Buscar

TELECOMUNICAÇÃO_atividade 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ATIVIDADE 6: As ondas de Rádio
1. Conceitue ondas de rádio ou ondas hertzianas.
As ondas de rádio AM e FM são um tipo de radiação eletromagnética que se situa nas ondas hertzianas, que possui baixa energia e grandes comprimentos de onda, que se estendem entre 3.108nm até 2.1017nm.
2. O que acontece com as ondas irradiadas pelas antenas?
A antena é um sistema que irradia (ou recebe) energia eletromagnética. Pode-se conhece-lo a partir do processamento da irradiação, da eficiência e da distribuição da energia irradiada através do campo, dentro do aspecto conhecido, ou arbitrado. A diretividade é a razão entre a intensidade de radiação de uma antena e a intensidade de radiação média.
3. Defina radiotransmissor.
Um transmissor é um dispositivo eletrônico que, com a ajuda de uma antena, propaga um sinal eletromagnético, podendo ser de rádio, televisão ou outras telecomunicações.
4. Qual a função da antena?
Antena é um dispositivo que transforma energia eletromagnética guiada pela linha de transmissão em energia eletromagnética irradiada, ou o contrário, isto é, transforma energia eletromagnética guiada pela linha de transmissão. Por isso, a função da antena é primordial em qualquer comunicação realizada por radiofrequência.
5. Qual a frequência mais usada em telecomunicações?
AM e FM.
6. Cite as aplicações da onda portadora sem modulação e da onda portadora modulada.
A modulação pode ser aplicada na amplitude ou na frequência, de acordo com a característica da onda que é modificada. Daí os nomes frequência modulada (FM) e amplitude modulada (AM).
7. Esquematize o radioenlace de comunicações entre dois pontos.
8. Cite e defina os elementos que compõem uma linha de transmissão.
O radiotransmissor converte sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas eletromagnéticas, enviando-os para o espaço através de uma antena transmissora, para serem recebidos por um rádio receptor, por exemplo, emissoras de AM, FM ou de TV além do LW.
9. Cite e defina os elementos que compõem um a linha de recepção.
A função do receptor de rádio é a decodificação dos sinais eletromagnéticos recebidos do espaço, captados pela antena, transformando-os em ondas sonoras, sinais digitais e/ou analógicos.
O equipamento é conectado a uma antena receptora, um sistema de sintonia e amplificadores de áudio, vídeo e/ou sinais digitais.
10. Explique como se dá o fenômeno da propagação da onda de rádio. Faça um esquema.
As ondas eletromagnéticas basicamente se propagam por três mecanismos, a saber: a reflexão, difração e espalhamento.
Reflexão ocorre quando a onda eletromagnética atinge um objeto com dimensões bem maiores que o comprimento de onda da onda que se propaga. Esse fenômeno acontece, por exemplo, na superfície da terra, nas construções e montanhas.
A difração é a capacidade das ondas eletromagnéticas contornarem obstáculos, pois elas se propagam como se cada ponto da frente de onda gerasse uma nova onda. Ao se deparar com um obstáculo, as fontes pontuais da frente de onda acima do obstáculo continuam irradiando, fazendo com que a região de sombra atrás do obstáculo também seja iluminada.
O espalhamento ocorre quando o meio de propagação é constituído de objetos com dimensões pequenas em relação ao comprimento de onda do sinal e o número desses obstáculos é grande (em um determinado volume). Ondas espalhadas são produzidas por superfícies rugosas, pequenos objetos e outras irregularidades do canal.
11. Qual a função de uma gaiola de Faraday. Cite exemplos de aplicação.
Esta gaiola é uma forma de impedir a entrada de campo elétrico e campo magnético no interior de superfícies e estruturas condutoras. Faraday descobriu que o campo elétrico quando aplicado a uma superfície ou estrutura com extremidades condutoras, faz com que a superfície produza cargas elétricas opostas ao campo elétrico ou seja, estas cargas opostas cancelam o campo elétrico externo criando uma barreira que impede a entrada do campo elétrico no interior da superfície.
Portanto, a Gaiola de Faraday é uma barreira de proteção contra campos elétricos e magnéticos indesejados. Ela tem uma enorme aplicação prática e um dos maiores exemplos encontrados em nosso dia a dia é o aparelho de micro-ondas, ele possui um revestimento interno apropriado para conter as ondas eletromagnéticas apenas em seu interior.

Outros materiais