Buscar

AD2_2020_ educação infantil (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Educação Infantil I
Avaliação a distância 2 (AD2)- 1° Semestre 2020
Professora coordenadora: Drª. Eliana Crispim França Luquetti
Estudante:____________________________________________________________
Polo:_________________________________________Matrícula:_______________
Prezado (a) aluno (a), siga as orientações indicadas: 
· Leia atentamente as questões antes de respondê-las;
· Analise o enunciado de cada questão;
· Faça rascunhas antes da elaboração de sua resposta final;
· Verifique cuidadosamente todas as suas respostas;
· Não deixe para entregar no último dia (evite imprevistos);
· Não faça plágios;
· Envie o arquivo da Ad2 via plataforma no formato Word ou PDF.
· Para desenvolver você irá ter que estudar as aulas 05 até a 12.
· Datas limites para a entrega das ADs via plataforma é 10/05/2020.
Questão 1: (2,0 pts.) Faça um breve resumo, identificando as formas de atendimento à criança no Brasil nos diferentes momentos históricos e políticos. 
 R: Começamos primeiramente com o surgimento e a chegada dos jesuítas, eles tinham como alvo educar os índios por cristianismo, os jesuítas tiveram bastantes desafios com os índios adultos que foram para as crianças que não eram criadas com os familiares, mas em um lugar onde eram catequizados e aprendiam hábitos e cultura europeia, casa dos muchachos. Quando terminava o período da infância elas saiam da casa dos muchachos os que conseguiam adaptar-se aos aptos indígenas ficavam na tribo, mas os que não conseguiam ficavam pelas cidades em busca de morada e trabalho.
 Entende-se que o período colonial por faixa de 1530 até 1820 existia uma diferença clara entre crianças negras e brancas. Os filhos dos escravos iam trabalhavam por volta de 5 anos, com 12 já eram vistos como adultos e eram abusados sexualmente para aumentar a população de escravos que tinham o nome de ama e começaram a frequentar escolas religiosas. Aos 6 anos de idade usavam roupas de adultos e ficavam de castigo. Nesse período também foi criada a santa casa de misericórdia para cuidar dos idosos, que logo depois começou a cuidar dos idosos, que logo depois começou a cuidar das crianças do ‘’roda’’ que era um dispositivo de abandono. Mas por falta de higiene básica as crianças acabaram morrendo por volta do século as que sobreviviam eram entregue a mulheres que recebiam do governo para cuidado até os 9 anos e dali eram guiadas para a trabalha nas fazendas ou a marinha.
No Brasil independente (1822 Até 1889) Adultos e crianças culpados eram levados para o mesmo lugar, em 1861 que apareceu Instituto de menores que era onde eles levavam os menores, lá eles tinham a finalidade disciplinar com castigo corporais para disciplinar a mente, essa instituição com o passar do tempo passa a receber essa criança sendo infratores ou não, elas eram separadas por idade e conhecimento e depois eram mandadas para escolas de marinheiros.
No Brasil República entre os anos (1889 a 1930) aparece os problemas sócias do Império em ralação a infância uma alta taxa de mortalidade infantil nos internatos, novas leis foram criadas pelos juristas no século XX no intuito de regular a vida e saúde dos recém-nascidos. Essas leis tem como ajudar menores infratores, amparar crianças pobres, doentes deficientes, maltratados e criar maternidades creches e jardins de infância.
 Agora na Era Vargas que foi o Estado Novo que foi por volta dos (1930 a 1945) foi criado vários ministérios (do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e saúde). Durante seu governo o Brasil tentou descobrir opções que auxilia a infância como forma de lapidar a raça. Julgava-se que se a criança tivesse algum grau de parentesco com marginais e vivesse nesse ambiente provavelmente seria um marginal. Para tentar tirar as crianças da possível convivência da marginalidade foi criada em 1941 (SAM) Serviço de Assistência ao menor que junto veio um conjunto regras e normas para instituição públicas e privadas que atendiam as crianças, espalhava-se que as instituições cuidadas pelo SAM tinham mais possibilidades de educação para a criança menos favorecidas. 
 No período da Ditadura Militar ( 1964-1985) o Estado via o menor como “objeto de segurança nacional” isso porque o SAM foi eliminado e assim foi criada a funabem (Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor), essas crianças assim incluídas nessa instituição receberia um preparo especial para quando voltasse para o convívio da família e também um preparo profissional, mas o atendimento a criança continuou a mesma coisa só mudaram-se os nomes, continuou um atendimento apoiador. Já no ano de 1989 veio surgiu uma lei para a infância o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) A Funabem seria eliminada e focaria mais agora nos direitos da criança do adolescentes e não mais nos deveres, e assim a instituição trabalha com a criança sendo ela infrator ou não.
 
Questão 2: (30 pts.) Com as pressões vindas de organizações não governamentais (Pastoral do Menor, entre outras), em 1989 surge uma legislação para a infância: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A funabem é extinta e são mais focalizados os direitos da criança e do adolescente ao invés dos deveres, na medida em que passam a ser vistos como sujeitos de direitos. Hoje é essa legislação que norteia todas as instituições que trabalham com crianças, sejam elas infratoras ou não.
· Pesquise e comente três artigos do ECA, que mais chamou sua atenção ao se tratar de direitos da criança. 
R: Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. 
 O Art. 4 determina o princípio da proteção integral da criança e do adolescente, o artigo tem como preservar as crianças e jovens de toda distração, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, o respeito e o direito das crianças e dos adolescentes e o combate a exploração infantil é de inteira importância e um desafio do Estado Brasileiro.
Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual.
Os direitos argumentados nesta Lei dedicam-se a toda criança e adolescente sem discriminação de nascimento seja ela qual for ou outra circunstância que separe ela das pessoas, da família ou das comunidades em que vive. 
Art. 69. O adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observados os seguintes aspectos, entre outros:
I – respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento;
II – capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.
O empregador tem como entender que o jovem estar em todos os aspectos em um processo de formação (fisiológicos, sociais e psicológicos),Agora com qualificação apropriada, assim com os cursos de formação e aprendiz, a obrigação de designar a evolução ocupacional do jovem, importante no seu direito na liberação no mercado de trabalho.
Questão 3: (2,0 pts.) Identifique as principais rotinas nas instituições de Educação Infantil.
R: As principais rotinas são elas.
 Alimentação: Dependendo da idade do grupo dar um tempo de três a quadro horas, com os bebês a alimentação precisa ser individual bebê e educadora para estabelecer um vinculo de interação e comunicação priorizada. Com 1 ano de idade começa a alimentação da aliança em pequenos grupos colocando sua liberdade alimentar em natureza, cultura e social das refeições. Podemos começar oferecer no primeiro momento, uma quantidade onde a educadora possa ensinar as crianças a se alimentarem sozinhas, nesse momento podemos estar verificando a quantia certa de alimentação que a criança aceita
Baseadas, Huguete sole(2008) se destacam para alguns fatos importantes para a alimentação de cada criança como: horários de cada alimentação, uma boa acomodação de espaço, o surgimento de cada refeição e como cada criança se comporta com o modo de alimentação sendo 
Questão 4: (1,0 pts.) Aponte e reflita sobre as atitudes necessárias por parte do educador para o trabalho na Educação Infantil.
Questão 5: (2,0 pts.) Mencione quais são os documentos legais que ancoram o campo da educação infantil, e faça uma breve reflexão sobre essas legislações.
Bom Estudo!
 
 
Disciplina: Educação Infantil I
 
Avaliação a distância 2 
(AD
2
)
-
 
1° Semestre 2020
 
Professor
a
 
coordenador
a
: Drª. Eliana Crispim França Luquetti
 
Estudante:_______________________________________
_____________________
 
Polo:
__________
_______________________________
Matrícula:_______________
 
 
Prezado (a) aluno (a), 
siga as orientações indicadas: 
 
ü
 
Leia atentamente as questões antes de respondê
-
las;
 
ü
 
Analise o enunciado de cada questão;
 
ü
 
Faça rascunhas antes da elaboração de sua resposta 
final;
 
ü
 
Verifique cuidadosamente todas as suas respostas;
 
ü
 
Não deixe para entregar no último dia (evite imprevistos);
 
ü
 
Não faça plágios;
 
ü
 
Envie o arquivo da Ad2 via plataforma no formato Word ou PDF.
 
ü
 
Para desenvolver você
 
irá ter que estudar as aulas 05 até a 
12
.
 
ü
 
Datas limites para a ent
rega das ADs via plataforma é 10/05/2020.
 
 
Questão 1: (
2
,0 pts.) 
 
Faça um breve resumo, identificando as formas de 
atendimento à criança no Brasil nos diferentes momentos históricos e políticos. 
 
 
 
R: Começamos primeiramente com o surgimento e a chegada dos jesuítas, eles 
tinham como alvo educar os índios por cristianismo, os jesuítas tiveram 
bastantes
 
desafios com os índios adultos que foram para as crianças que não eram criadas 
com os familiares
,
 
m
as em um lugar onde eram catequizados e aprendiam hábitos e 
cultura europeia,
 
casa dos muchachos. Quando terminava o período da infância elas 
saiam da casa dos muchachos os 
que conseguiam adaptar
-
se aos ap
tos indígenas 
ficavam na tribo, 
mas os que não 
conseguiam ficavam pelas cidades em busca de 
morada e trabalho.
 
 
 
Entende
-
se
 
que o período colonial por faixa de 1530 até 1820 existia uma diferença 
clara entre crianças negras e brancas. Os filhos dos escravos iam trabalhavam
 
por 
volta de 5 anos, com 12 j
á eram vistos como adultos e eram abusados sexualmente
 
para aumentar a população 
 
de escravos que tinham o nome de ama e começaram a 
frequentar escolas religiosas. Aos 6 anos de idade usavam roupas de adultos e 
ficavam de castigo. Nesse período também foi 
criada a santa casa de misericórdia 
para cuidar dos idosos, que logo depois começou a cuidar dos idosos, que logo 
depois começou a cuidar das criança
s
 
do ‘’roda’’ que era um dispositivo de 
abandono. Mas por falta de higiene básica as crianças acabaram morr
endo por volta 
do século as que sobreviviam eram entregue a mulheres que recebiam do governo 
para cuidado até os 9 anos e dali eram guiadas para a trabalha nas fazendas ou a 
marinha.
 
No B
rasil independen
te
 
(1822 Até 1889) Adultos e crianças culpados eram l
evados 
para o mesmo 
lugar, em
 
1861 que apareceu Instituto de menores que era onde eles 
levavam os 
menores, lá
 
eles tinham
 
a finalidade disciplinar com castigo corporais 
para disciplinar a mente, essa instituição com o passar do tempo passa a receber 
essa c
riança sendo infratores ou não, elas eram separadas 
por idade e 
conhecimento e depois eram mandadas para escolas de marinheiros.
 
No Brasil República entre os anos (1889 a 1930) aparece os problemas sócias do 
Império em ralação a infância uma alta taxa de m
ortalidade infantil nos internatos, 
 
 
Disciplina: Educação Infantil I 
Avaliação a distância 2 (AD2)- 1° Semestre 2020 
Professora coordenadora: Drª. Eliana Crispim França Luquetti 
Estudante:____________________________________________________________ 
Polo:_________________________________________Matrícula:_______________ 
 
Prezado (a) aluno (a), siga as orientações indicadas: 
 Leia atentamente as questões antes de respondê-las; 
 Analise o enunciado de cada questão; 
 Faça rascunhas antes da elaboração de sua resposta final; 
 Verifique cuidadosamente todas as suas respostas; 
 Não deixe para entregar no último dia (evite imprevistos); 
 Não faça plágios; 
 Envie o arquivo da Ad2 via plataforma no formato Word ou PDF. 
 Para desenvolver você irá ter que estudar as aulas 05 até a 12. 
 Datas limites para a entrega das ADs via plataforma é 10/05/2020. 
 
Questão 1: (2,0 pts.) Faça um breve resumo, identificando as formas de 
atendimento à criança no Brasil nos diferentes momentos históricos e políticos. 
 
 R: Começamos primeiramente com o surgimento e a chegada dos jesuítas, eles 
tinham como alvo educar os índios por cristianismo, os jesuítas tiveram bastantes 
desafios com os índios adultos que foram para as crianças que não eram criadas 
com os familiares, mas em um lugar onde eram catequizados e aprendiam hábitos e 
cultura europeia, casa dos muchachos. Quando terminava o período da infância elas 
saiam da casa dos muchachos os que conseguiam adaptar-se aos aptos indígenas 
ficavam na tribo, mas os que não conseguiam ficavam pelas cidades em busca de 
morada e trabalho. 
 Entende-se que o período colonial por faixa de 1530 até 1820 existia uma diferença 
clara entre crianças negras e brancas. Os filhos dos escravos iam trabalhavam por 
volta de 5 anos, com 12 já eram vistos como adultos e eram abusados sexualmente 
para aumentar a população de escravos que tinham o nome de ama e começaram a 
frequentar escolas religiosas. Aos 6 anos de idade usavam roupas de adultos e 
ficavam de castigo. Nesse período também foi criada a santa casa de misericórdia 
para cuidar dos idosos, que logo depois começou a cuidar dos idosos, que logo 
depois começou a cuidar das crianças do ‘’roda’’ que era um dispositivo de 
abandono. Mas por falta de higiene básica as crianças acabaram morrendo por volta 
do século as que sobreviviam eram entregue a mulheres que recebiam do governo 
para cuidado até os 9 anos e dali eram guiadas para a trabalha nas fazendas ou a 
marinha. 
No Brasil independente (1822 Até 1889) Adultos e crianças culpados eram levados 
para o mesmo lugar, em 1861 que apareceu Instituto de menores que era onde eles 
levavam os menores, lá eles tinham a finalidade disciplinar com castigo corporais 
para disciplinar a mente, essa instituição com o passar do tempo passa a receber 
essa criança sendo infratores ou não, elas eram separadas por idade e 
conhecimento e depois eram mandadas para escolas de marinheiros. 
No Brasil República entre os anos (1889 a 1930) aparece os problemas sócias do 
Império em ralação a infância uma alta taxa de mortalidade infantil nos internatos,

Outros materiais