Buscar

RESENHA DO CAPÍTULO 8 DO LIVRO O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático. - Ambientação EAD ESAB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA DO CAPÍTULO 8 DO LIVRO "O ESTUDO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM GUIA PRÁTICO"
Em seu capítulo 8 o autor, aborda em seu livro a importância das habilidades em leitura, escrita e interpretação de texto. Diz o autor que um dos grandes problemas que notados pelas empresas e mercado de trabalho é o analfabetismo funcional. Deste modo, entende-se que a democratização da aprendizagem virtual, proporcionará aos que a utilizam um diferencial. 
Nas palavras de Munhoz, a comunicação é o mecanismo mais importante no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na Comunidade Virtual de Aprendizagem (CAV). Quando uma pessoa apresenta habilidades em leitura e escrita, ela se diferencia e mostra características aos interlocutores que fazer uso destes ambientes. 
De acordo com o autor, muitos estudantes da educação básica, cursos técnicos e superiores que não foram direcionados a desenvolver tias habilidades, acabam desistindo de concluírem os estudos que se propuseram a fazer. 
Aprender a “falar” a língua que se “lê”, adquirir familiaridade com a leitura, ler pausadamente e identificar as funções sintáxicas das palavras, procurar entender o que está lendo, o motivo dos sinais indicativos daquilo que se lê, discutir com amigos e familiares aquilo que se leu, procurar leituras de aprofundamento, procurar dialogar com o texto são algumas orientações de leitura embasadas na obra de Neves et al. (1998)
Deste modo o autor traz algumas recomendações para um boa pratica em ambiente virtual. Sugere-se a vivencia da história, interpretar o que o autor pensa, centralizar cada questão, dividir o texto em pedaços são algumas orientações para a interpretação de texto. 
Ao final o autor, traz uma sugestão para os já alfabetizados que se identificam como analfabetos funcionais. Exemplifica com uma leitura mínima, que podem ser aplicadas em vários ambientes, como, letreiro de ônibus, placas de rua, de bancos, de lojas comerciais. Pontuando que este tipo de leitura e fundamental e essência para a sobrevivência em nosso mundo.

Outros materiais