Buscar

Exercício Éster

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO FARMÁCIA
Química Orgânica
 Professor: Thiago Cardoso
Turno: Matutino
Turma: FAM02S1
 Aluno: Lázaro Lima
Atividade extra
1- O formol tem sido utilizado de forma indiscriminada em salões de beleza para processos de alisamento. Qual sua função química e por que ele é tão danoso?
R:
O formol (formalina) é uma solução formada pela mistura de água e metanal. Como o metanal é o componente principal dessa mistura, é permitido associar o nome formol ao termo metanal. Assim, sempre que nos referirmos ao formol, também estamos fazendo referência ao metanal.
O formol, ou metanal, apresenta uma substância orgânica com um átomo de carbono ligado a um oxigênio e a dois hidrogênios, como podemos observar em sua estrutura abaixo:
Na estrutura do metanal, temos um grupo carbonila (carbono que realiza uma dupla ligação com o oxigênio), logo, ele pertence à função aldeído. Como possui só um carbono, trata-se do menor aldeído existente.
O metanal apresenta alta inflamabilidade (queima com facilidade), além de ser capaz de reagir quimicamente com as mais diversas substâncias.
R:
Em concentração tóxica, o formol atinge o organismo de várias maneiras. Em contato com o couro cabeludo, ele provoca uma espécie de queimadura química. A pele fica irritada e, em resposta, o corpo aumenta a circulação de sangue naquela região. O formol penetra pela área ferida e cai diretamente na corrente sanguínea, se espalhando pelo corpo. Durante a aplicação nos cabelos, ele evapora e pode ser inalado por todos que estão no ambiente. A substância provoca irritação do nariz e da garganta. Em casos extremos, a pessoa pode ter uma laringite aguda e ficar sufocada.
Ao descer pelo organismo, causa ainda o fechamento da traqueia e dos brônquios, também dificultando a passagem de ar.
Em casos extremos, o formol pode levar ao colapso da circulação. Isso acontece quando há uma dilatação geral do organismo. O coração é afetado e há uma queda de pressão. A pessoa pode entrar em choque e morrer.
Os vapores dessa substância são altamente agressivos as mucosas, olhos e aparelho respiratório, podendo provocar asma. Além de irritação e dermatites, o uso tópico - em soluções concentradas – causa branqueamento e endurecimento da pele, originando reações de sensibilização, aumento de rigidez e perda de sensibilidade no local exposto ao contato da formula clandestina.
2- Cite os principais éster que você encontra nas indústrias farmacêuticas, em todas medicações.
R: 
· Os esteres são usados na fabricação de medicamentos e anabolizantes.
· Esterificando, melhoram a solubilidade no óleo.
· São usados nos diversos medicamentos, o cloridrato de procaína, por exemplo, é comercializado com o nome de Novocaína e é um dos anestésicos locais mais comuns, o salicilato de metila é um dos componentes do Gelol medicamento utilizado no tratamento de traumas musculares.
· Na indústria farmacêutica também é usado na fabricação do Ácido Acetilsalicílico.
· Os ésteres, também, são compostos de ampla aplicação no setor industrial com destaque para a produção de combustíveis, em especial o biodiesel, é usado em fármacos, em aromas nas indústrias alimentícia e cosmética e também é utilizado como monômero na produção de polímeros.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes