Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1 Psicologia do Desenvolvimento

Prévia do material em texto

1/7
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: PEDAGOGIA 
NOME: Emanuelle Marques Duarte RGM: 053.19547
Polo: Rio Brilhante
Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) P1 - referente as aulas 1 a 6
Professor: ADRIANA RITA SORDI e Sandra L. Haerter Armoa
ORIENTAÇÕES 
Cada Atividade respondida de forma correta terá até 1 ponto por anotação correta
	01
	A(X)
	B
	C
	D
	E
	1.0
	02
	A
	B
	C
	D(X)
	E
	1.0
	03
	A
	B(X)
	C
	D
	E
	1.0
	04
	A(X)
	B
	C
	D
	E
	1.0
	05
	A
	B
	C(X)
	D
	E
	1.0
	06
	A(X)
	B
	C
	D
	E
	1.0
	07
	A
	B
	C
	D(X)
	E
	1.0
	08
	A
	B
	C
	D
	E(X)
	1.0
Responda aqui as questões abertas
9) R: É o estágio sensório-motor. Progressivamente a criança vai aperfeiçoando tais movimentos reflexos e adquirindo habilidades e chega ao final do período sensório-motor já se concebendo dentro de um cosmo.
10) R: A etapa do desenvolvimento é a pré-operatório, entre os 2 e os 7 anos.
1) Das teorias de aprendizagem, qual delas sinaliza o professor como responsável na aprendizagem, o aluno é passivo, e destaca a importância do conteúdo de ensino no processo de constituição da atividade de estudo?
a. Teoria Histórico-Cultural
b. Teoria ambientalista
c. Teoria inatista
d. Teoria essencialista
e. Teoria existencialista
2) José de 10 anos de idade, estuda o 4ª ano do ensino fundamental, vem apresentando dificuldade de aprendizagem na escola. Está com baixo rendimento escolar, principalmente nas disciplinas de Português, história e geográfia, percebe-se que ainda não está completamente alfabetizado, tendo sérias dificuldades na leitura e escrita. Na matemática consegue se sair um pouco melhor. A vida escolar de José, por morar em zona rural, iniciou no 1ª ano e neste mesmo ano trocou de professora por 3 vezes. No segundo ano foi afetado por uma doença, e teve que faltar muitos dias na escola, sendo que sua mãe mantinha contato com a professora que passava as atividades para Jose fazer em casa. A mãe de José, com pouca escolaridade e dois filhos menores, pouco conseguia ajudar. Este ano já no 4ª ano do ensino fundamental vem apresentando várias dificuldades e está sujeito a reprovar. Este é um caso como muitos que vemos ocupar os bancos escolares. Existem inúmeros fatores que influenciam no desenvolvimento e na aprendizagem. Neste sentido, de acordo com o texto acima, quais podem ser as causas das dificuldades de aprendizagem de José.
I. As causas emocionais são representadas pelas perturbações do estado físico da criança permanentes ou provisórias e também as causas sensoriais: são todos os distúrbios que atingem os órgãos dos sentidos, responsáveis pela percepção que o indivíduo tem do meio 
II. exterior, além disso, podemos incluir as causas neurológicas, perturbações do sistema nervoso, tanto do cérebro, como do cerebelo, da medula e dos nervos. 
III. As causas físicas, distúrbios psicológicos ligados às emoções, aos sentimentos e a personalidade, podem ser incluídas como causas das dificuldades de aprendizagem. 
IV. As causas intelectuais e cognitivas, corresponde à inteligência do indivíduo, e à sua capacidade de conhecer, de compreender o mundo e de raciocinar.
V. As causas metodológicas ou seja sociais que corresponde à metodologia recebida na escola ou no meio familiar, que não contribui para a aprendizagem da criança.
Estão corretas as afirmativas: 
a) I e II. 
b) II e III. 
c) I, II e III. 
d) III e IV.
e) I e IV
3) A criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, apresenta inúmeras características próprias da sua idade. Essa teoria corresponde as idéias de:
a) Lev Vygotsky;
b) Jean Piaget;
c) Paulo Freire;
d) Freud;
e) Skinner
4) O estudo do desenvolvimento humano possibilita a observação, compreensão e interpretação do comportamento, distinguindo como nascem e desenvolvem as funções psicológicas do ser humano, para subsidiar as condições do desenvolvimento pleno. Neste sentido o desenvolvimento humano é determinado pela interação de vários fatores que são: 
A) Hereditariedade/ sócio cultural.
B) Personalidade/ avanço neuroanatomico
C) Meio ambiente/ Crenças;
D) Crescimento social/ história;
E) Meio ambiente/imaturidade
5) A psicanálise de Freud, a Epistemologia genética de Piaget e o Behaviorismo de Skinner foram criticados por se preocuparem em explicar o ser humano a partir de uma única dimensão. Essa dimensão seria, para cada um deles, respectivamente:
 a) a cultura, a afetividade e o pensamento;
b) a memória, a aprendizagem e o inconsciente;
c) o inconsciente, a inteligência e o comportamento; 
d) a motivação, a linguagem e a inteligência.
e) Atenção, vontade e cognição
 
6) A construção do desenvolvimento pressupõe uma forte interação entre natureza (biológico) e cultura (sócio-histórico), entre maturação e aprendizagem. É necessária a maturação biológica de determinadas estruturas cerebrais para que ocorra uma aprendizagem onde estar estruturas biológicas sejam utilizadas na formação de novos sistemas funcionais. O desenvolvimento é complexo porque possui muitos fatores que interferem em sua direção, velocidade e qualidade. É dialético porque do entrelaçamento entre o natural (a tese) e o cultural (a antítese) resulta uma síntese, ou seja, uma nova organização com traços de suas duas raízes, mas qualitativamente distinta delas. É 
também periódico porque tem fases, etapas, passagens de uma forma de funcionamento para outra. Fatores internos e externos exercem influência sobre o processo de desenvolvimento. 
I Os fatores internos são ligados à herança genética que dá algumas direções ao desenvolvimento, como as relativas a estrutura, estrutura somática, etc.
 II Os fatores externos são aqueles decorrentes do meio onde o indivíduo vive, tanto físico quanto social.
A respeito dessas alternativas, assinale a opção correta.
a. As alternativas I e II são proposições verdadeiras, 
b. As alternativas I e II são proposições verdadeiras e a II não se relaciona a I
c. A alternativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A alternativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As alternativas I e II são proposições falsas.
 
7) Vínculo afetivo com origem no passado, acontece de forma muito comum em relação a criança e seus professores, é denominado de: 
a) Fixação 
b) Transferência 
c) Identificação 
d) Projeção 
e) Regressão
8) Assinale a alternativa CORRETA em relação aos Estágios de Desenvolvimento Cognitivo,
Aponte o que é correto afirmar a respeito da teoria de Jean Piaget.
a. O conhecimento procede de uma programação inata pré-formada no sujeito.
b. Privilegia o dado externo, afirmando que todo conhecimento provém da experiência.
c. Aprende-se em construções sucessivas e elaborações E constantes de estruturas novas.
d. Calcada no substrato psíquico, entende que todo conhecimento é anterior à experiência
e. Estuda a zona de desenvolvimento proximal
9) Segundo La Taille (2003), Piaget usa a expressão "a passagem do caos ao cosmo" para traduzir o que o estudo sobre a construção do real descreve e explica. De acordo com a tese piagetiana, "a criança nasce em um universo para ela caótico, habitado por objetos evanescentes (que desapareceriam uma vez fora do campo da percepção), com tempo e espaço subjetivamente sentidos, e causalidade reduzida ao poder das ações, em uma forma de onipotência". No recém nascido, portanto, as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos. Que estágio de desenvolvimento cognitivo se refere o texto. Justifique a resposta. 
10) Um professor observou as seguintes características no comportamento de seus estudantes: egocentrismo, animismo, explicação do mundo com realismo mágico e irreversibilidade do pensamento. qual a etapa do desenvolvimento das crianças, de acordo com as teorias de Piaget. E qual idade?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes