
· Cacau: Rico em vitaminas C, E e minerais, como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio, além de conter boas quantidades de fibra 
· Açúcar demerara: Rico em vitamina B1, B2, B6, cálcio, magnésio, cobre, fósforo e potássio. Ou seja, muito energia
· Canela: Vitamina A , E, Proteínas, Gorduras, Carboidratos, Fibra, Cálcio,Ferro tem ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antioxidante, ela ainda estimula as defesas do corpo é anestesia e probiótica.
· Uva passa: Rico Vitaminas, fibras, minerais, ferro. estimula o fucionamento do intestino.

Outros materiais