A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
APOL Objetiva 1 (Regular) - MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 3

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para a citação:
 “‘[...] é preciso ter cuidado com palavras/conceito quando elas podem  se tornar ferramentas para um discurso ideológico [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.44.
Considerando a citação e as definições sobre ideologia contidas no livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade, assinale a alternativa que a define corretamente:
Nota: 10.0
	
	A
	Ideologia refere-se aos conhecimentos verdadeiros difundidos por grupos políticos.
	
	B
	São os ensinamentos realizados pelos professores em períodos eleitorais.
	
	C
	É o conjunto de ideias que buscam apresentar a realidade como ela é.
	
	D
	Refere-se aos conhecimentos divulgados por órgãos mundiais, como a ONU.
	
	E
	É um ideário histórico, social e político que oculta a realidade.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta, pois de acordo com o livro-base, ideologia “[...] é um ideário histórico, social e político que oculta a realidade e [...] esse ocultamento é uma forma de assegurar e manter a exploração econômica, a desigualdade social e a dominação política” (livro-base, p. 44).
Questão 2/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia a passagem de texto: 
“A temática ambiental começou a tomar destaque nos meios de comunicação após 'acidentes' ecológicos (desmatamento, contaminação da água, solos e do ar etc.)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.31-32.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade é correto afirmar que temática ambiental:
Nota: 10.0
	
	A
	É o campo aberto e geral de assuntos e interesses que se referem à relação estabelecida entre a sociedade e a natureza.
Você acertou!
Comentário: A temática ambiental é uma assimilação cognitiva e subjetiva dos sujeitos que engloba interesses envolvendo sociedade e natureza e/ou meio ambiente. Assim, segundo o livro-base a temática ambiental corresponde ao “[...] campo aberto e geral de assuntos e interesses que se referem à relação estabelecida entre sociedade e a natureza” (livro-base, p. 25).
	
	B
	É uma profissão valorizada por pessoas que gostam de contato com a natureza.
	
	C
	É um campo de conhecimento, sobretudo político, que envolve questões burocráticas para a gestão do território.
	
	D
	É o campo do conhecimento que proporciona aos profissionais a realização do estudo da atmosfera da Terra.
	
	E
	É o conhecimento sobre a interação da atmosfera e dos continentes.
Questão 3/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Considere a citação:
“Nesses quase dois séculos de industrialização, a natureza (natural, intocada) foi impactada de diferentes formas, e o desenvolvimento das tecnologias andou em paralelo com a degradação ambiental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.40.
De acordo com a citação, seus conhecimentos e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre as possibilidades das sociedades de obter qualidade de vida humana e ambiental, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Com pressão política das grandes potências e livre mercado, os países em desenvolvimento superarão as crises internas.
	
	B
	Com os avanços científicos e tecnológicos, as sociedades reduzirão os impactos ambientais e sociais. 
	
	C
	O crescimento econômico conduzirá os países às melhorias socioambientais.
	
	D
	Com aumento da força produtiva em decorrência do aumento da população adulta, os países em desenvolvimento contornarão as crises internas.
	
	E
	Somente com a conscientização da sociedade diante das temáticas ambientais e sociais é que mudanças ocorrerão.
Você acertou!
Comentário: Para que possamos vislumbrar uma sociedade mais justa socialmente e ambientalmente, precisamos de uma tomada de consciência global acerca dos problemas sociais e ambientais. “Somente com a conscientização da sociedade será possível obter qualidade de vida humana e ambiental” (livro-base, p. 40).
 
Questão 4/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Considere a citação: 
“[...] é óbvia a finitude dos recursos naturais para essa geração que os degrada; contudo, a prática exploratória não é cessada, nem mesmo quando populações são postas em condições de miséria e fome”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.35.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre a irracionalidade humana, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A citação revela a perversidade de um mundo que demonstra a indiferença com as desigualdades.
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base: “Milton Santos chama isso de perversidade de um mundo que tem recursos para promover condições igualitárias aos menos favorecidos, mas que pratica o contrário ao demonstrar a indiferença” (p.35).
	
	B
	A irracionalidade humana concebe e pensa o mundo de maneira coerente.
	
	C
	Fenômenos naturais como terremoto e vulcanismo têm relevância socioambiental independentemente da área afetada.
	
	D
	Os países desde a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, já vêm reduzindo o uso dos recursos naturais.
	
	E
	A miséria e a fome desde a fundação da ONU, devido à intensa campanha, estão com seus números em redução em todo o globo.
 
Questão 5/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para a citação: 
“Ao conceber o meio ambiente como resultado das relações entre a sociedade e a natureza, encontramos duas ciências que, desde sua origem, tratam do tema nessa perspectiva: a geografia e a ecologia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.41-42.
Considerando a citação, os seus conhecimentos e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade, associe os termos às suas respectivas características:
 
1. Ecologia
2. Geografia
 
(   ) Criou o conceito de meio.
(   ) Busca compreender a formação e a dinâmica das paisagens.
(   ) Busca compreender a relação entre os seres vivos e o meio.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 2
	
	B
	1 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 1
	
	E
	2 – 2 – 1
Você acertou!
Comentários: De acordo com o livro-base, p. 42: (1) Ecologia: “Na biologia, em voga no século anterior (XIX), despontava a ideia de ecologia que buscava compreender as relações entre os seres vivos e seu meio [...]”; (2) Geografia: “A geografia criou o conceito de meio (meio natural, meio geográfico etc.) já no século XIX e, buscando compreender a formação e a dinâmica das paisagens, analisou-as como resultado dessa interação” (livro-base, p. 42).
Questão 6/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia a citação: 
“[...] a ecologia política é o campo em que as relações de poder são implantadas para desconstruir a racionalidade da modernidade e para mobilizar ações sociais no mundo globalizado, para a construção de um futuro sustentável baseado [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.