Buscar

Marcelle OSM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sou sócia de um instituto educacional chamado INSTITUTO EDUCACIONAL SUSTENTÁVEL ESTUDAR, entramos no mercado há dois anos com o intuito de realizar aulas de especialização voltada para o público de corretores de imóveis. Nosso escritório fica na região do Centro, no bairro da Uruguaiana, Rio de Janeiro. Não temos nossas próprias salas, alugamos espaços de um coworking que funciona no mesmo prédio do escritório. Somos três sócias e uma funcionária, os professores são contratados por aulas e os pagamentos são realizados via RPA.
Nossas aulas são presenciais, com duração normalmente de 5 horas. E também oferecemos cursos de formação de corretores de imóveis e peritos judiciais, são cursos mais longos com duração de 1 a 6 meses dependendo da quantidade de aulas durante a semana.
Com essa pandemia tivemos que paralisar alguns desses cursos, e nos habituar a nova realidade. E com os números de alunos como consequência diminuiu.
Gestão de Caixa
Como empreendedora e sócia do Instituto foi necessário realizar alguns cortes. Procuramos o administrador do coworking que alugávamos para as aulas solicitando algum desconto na mensalidade, caso não conseguíssemos, iriamos cancelar o aluguel, mas depois de muita negociação, o administrador cedeu um bom desconto alegando que éramos clientes muito importantes para o coworking porque além de movimentar diariamente as salas, nossos alunos também acabavam virando cliente e aligando espaços para seus negócios e reuniões. 
Segundo corte foi referente a nosso escritório, decidimos abrir mão temporariamente da sala e cancelamos o contrato porque mesmo que conseguíssemos um bom desconto, ainda haveria outros gastos com a sala, como luz, condomínio, o próprio aluguel entre outras taxas. A administradora do condomínio sabendo da crise parcelou a multa de rescisão de contrato, aliviando um pouco o valor.
Nossas aulas precisaram ser realizadas de maneira online porque alguns cursos estavam em andamento e mesmo depois de conversarmos com os alunos, eles decidiram continuar para terminar logo. As aulas estão sendo realizadas pela plataforma MEET, onde conseguimos que as salas coubessem todos os alunos, a plataforma tem a ferramenta que nos permite gravar as aulas, assim tendo provas que mantivemos as aulas mesmo no momento de crise nos precavendo de futuros problemas. Mantivemos a mensalidade dos cursos que estavam em andamento com o mesmo valor. Mas outro curso que vão ser oferecidos de forma online durante a pandemia, está oferecendo descontos, forma que atrair alunos nesse momento de crise.
 
Negociação com funcionários:
Como citado mais acima, temos somente uma única funcionária. Ela é uma peça fundamental para nós, mas nesse momento resolvemos realizar um acordo trabalhista. São sabemos como será o pós-pandemia, estudamos todas as possibilidades e o acordo acabou sendo a escolha. 
Temos a intenção de recontrata-la, mas só saberemos quando, depois que tudo voltar ao normal e nosso capital de giro e lucros voltar a dar uma folga.
PRODUÇÃO:
Nesse quesito foi necessário muito estudado de como seria as aulas durante o isolamento, porque nosso projeto inicial seria somente aulas presenciais. Pesquisei sobre as plataformas mais utilizadas e com facilidade para o uso, porque dentro nos cursos temos alunos de todas as faixas etárias. Decidimos a plataforma, enviamos e-mails para todos os alunos com um tutorial de como baixar, tanto pelo celular como pelo computador. Comunicamos aos nossos professores parceiros e eles concordaram com o uso da plataforma. As aulas continuaram acontecendo nos mesmos horários que aconteciam presencialmente. Nossa maior dificuldade tem sido a conexão da internet de alguns alunos, então devido a isso, alguns não conseguem acompanhar. Gravamos todas as aulas, os alunos que nos comunica que houve problema com a internet e não podemos acompanhar, nós enviamos aquela aula com o link enviado por drive. Ele consegue assistir, mas não pode baixar, porque temos o termo de direito de imagem e material dos nossos cursos.
Comunicação:
Como citado na descrição, somos três sociais então nos dividimos para divulgação nas nossas redes sociais e e-mail. Comunicamos a todos os alunos por e-mail as mudanças que aconteceriam durante o isolamento social, eles respondiam com feedback positivo ou negativo. 
Diariamente, alimentamos as redes sociais do instituto com mensagens positivas para que os nossos alunos sintam que estamos com eles nesse momento difícil. Respondemos as dúvidas de forma humanizada. Também estamos divulgando cursos online com descontos, em grupos de whatsapp do bairro, dos alunos e em todas as redes sociais. As divulgações estão usando textos, imagens e vídeos das sócias convidando alunos para os cursos, para que eles se sintam a vontade e que enxerguem a gente como pessoas iguais a eles. 
OSM
Boa tarde professora e colegas.
Algumas organizações estão presas a processos criados quando o mundo era outro. Muitas das vezes a organização nem sabe que seus processos estão defasados, pelo fato que as coisas estão acontecendo e/ ou andando e por isso não pensam em inovar seus processos a fim de se adequar as novas tecnologias e métodos que façam seus processos serem mais eficientes e eficazes . Isso é um erro grave que pode causar falência da própria instituição.
Após estudar as definições da OSM, fica nítido que para o sucesso da organização sua estruturação necessita ser bem planejada e executada, tendo como principal objetivo atrelar um acordo entre os objetivos da empresa, uma infraestrutura que aperfeiçoe processos e seja compatível com o perfil organizacional. 
O modelo que vou comentar será a estrutura divisional, ela tem como característica agrupar funcionários responsáveis ​​por um tipo específico de produto ou serviço no mercado, de acordo com o fluxo de trabalho. Normalmente, consiste em várias equipes de trabalho paralelas que se concentram em um único produto ou linha de serviço.
Ao contrário dos departamentos, as divisões são mais autônomas, cada um possui seu próprio executivo-chefe, às vezes vice-presidente e geralmente gerenciando suas próprias contratações, orçamento e publicidade.
Vantagens dessa estrutura, possuir maior autonomia para cada setor, conseguem produzir respostas mais rápidas para condições de mercado, funciona bem em mercados onde há grande concorrência, marketing mais voltado pro produto e de acordo com o mercado atuante. As desvantagens dessa estrutura são aumentos de custos já que cada setor terá seu custo e a grande quantidade de funcionário, porque cada seguimento tem sua própria equipe, o que seria diferente caso fosse uma estrutura funcional. Cada setor tenderá ter sua própria estratégica, que pode diferir da direção estratégica global da empresa.
Depois de analisar as características dessa estrutura, identifico com empresas grandes, que possuem vários produtos, como por exemplo: Bauducco e Nestlé. Cada produto vendido por essa organização possui uma equipe, de diretor a marketing exclusivamente para um produto. Porque assim eles conseguem estudar melhor o produto, tendência no mercado, pública alvo e ser assertivo na estratégia de propagandas e vendas.
Concluo que a empresa precisa adotar a estrutura mais adequada para seu tipo de serviço, mas há necessidade de estar atento as inovações e tendências do mercado para isso, faz se necessário estar frequentemente avaliando os processos de produção, logística e qualidade e evitar trabalhos duplicados, reduzir gastos desnecessários e aperfeiçoar métodos de trabalho, para tornar cada vez mais a organização competitiva.

Outros materiais