A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
Responsabilidade Fiscal

Pré-visualização | Página 1 de 3

Normas gerais de finanças públicas e a Lei de Responsabilidade Fiscal
1)
As normas da Lei de Responsabilidade Fiscal dispõem sobre:
I – Receita pública
II – Despesa pública
III – Orçamento público
IV – Endividamento
É correto apenas o que se afirma em:
e)I, II, III e IV.
RESPOSTA CORRETA
Obter representa a receita pública; despender, a despesa pública; e gerir, o orçamento público. Partindo desse pressuposto, a atividade financeira do Estado volta-se para obter a soma de dinheiro indispensável para a sua manutenção, revertendo-a em despesas para seus gastos, gerindo, administrando, cuidando da receita e da despesa, por meio de uma peça chamada orçamento, ao mesmo tempo em que, diante de certas conjunturas, ele cria novas fontes de receitas, utilizando de seu crédito, quer para suprir uma deficiência de caixa (endividamento), quer para atender a um programa de governo.
2)
A afirmação "é soma dos gastos realizados pela Administração Pública para atender às necessidades coletivas, tanto econômicas quanto sociais, e para cumprir as responsabilidades institucionais" está conceituando qual instituto das finanças públicas?
a)
Despesas públicas.
RESPOSTA CORRETA
De forma geral, trata-se como despesa pública a soma dos gastos realizados pela Administração Pública para atender às necessidades coletivas, tanto econômicas quanto sociais, e para cumprir as responsabilidades institucionais.
3)
A Lei de Responsabilidade Fiscal tomou como referência no próprio texto legislações de países como:
d)
Nova Zelândia, Estados Unidos e alguns países da Europa.
RESPOSTA CORRETA
A Lei de Responsabilidade Fiscal tomou como referência no próprio texto normas de gestão pública em diversos países e algumas legislações de países, como Nova Zelândia, Estados Unidos e Europa, assumindo algumas normas e princípios dos modelos locais.
4)
"Após a implementação da __________, juntamente com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), as autoridades e os agentes públicos ficaram passíveis de responsabilização criminal pela má gestão dos recursos públicos". Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a frase:
a)
Lei n.º 10.028/2000.
RESPOSTA CORRETA
A edição da Lei n.º 10.028, de 2000, trouxe para o Código Penal brasileiro um capítulo sobre os crimes contra as finanças públicas. Após a implementação desses dispositivos, as autoridades e os agentes públicos ficaram passíveis de responsabilização criminal pela má gestão dos recursos públicos. Por esse motivo, considera-se que a LRF, juntamente com a Lei de Crimes Fiscais (Lei n.º 10.028/2000), instituiu muito mais rigor para a administração das finanças públicas.
5)
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) originou-se por meio de:
b)
um projeto enviado pelo governo ao Congresso Nacional.
RESPOSTA CORRETA
A LRF originou-se por meio de um projeto enviado pelo governo ao Congresso Nacional, visando a atender à Emenda Constitucional n.º 19, de 1998, que exigiu a instituição de leis complementares para regular algumas matérias.
Lei de Responsabilidade Fiscal
1)
No que diz respeito a experiências de outros países, a LRF incorpora alguns princípios e normas internacionais. Qual NÃO está entre os principais?​​​​​​​
c)
Mercosul.
RESPOSTA CORRETA
As principais experiências em que a LRF se espelhou foram: - Fundo Monetário Internacional - Nova Zelândia - Comunidade Econômica Europeia e - Estados Unidos.
2)
Qual das alternativas representa uma das principais características do FMI – Fiscal Transparency?​​​​​​​
c)
Informações orçamentárias devem facilitar sua análise; as contas fiscais devem ser apresentadas periodicamente ao Legislativo e ao público – publicidade, prestação das contas e relatórios fiscais.
RESPOSTA CORRETA
As principais características do FMI são: - Dentro do setor público, as funções de política e de gestão devem ser bem definidas e divulgadas ao público, informando sobre as atividades fiscais passadas, presentes e programadas - transparência dos atos. - A documentação orçamentária deve especificar objetivos da política fiscal, estrutura macroeconômica, políticas orçamentárias e riscos fiscais – planejamento. - Informações orçamentárias devem facilitar sua análise; as contas fiscais devem ser apresentadas periodicamente ao Legislativo e ao público – publicidade, prestação das contas e relatórios fiscais.
3)
Qual das alternativas representa uma das principais características do CEE – Tratado de Maastritch?​​​​​​​
e)
Estados membros conduzem suas políticas com relativa independência, convergindo para critérios acordados; além disso, os estados membros devem evitar déficits excessivos.
RESPOSTA CORRETA
Outras principais características do CEE – Tratado de Maastritch são: - Definição de critérios para verificação da sustentação financeira da cada governo, como em uma confederação. - Comissão monitorará orçamento e estoque da dívida para identificar desvios: há metas e punições. - Pacto de estabilidade e crescimento de 1997 - cada estado membro é responsável por sua política orçamentária, subordinadas às disposições do Tratado.
4)
Qual das alternativas representa uma das principais características do EUA – Budget Enforcement Act?​​​​​​​
b)
Congresso fixa metas de superávit e mecanismos de controle de gastos com aplicações de regras adotadas pelo BEA.
RESPOSTA CORRETA
Outras características principais do EUA – Budget Enforcement Act são: - Contempla apenas o Governo Federal - cada unidade da federação tem suas regras. - Sequestration - limitação de empenho para garantir limites e metas orçamentárias. - Pay as you go - compensação orçamentária: qualquer ato que provoque aumento de despesas deve ser compensado através da redução em outras despesas ou aumento de receitas.
5)
Qual das alternativas representa uma das principais características do NZ – Fiscal Responsibility Act?​​​​​​​
d)
Princípios de gestão fiscal responsável: reduzir débito total da Coroa (dívida pública) a níveis prudentes.
RESPOSTA CORRETA
Outras características principais do NZ – Fiscal Responsibility Act são: - Congresso fixa princípios e exige forte transparência do Executivo, que tem a liberdade para orçar e gastar. - Alcançar e manter níveis de patrimônio líquido da Coroa que a protejam contra fatores imprevistos. - Gerenciar prudentemente riscos fiscais da Coroa. - O Fiscal Act difere dos programas anteriores porque não prevê metas fiscais; admite afastamentos temporários, desde que com previsão de meios para retorno; considera perigosa a perda de credibilidade pelo não cumprimento de metas e teme pela manipulação de informações para ajustá-las às metas fixadas.
Lei nº 4.320 e Lei de Responsabilidade Fiscal I
1)
Esta lei tem como objetivo, estabelecer normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Que lei é esta?
b)
Lei Federal nº 4.320/1964.
RESPOSTA CORRETA
A Lei Federal nº 4320/19 estabelece normas gerais.
2)
Na forma da Lei nº 4.320/64, é correto afirmar que:
e)
A Lei de Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
RESPOSTA CORRETA
A alternativa apresenta de forma adequada as informações contidas na Lei nº 4.320.
3)
De acordo com a Lei nº 4.320/1964, a demonstração contábil que aponta as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas denomina-se:
d)
Balanço Orçamentário.
RESPOSTA CORRETA
O Balanço Orçamentário demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
4)
A que a Lei de Responsabilidade Fiscal NÃO se aplica?
c)
Às organizações não governamentais.
RESPOSTA CORRETA
A Lei de Responsabilidade Fiscal regulamenta somente o setor público.
5)
Marque a alternativa correta de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
b)
É vedada a operação de crédito entre entes federados.
RESPOSTA CORRETA
A Lei de Responsabilidade Fiscal traz a vedação das operações de crédito.
Lei nº 4.320 e Lei de Responsabilidade

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.