A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
APOL Objetiva 1 (Regular) - MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - NOTA 100

Pré-visualização | Página 2 de 3

p.43.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre a ecologia política, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É a incitação de questionamentos sobre produtos sociais e ecológicos a fim de fortalecer as soluções políticas ema nível social e ambiental, local e global.
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base: “A ecologia política pretende também ampliar o discurso do impacto humano-ambiental, incitando questionamentos mais profundos sobre quem produz a natureza e com quais produtos sociais e ecológicos ocorre o fortalecimento das soluções políticas diante das técnicas [...]” (livro-base, p. 46).
	
	B
	É um movimento social que define quais produtos prejudiciais devem ser retirados do mercado.
	
	C
	É um movimento contra as grandes cadeias de fast-food que utilizam os canudos em seus estabelecimentos.
	
	D
	É uma ideologia baseada nos princípios do vegetarianismo.
	
	E
	Pretende acabar com o discurso sobre impacto humano-ambiental.
Questão 7/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para a passagem de texto: 
 “No Brasil, o período marcado pelo fervor das manifestações artísticas [...]. Essas manifestações fizeram parte de um movimento mundial, a contracultura, que surgiu como uma crítica ao 'mundo moderno – sua ciência, técnica e estilos de vida [...]'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.37.
Considerando a passagem de texto, seus conhecimentos e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre a contracultura, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O estilo idealizado por esse movimento é aquele conectado ao mundo urbano das pequenas cidades.
	
	B
	Havia grande valorização das comunidades, da natureza e das etnias. No entanto, essa ideologia perdurou apenas até a década de 70.
	
	C
	Considerados como comunistas, os integrantes desse movimento pregavam a vida em comunidades e em meio rural.
	
	D
	Foi um movimento importante para a história, tanto pelo enraizamento de valores, como pela expansão de grupos que participam de movimentos de crítica e resistência.
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base, o movimento mundial chamado de contracultura seria um movimento alternativo que não condizente nem com o capitalismo e nem com o comunismo. Os integrantes defendiam uma vida mais simples, com valorização da natureza, das comunidades e do campo. “Esse movimento foi de grande importância para a história – nos dias atuais, tais lógicas estão presentes nas sociedades -, contudo, há outras ramificações dessa ideologia dos anos de 1970, assim como outras problemáticas (sociais, ambientais, políticas) que indignaram grupos que responderam com movimentos de crítica e resistência [...]” (livro-base, p. 37).
	
	E
	Contrários aos capitalismo, esse grupo endossou movimentos assumidamente anarquistas e suprematistas por todo o mundo.
 
Questão 8/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o trecho de texto:
 “As sociedades humanas constroem sua existência por meio do conhecimento que desenvolvem de si mesmas e do entorno que lhe dá suporte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.21.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre o conhecimento humano, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	As sociedades humanas, ao dar significado as coisas e fenômenos, tornam o mundo compreensível, conseguindo se desenvolver e atuar sobre o meio que vivem.
Você acertou!
Comentário: O trecho de texto indica que as sociedades humanas e o ser humano  constroem a sua existência por meio do conhecimento, e dessa forma com o passar do tempo e dos grandes adventos do mundo, implicou-se a cognição. Nesse sentido, “[...] ao darem significado às coisas ou fenômenos, os homens tornam o mundo e o universo e assim, passam a atuar para transformar o caos em ordem (livro-base, p. 21). Em outras palavras, o conhecimento humano evolui naturalmente pela interação que estabelecemos com o meio.
	
	B
	O conhecimento historicamente construído carece de processos naturais, sendo orientado unicamente pelas relações sociais.
	
	C
	A evolução do conhecimento ocorre a partir das habilidades naturais (intrínsecas) do ser humano.
	
	D
	O sentido da vida, das coisas e dos fenômenos não puderam ser adquiridos pelas sociedades humanas.
	
	E
	O desenvolvimento do conhecimento humano tem origem na Revolução Industrial (século XVIII e XIX).
Questão 9/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Considere o extrato de texto: 
“Uma rocha é natureza, mas não um ambiente – este seria composto pelo ambiente rochoso. Está claro que se trata de uma concepção simplista e introdutória, mas é por aqui que as diferenças começam a tomar corpo e a clarear as ideias distintas dessas duas concepções”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, F. DIAS, A. D. Meio Ambiente e Sustentabilidade. Intersaberes: Curitiba, 2019, p.24.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Meio Ambiente e Sustentabilidade sobre as concepções ligadas ao meio ambiente, relacione os elementos abaixo às suas respectivas descrições e características: 
1 Natureza
2 Meio Ambiente
3 Artefato
( ) É compreendida por meio da percepção do ser humano e é uma construção sociocultural.
( ) Evidencia a ideia de relações entre elementos (abióticos e bióticos) de uma realidade.
(  ) Atribui-se à construção humana.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 1– 3
	
	B
	2 – 3 – 1
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 3
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: 1 – 2 – 3. Segundo o livro-base: “[1] Natureza: “[...] foi compreendida por meio da percepção do ser humano [...]” (p.24) “[...] como uma percepção obtida por sujeitos, tempos, contextos (história) e discursos díspares” (p.45). [2] Meio Ambiente: “[...] evidencia, primeiramente, a ideia de relações entre elementos constituintes de determinada realidade” (p. 24) [3] Artefato: “À ideia em voga de natureza são conferidos todos os fenômenos [...] à obra humana se atribui o termo artefato” (p.24).
	
	E
	1 – 3 – 2
Questão 10/10 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para a imagem:
 
Após esta avaliação, caso queira localizar a imagem, ela está disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/usa-circa-1981-stamp-printed-shows-122888641. ID da foto stock livre de direitos: 122888641
Levando em conta as informações, seus conhecimentos da Aula 2, Vídeo 2, Tema 1 – Conceitos de desenvolvimento sobre a Rachel Carson, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Rachel Carson foi uma médica que pesquisou a relação dos agrotóxicos com a saúde humana, colocando em xeque a visão inofensiva sobre o DDT (inseticida amplamente utilizado na época).
	
	B
	Rachel Carson relacionou a redução do canto dos pássaros com o inseticida utilizado na época, o DDT, escrevendo o livro “A Primavera Silenciosa”.
Você acertou!
Comentário: De acordo com a Aula 2, Tema 1 (1’08’’- 6’10’’): Rachel Carson foi uma bióloga que descobriu a relação entre o DDT e a redução da população de pássaros, como a sociedade não lhe deu ouvidos, “Rachel Carson, ela não se abalou e escreveu um livro, um livro chamado a “Primavera Silenciosa”, porque ela quis fazer  alusão a diminuição do canto dos pássaros” (5’48’’- 5’58’’).
	
	C
	Rachel Carson com seus estudos conseguiu imediatamente proibir a utilização do DDT, inseticida responsável pela dificuldade que os pássaros jovens tinham de romper a casca dos ovos.
	
	D
	Uma grande cientista da década de 1960 que por meio da publicação do livro “A Primavera Silenciosa” conseguiu chamar a atenção do mundo inteiro sobre as mudanças climáticas.
	
	E
	Foi uma médica que por meio da observação de

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.