A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Qual a função do regimento no ambiente escolar

Pré-visualização | Página 1 de 1

1 Qual a função do regimento no ambiente escolar?
O Regimento Escolar é o documento que normatiza o funcionamento pedagógico e administrativo das instituições de ensino, orientando o desenvolvimento do trabalho a ser desenvolvido no ambiente escolar. Ele é a “lei da escola”, pois regula o funcionamento da instituição de ensino. Isso porque é por meio dele que toda a legislação educacional, chegam até o âmbito escolar. Desta forma, o “regimento disciplina toda a organização e funcionamento da escola, definindo-a enquanto instituição educativa.
2 Quais aspectos são contemplados em um regimento escolar?
Devem ser considerados aspectos legislativos de acordo com sua aplicação no país, estado e município, levando em consideração os princípios adotados pela Secretaria de Estado da Educação, estes constituem a base para promover a discussão, a reflexão e a tomada de decisão pelos membros da escola. O regime escolar deve ser pautado em uma gestão de participação efetiva de professores, alunos, pais, comunidade, de forma democrática, área que resulte em um ensino de qualidade, valor, fortalecimento e autonomia.
3 Descreva quais são as principais atribuições do (a) diretor da escola.
Administrar os recursos da instituição. Primeiramente, o diretor precisa ser administrador. Coordenar o projeto pedagógico. Todo o corpo docente está sob responsabilidade do diretor escolar e a qualidade do ensino oferecido depende disso. Participar da comunidade. 
4 Descreva a atuação desse profissional quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes.
O atendimento seja ele interno (funcionários e alunos), seja ele externos ( pais, comunidade) se faz sempre importante para um bom relacionamento entre todos os públicos da instituição, visando uma gestão voltada para uma gestão democrática e participativa. Em casos específicos de conflitos, considerados brutos, o diretor acaba por intervir, mas apenas em casos extremos. 
Para atender os docentes sempre buscam atender os pedidos de materiais. Fazer reuniões, chamar representantes de pais e alunos para que saiba o que fazer com determinado acontecimento é sempre importante para o convívio escola	/ comunidade. É necessário saber orientar, motiva e ouvir os docentes, buscando sempre uma melhor maneira de comunicação para que estes não levem para o lado pessoal em casos de chamada atenção.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.