Buscar

Estudo Dirigido Neuroanatomofisiologia 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 – O que é um hemisfério cerebral?
Um hemisfério cerebral é definido como uma das duas regiões do cérebro que são divididas pelo plano mediano do corpo. Desta maneira, o cérebro pode ser dividido em hemisfério cerebral esquerdo e hemisfério cerebral direito.
2 – O que é fissura longitudinal? Qual a sua localização?
É uma ranhura que se localiza entre os dois hemisférios cerebrais. Os hemisférios cerebrais são incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro, cujo assoalho é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, o corpo caloso, que é o principal meio de união entre os dois hemisférios cerebrais.
3 – De forma geral, quais são as funções do telencéfalo?
O telencéfalo é o grande responsável pela interpretação das sensações (percepção), comando de movimentos corporais, e atividades psíquicas (pensamentos e emoções). Esses processamentos são realizados em áreas corticais localizadas na camada superficial do cérebro ao longo dos giros.
4 – O que são giros e sulcos cerebrais?
A superfície do cérebro do homem apresenta depressões denominadas sulcos do cérebro que delimitam os giros do cérebro. A existência dos sulcos permite um considerável aumento da superfície sem grande aumento do volume cerebral. Muitos sulcos do cérebro são inconstantes e não possuem nomes, outros, porém, recebem denominações especiais e ajudam a delimitar os lobos do cérebro, estes são chamados sulcos interlobares. Entre os sulcos interlobares, os principais são o sulco lateral e o sulco central.
5 – Cite os lobos cerebrais:
Lobo frontal
Lobo temporal (audição)
Lobo parietal (sensibilidade)
Lobo occipital (visão)
Ínsula (gustação)
6 – Para que servem os ventrículos laterais?
Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques. É produzido por uma estrutura especial, o plexo corióide.
7 – O que é hidrocefalia?
Acúmulo de líquido nas cavidades internas do cérebro. O fluido extra exerce pressão sobre o cérebro e pode causar danos cerebrais. É mais comum em crianças e idosos. A hidrocefalia é caracterizada pela dilatação da cabeça nos bebês. Adultos, e crianças mais velhas, sofrem dores de cabeça, comprometimento da visão, dificuldades cognitivas, perda de coordenação motora e incontinência.
8 – O que é Meninge? Quais são as suas camadas? Em qual espaço circula o líquido cérebro espinal?
É uma membrana localizada por dentro dos ossos do crânio e coluna vertebral que envolve completamente o Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinal) e atua como uma grande barreira protetora. Apresenta as seguintes camadas: Dura-máter (camada externa e mais espessa); Aracnóide (camada média parece um plástico delicado ou uma ̈teia de aranha ̈); Pia-máter (camada interna e mais delicada fica aderida ao tecido do sistema nervoso). E apresenta os seguintes espaços: Epidural - entre a dura-máter e o periósteo do canal vertebral; Subdural - espaço virtual entre a dura-máter e a aracnóide; Subaracnóideo - entre a aracnóide e a pia-máter no espaço subaracnóideo, entre a meninge aracnóide e a meninge pia-máter
9 – O que é meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges, membrandas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave.
10 – Explique os 3 tipos de fibras que constituem a substância branca do telencéfalo?
fibras de associação: Conectam áreas cerebrais no mesmo lado do cérebro.
fibras comissurais: Conectam áreas cerebrais entre um lado e o outro do cérebro.
fibras de projeção: Ligam áreas do cérebro a outras partes do Sistema Nervoso Central.
11 – O que são os núcleos da base, quais são as suas funções?
São massas nucleares dispostas na substância branca dos hemisférios cerebrais. Estas estruturas estão primariamente relacionadas ao controle da postura e do movimento.
12 – O que é doença de Alzheimer? Qual neurotransmissor se encontra em baixa nesse paciente? De que forma isso interfere na neuroplasticidade?
Alzheimer é uma patologia crônico-degenerativa que geralmente ocasiona deterioração cognitiva e de memória, comprometimento em atividades neuropsiquiátricas e sintomas comportamentais e psicológicos, torna seus portadores repetitivos, ansiosos e depressivos. Também tem como característica a falta de Dopamina. Interfere na neuroplasticidade devido à rápida morte de neurônios.
13 – O que é córtex cerebral?
O córtex cerebral é uma fina camada de substância cinzenta que reveste o corpo medular do cérebro e corresponde a uma das partes mais importantes do sistema nervoso. No córtex cerebral chegam impulsos provenientes de todas as vias sensitivas e aí, tornam-se conscientes e são interpretadas. Do córtex cerebral saem os impulsos nervosos que iniciam e comandam os movimentos voluntários, além de estar relacionado com os fenômenos psíquicos.
14 – Quais são as funções do córtex pré-frontal?
escolha de opções e estratégias comportamentais adequadas à situação física e social do indivíduo;
manutenção da atenção e capacidade de seguir sequências ordenadas de pensamentos;
controle do comportamento emocional. Pacientes com lesão do córtex pré-frontal exibem um ou mais dos seguintes sintomas: deficiência da tomada de decisão, desinibição social, impulsividade, hiperfagia, falta de planejamento, emoção limitada, ausência de empatia, incapacidade de completar tarefas e ausência de conscientização ou interesse.
15 – Diferencie as seguintes áreas de linguagem: Área de broca e área de Wernicke:
Área de Wernicke (área sensitiva da linguagem): situa-se na junção entre os lobos temporal e parietal e corresponde à área 22 de Brodmann. Está relacionada basicamente à compreensão da linguagem falada.
Área de Broca (área motora da fala): corresponde às áreas 44 e 45 de Brodmann, localizadas nas partes opercular e triangular do giro frontal inferior do hemisfério cerebral dominante, que em 95% dos indivíduos é o esquerdo. Na área de Broca é formulado um programa de coordenação para a vocalização. Os elementos do programa são transmitidos às áreas da face, língua, pregas vocais e faringe no córtex motor para a execução da fala. A área de Broca também está conectada à área motora suplementar, relacionada à inicialização da fala.

Outros materiais