Buscar

Avaliação I dotx

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Silvia Silva de Souza (1389469)
	
	Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:592237) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19261713
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Muitos debates importantes são deliberados para entender e detalhar como a sociedade da informação, em especial caracterizada pela revolução pós-industrial, impactou na forma de se pensar e fazer a Representação Descritiva - Catalogação. No entanto, como alega Darnton (2002), é essencial entender que a sociedade da informação sempre existiu. Na verdade, o que mudou foram os meios e os suportes de comunicação, veiculação e tratamento da informação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Sociedades da informação essencialmente caracterizadas pelas formas distintas de comunicar e de lidar com a informação surgem mediadas e condicionadas pelos importantes movimentos e eventos históricos da humanidade.  
II- A atuação do bibliotecário está diretamente vinculada à sociedade da informação que, independentemente da maneira como se comunica, o fez ser um dos principais agentes responsáveis por auxiliar o usuário a qualificar a informação que é produzida. 
III- A informação é essencial, mas está longe de ser o insumo mais importante e indispensável para o desenvolvimento de todas as esferas sociais e individuais da humanidade. 
IV- Após a Revolução Industrial, a sociedade da informação ficou caracterizada por uma menor vinculação com as máquinas e ao movimento operário e produtivo e se configurou pelo advento da tecnologia e de uma produção um pouco mais intelectual. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DARNTON, Robert. An Early Information Society: News and the Media in Eighteenth-Century Paris. American Historical Review, v. 105, n. 1, Feb., 2000. DOI: https://doi.org/10.1086/ahr/105.1.1. Disponível em: https://academic.oup.com/ahr/article/105/1/1/64445. Acesso em 20 jun. 2019.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	2.
	Eventos históricos que denotam a existência e constante evolução da biblioteca como um local que privilegia o armazenamento, a organização e o acesso à informação datam na Idade Média com a atuação dos monges e eruditos, em especial para o armazenamento da informação. À medida que a sociedade se desenvolve e evolui, os catálogos das bibliotecas também são reinventados e evoluem para priorizar e potencializar o acesso irrestrito à informação. Sobre os aspectos históricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante a Idade Média, os catálogos eram caracterizados por uma espécie de lista e/ou inventários, contendo informações dos materiais disponíveis no acervo.
(    ) Mesmo com fortes impactos na sociedade advindos com a globalização, em especial, no século XIX, os estudos sobre a catalogação não tiveram grandes evoluções.
(    ) Os fortes indícios da globalização do século XIX causaram um impacto significativo na prática da catalogação e direcionaram os estudos desta área com conceitos que dão base à atuação do bibliotecário ainda em contexto atual.
(    ) Os primeiros movimentos relativos aos registros para a elaboração de uma norma de descrição bibliográfica surgiram em meados do século XVI.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	Os processos e procedimentos para a organização da informação, considerada uma das habilidades mais básicas e essenciais do escopo de atuação técnica do bibliotecário, possuem suas especificidades, estas deliberadas para qualificar ainda mais a recuperação de informações. É nesse sentido que, aliado aos processos de Representação Descritiva - Catalogação, está a Representação Temática de informações. Sobre os conceitos da Representação Temática, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A representação descritiva não é complementada pela representação temática, pois o que interessa ao catalogador são apenas as características específicas do documento que permitem sua individualização.
	 b)
	A representação temática é realizada pelo catalogador por meio do processo de análise de assunto, que tem como objetivo propiciar o entendimento do conteúdo que será disponibilizada no catálogo.
	 c)
	A Representação Descritiva - Catalogação considera as características textuais e carga semântica que cada unidade documentária possui.
	 d)
	A Representação Temática, aliada à Representação Descritiva, exprime o conteúdo de determinado documento por meio de assuntos a partir das classificações bibliográficas, da indexação e da elaboração do resumo de um item informacional.
	4.
	Os repositórios institucionais surgiram com maior abrangência nas bibliotecas de instituições de ensino justamente para que todo o corpus de informações e conhecimentos e de maior complexidade produzidos por elas pudessem ser disponibilizados de maneira qualificada e organizada aos usuários com demandas, por vezes, mais especializadas e específicas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os repositórios institucionais são estruturas digitais que possibilitam reunir respectivamente a produção científica de uma instituição e de uma área específica. 
II- Para que se consiga atingir uma organização, mesmo que mínima, de toda a produção inserida no repositório, é essencial determinar o esquema de metadados que será utilizado para fortalecer a qualidade dos registros.
III- É essencial que os bibliotecários definam os principais metadados para auxiliar nas etapas de autoarquivamento de documentos nos repositórios e se garanta a interoperabilidade entre os diferentes sistemas. 
IV- São caracterizados como autossustentáveis, baseados sobretudo no autoarquivamento da produção científica e, por este motivo, não se faz essencial uma descrição padronizada dos metadados. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	Em conjunto com os demais procedimentos de processamento técnico, como a classificação e a indexação, a Representação Descritiva - Catalogação tem a função de fazer chegar ao usuário a informação detalhada e depurada, e, neste sentido, também é responsável, mesmo que de maneira indireta, pela produção de conhecimento. Diante disso, a interação entre o que é dado, informação e conhecimento está inerente às práticas da Representação Descritiva - Catalogação. Referente aos integrantes dessa interação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dado.
II- Informação.
III- Conhecimento.
(    ) Informação não tratada, são elementos isolados e não apresentam uma mensagem ou significado.  
(    ) Resultante da interação do conjunto de informações, refere-se a um processo cognitivo que um indivíduo desenvolve mediante aprendizagens diversificadas. 
(    ) Interação entre os vários dados tratados, ou seja, uma estruturação organizada dos dados.
(    ) Possuem significados que podem sugestionar afirmações. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - I - II.
	 b)
	I - III - II - II.
	 c)
	II - III - II - I.
	 d)
	I - II - III - III.
	6.
	Em meados do século XIX e, em especial, do século XX, a catalogação já começa a apresentar uma estruturação mais minuciosa e padronizada. Códigos com regras de classificação e catalogação começam a ser desenvolvidos e os catálogos de bibliotecas são elaborados mediante uma estrutura mais complexa de organização. Relativo aos códigos e catálogos, a partir dos referidos séculos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Diversos países, como Alemanha, Áustria, Bélgica,Brasil, países escandinavos, Espanha, França, Holanda, Itália, Suíça e Vaticano, já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
(    ) A Alemanha, os Estados Unidos da América e a França já possuíam seus próprios códigos de catalogação.
(    ) O Brasil nunca elaborou o seu próprio código com regras de catalogação.
(    ) A Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos, não desenvolveu um catálogo próprio para catalogação, mas vendeu suas fichas catalográficas para bibliotecas do mundo inteiro. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	As bibliotecas virtuais/digitais surgiram em um contexto em que o protagonismo das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e o uso cotidiano da internet impulsionaram a necessidade de se criar ou se adequar continuamente métodos e procedimentos específicos para a disponibilização e a disseminação da informação. Sobre as bibliotecas virtuais/digitais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As bibliotecas virtuais/digitais não atendem, em nenhum aspecto, às demandas inerentes ao advento das TIC e da internet.
	 b)
	As bibliotecas virtuais/digitais apresentam como base informacional conteúdos em texto completo em formatos digitais, armazenados e disponíveis para acesso e, por isso, não precisam obedecer processos padronizados para sua representação.
	 c)
	As bibliotecas virtuais/digitais serão a única realidade inserida nas bibliotecas, o livro impresso tem seus dias contados e não mais existirá.
	 d)
	Nesse tipo de biblioteca existe uma gama de conteúdos que podem ser acessados em qualquer lugar, basta estar munido da interação da tecnologia, mediante computadores, tablets ou celulares e o ambiente virtual.
	8.
	Em 1967, o AACR, atualmente conhecido como AACR2, foi publicado pela primeira vez. Em 1978, teve sua segunda edição (AACR2), com a última revisão em 2002 (AACR2r) e atualizações em 2003, 2004 e 2005. Sobre o AACR, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Determina pontos de acesso para a representação da informação.
(    ) Estabelece os critérios para a descrição bibliográfica. 
(    ) Algumas das zonas do ISBD - International Standard Bibliographic Description - foram utilizadas como base para delimitar as regras de descrição bibliográfica contidas no AACR.
(    ) Em 1969, o AACR foi traduzido para português e, desde então, mediante suas versões atualizadas, tem sido adotado no Brasil como o principal código de catalogação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	9.
	Com a evolução dos papiros aos livros, do advento da literatura periódica e sistemas de informação, da internet e de materiais e fontes de informação cada vez mais diversificados, faz-se essencial um constate aperfeiçoamento das práticas de catalogação para representação da informação. Com relação aos objetivos da Representação Descritiva - Catalogação, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A catalogação tem como objetivo informar, à medida que, por meio dela, é possível localizar um determinado item.
	 b)
	A catalogação motiva o usuário quando, por meio de seus procedimentos e regras, permite escolher itens que lhe eram, até então, desconhecidos.
	 c)
	Ao permitir ao usuário escolher entre as várias manifestações de um determinado item, a catalogação objetiva instruí-lo.
	 d)
	A catalogação não tem como um dos seus objetivos atender às perspectivas na óptica dos usuários da informação; o foco são as técnicas e regras que serão utilizadas pelos bibliotecários.
	10.
	A Biblioteca do Congresso foi (e ainda é) uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento e evolução dos procedimentos e processos de Representação Descritiva - Catalogação. Muitos movimentos importantes foram vislumbrados em várias partes do mundo por conta de sua atuação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por meio da indicação de cabeçalhos e regras próprias de catalogação, a Biblioteca do Congresso iniciou a venda de suas fichas catalográficas para outras bibliotecas.
(    ) A American Library Association (ALA) elaborou seu próprio código de catalogação, denominado Cataloging rules - author and title entries, com base nas regras da Biblioteca de Congresso. 
(    ) A venda das fichas catalográficas efetivada pela Biblioteca do Congresso implicou uma padronização das regras de catalogação, isso porque todas as bibliotecas as aceitaram e concordaram com cada uma das regras.
(    ) A padronização das regras de catalogação mediante a venda das fichas catalográficas da Biblioteca do Congresso só se tornou evidente porque as fichas eram rigorosamente iguais, mas não porque as bibliotecas concordassem com todas as regras estabelecidas pela Biblioteca do Congresso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
Parte inferior do formulário

Outros materiais